quarta-feira, 25 de maio de 2011

Gang 90 & Absurdettes


Lembro bastante dessa música "Nosso Louco Amor", da banda de pop-rock new wave, GANG 90 & ABSURDETTES, que misturava referências tropicalistas, modernista-antropofágicas e de discoteca. A música fez sucesso como tema de abertura da novela Louco Amor, da Rede Globo, exibida em 1983. Eu estava com apenas 12 anos... =)


Gang 90 foi um grupo de rock brasileiro dos anos 1980, fundado pelo disc jockey e jornalista Júlio Barroso. Suas canções misturavam new wave com viagens beatnik, e ainda carregava batidas fortes e coro feminino, inspirado no grupo B-52s. Sua primeira aparição foi na discoteca Paulicéia Desvairada em 1981.

Júlio César Barroso (Rio de Janeiro, 15/11/53, vocais), Denise Maia Barroso Chaves de Souza (Lonita Renaux, Rio de Janeiro, 11/10/55, vocais), Maria Elisa Capparelli Pinheiro (May East, SP, vocais), Luíza Maria Salgado Da Cunha (22/02/51, vocais), Alice Wermiller (Pink Punk, Austrália, vocais) fazem sua estréia na boate Paulicéia Desvairada (SP) em 81 - Depois de percorrer o circuito alternativo do Rio e SP, participam do Festival MPB Shell 81, na TV Globo, com "Perdidos Na Selva". Mesmo desclassificada, a música se torna um hit, antecipando a onda new wave que se seguiria ao estouro da Blitz.


O grupo ficou conhecido primeiramente com a música "Perdidos na Selva", lançada em compacto pelo selo Hot, em 1981. Dois anos depois, com formação um pouco diferente, veio o LP "Essa Tal de Gang 90 e Absurdettes", com o hit "Nosso Louco Amor", tema de novela global.

A new-wave caiu de pára-quedas no Brasil no comecinho dos anos 80 quando uma banda batizada de Gang 90 e As Absurdettes participou do festival Festival MPB Shell com a música "Convite ao Prazer".

O Brasil descobria então a face colorida e divertida dos novos grupos. Liderados pelo jornalista, poeta e músico Júlio Barroso, o grupo lançou apenas três LPs.

Em tempos de ditadura, o humor e a alegria eram artigos raros, embora indispensáveis. E coube ao grupo carioca Gang 90 e As Absurdettes descontrair um pouco o panorama do quase inexistente rock brasileiro. Isso, diga-se de passagem, antes da Blitz assaltar as paradas com sua "batata frita".

Júlio Barroso, uma espécie de faz-tudo em termos cultural: jornalista, DJ, poeta, amante da literatura beatnick, teve a brilhante idéia de inscrever um grupo pop em um prêmio de MPB, o Festival MPB Shell. Não venceram, mas a performance da banda de "Convite ao Prazer" foi memorável.


A banda já havia feito sua estréia, meses antes, na discoteca a Paulicéia Desvairada, com ótima aceitação. A Gang 90 e As Absurdettes tinham um forte apelo visual, principalmente por causa das presenças das musas May East, Alice Pink Pank e Lonita Renaux.

Júlio Barroso havia tomado contato com a cena new wave quando morou em Nova York, por volta de 1980. O visual alegre, as letras debochadas e descartáveis e o excesso de caras e bocas e coloridos fez a cabeça do leitor apaixonado de Jack Kerouac.

O grupo acabou emplacando o hit "Perdidos na Selva" e acabou sendo convidado para produzir um LP próprio. Com uma penca de amigos participando do projeto - Guilherme Arantes, Wander Taffo, Gigante Brazil - lançaram em 1983 o histórico disco Essa Tal de Gang 90 e As Absurdettes, um dos mais importantes registros new-wave do Brasil.

O disco trazia 10 faixas, entre elas os sucessos "Nosso Louco Amor" (tema da novela, Louco Amor, exibida pela TV Globo de 11 de abril a 21 de outubro de 1983 (168 capítulos), escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Bassères e direção de Wolf Maya, José Wilker, Fred Confalonieri e Ary Coslov, sob supervisão de Paulo Ubiratan); e "Perdidos Na Selva" e foi um sucesso de vendas. Muita alegria, alto astral, letras inspiradas, que falavam de amor, romance, Jack Kerouac e o que mais passasse pela cabeça de Júlio Barroso.

No mesmo ano, também participaram do especial da Rede Globo Plunct Plact Zum com a música "Será que o King Kong é Macaca"?

(Video da Gang 90 no especial "Plunct Plact Zuum" (1983).

Chegaram a participar de sua formação Júlio Barroso, Alice Pink Pank, Lobão, May East, Lonita Renaux (Denise Barroso), Luíza Maria, Wanderley Taffo, Guilherme Arantes, Lee Marcucci, Gigante Brasil, Herman Torres, Otávio Fialho, Luiz Paulo Simas, Taciana Barros, Beto Firmino, Gilvan Gomes, Paulo Le Petit, Curtis.


A banda estava no auge quando aconteceu o inesperado. No dia 6 de junho de 1984, Júlio Barroso cai da janela do prédio onde morava em São Paulo, tendo morte instantânea. As causas jamais ficaram explicadas: alguns falaram em acidente, outros em suicídio.

Taciana Barroso, tecladista da banda, resolve assumir a liderança da banda e partem para um segundo LP, Rosas e Tigres, com várias composições de Júlio Barroso. O disco até teve uma acolhida simpática da crítica, mas não atingiu os objetivos comerciais.

A banda continuou por mais algum tempo com quase nenhum integrante original e lançou mais um disco, em 1987, Pedra 90. Apesar de duas canções antigas de Júlio - "Junk Favela" e "Visão Noturna", Taciana assina boa parte das composições, sendo um delas com o marido Edgard Scandurra ("Coração de alguém"), guitarrista do Ira! Anos depois, o Ira! regravou o clássico "Telefone", no disco Isso É Amor.

TELEFONE (Isso é Amor) - Ira e Pato Fu

FONTE


2 comentários:

Anônimo disse...

Bacana seu blog. PERDIDOS NA SELVA é uma parceria de JÚLIO BARROSO, MÁRCIO VACCARI e GUILHERME ARANTES. Guilherme Arantes e o cineasta Márcio
Vaccari não assinam a música porque estavam participando do Festival da Globo com outras composições. Guilherme co Planeta Água e Vaccari com Semente mal Plantada. Parabéns pelo blog. Renato Khall Hein

Elizabeth disse...

Obrigada! Eu pesquisei a Banda pela net... e me surpreendi. São tantas histórias.

As músicas parecem absurdas, mas ao
mesmo tempo cumprem o papel de "dar
o recado" a quem queira ouvir.

Letras e melodias juntas soam, como: Um grito. Relato de um sonho.
Vários sonhos. Ideologia. Um pedido. Diversão. Um segredo. Um
mistério. Desabafo. Uma música...

**Mais sobre a Gang 90 & Absurdettes aqui:

http://www.facebook.com/pages/Gang-90-Absurdettes/173522346017807?v=info