segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Música deve constar no currículo a partir de 2012

Pedagogo e músico Sílvio Carvalho capacita educadores das redes pública e privada no Leitura Cantada
Que tal estudar gramática ao som de um solo de guitarra? Ou aprender os complexos cálculos matemáticos tendo como ferramenta partituras de músicas infantis? Pode parecer estranho, mas são situações possíveis, já que o ensino de música se tornará obrigatório nas escolas.

Era previsto que a lei 11.769, de 2008, deveria entrar em vigor no mês passado. Mas, segundo o Ministério da Educação (MEC), a lei vale somente a partir do próximo ano letivo. Segundo o texto, a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo na educação básica, dispensando assim uma disciplina específica.

De acordo com o assessor especial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (Sec), Nildon Pitombo, as escolas estão seguindo a recomendação da Lei, trabalhando música na disciplina de artes. Além desta, a Lei 12.287 de 2010 regulamenta que o ensino de artes deve levar em conta as expressões regionais, visando promover o desenvolvimento cultural dos estudantes.

Nas escolas da rede estadual de ensino, segundo informações do órgão, todas as escolas já estão trabalhando o conteúdo de música em suas disciplinas. No final do ano letivo, a SEC realiza o Festival Anual da Canção Infantil (Face), evento em que as produções musicais dos alunos são apresentadas. Cerca de um milhão de alunos estão produzindo trabalhos para a 4ª edição do Face, que ocorrerá no final deste ano. Os estudantes da rede produzem canções relativas ao contexto onde estão inseridos.

A disciplina de música foi inserida na grade curricular das escolas na década de 30. Porém, na década de 70, a disciplina que antes era obrigatória tornou-se Educação Artística, sem especificar o ensino de música.

***************

Não gostei desta parte: " [...] a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo na educação básica, dispensando assim uma disciplina específica." Acreditava na lei agora tenho grandes dúvidas.

Transformar a disciplina de música em Educação Artistica foi um erro, pois cada uma destas disciplinas tem especificidades que exigem "espaço". Eu e tantos outros nunca tivemos o prazer de estudar História da Arte; Linguagem das Artes Plásticas, Técnicas e afins, nas escolas públicas. Passamos anos fazendo dobradura, colagem e desenho livre... A música estava presente nas datas cívicas, como cantar o hino nacional antes do início das aulas.

Não era corrigir o passado. Era renascer, mas a música uma semente em germinação enfrenta novo impacto ambiental causado pelo homem. Que vença a Música! (Elizabeth Nogueira)

FONTE

A TARDE


Nenhum comentário: