segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Angela Evans


Ângela Evans - a mineira que mora no Rio de Janeiro - lançou o CD “Um Pouco de Morro Outro Tanto Cidade Sim”, que conta com participações de bambas como Wilson das Neves, Hermínio Bello de Carvalho, Nei Lopes e Baden Powell. A gravação foi “de primeira”, ou seja, com todos os músicos tocando juntos com ela. Cristóvão Bastos é o produtor e arranjador do repertório do álbum e investiu no piano, em vez do tradicional violão, para servir de base para a voz afinada de Âgela.


Luz do Sertão - Yuri Popof e Fernando Brant -tema do disco Marítima da cantora Angela Evans


Gravado e editado em 2006, sem obter expressiva repercussão, o segundo CD da cantora mineira Angela Evans, Um Pouco de Morro Outro Tanto Cidade Sim, foi relançado pela gravadora Biscoito Fino em 2008 com duas faixas adicionais, Meu Vadio Coração e Valha-me Deus, duas parcerias de Hermínio Bello de Carvalho com Lucas Porto e Baden Powell, respectivamente.


Pautado pelo samba, o CD tem produção musical e arranjos do pianista Cristóvão Bastos. Eis as músicas de Um Pouco de Morro Outro Tanto Cidade Sim:

1. Samba de Pedra (Rui Quaresma e Nei Lopes)

2. Estrela (Elton Medeiros, Eduardo Gudin e Roberto Riberti)

3. E o Vento Levou (Wilson das Neves e Cláudio Jorge)

4. Sete Saias (Wilson Moreira e Nei Lopes)

5. Recato (Elton Medeiros e Salgado Maranhão)

6. Estrela Guia (Wilson Moreira e Nei Lopes)

7. Não Tem Perdão (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza)

8. Favela (Padeirinho da Mangueira e Jorginho Peçanha)

9. Ao Nosso Amor Maior (Wilson das Neves e Luiz Carlos da Vila)

10. Samba pra Mangueira (Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro)

11. Nada a Declarar (Cristóvão Bastos e Nei Lopes)

12. Meu Vadio Coração (Lucas Porto e Hermínio Bello de Carvalho)

13. Valha-me Deus (Baden Powell e Hermínio Bello de Carvalho)


Um pouco de morro, outro tanto cidade sim. O verso de Estrela, composição de Elton Medeiros, Eduardo Gudin e Roberto Riberti , batiza o disco e define bem a cantora mineira Angela Evans. Lançado pela Biscoito Fino, o CD vem endossado por nomes como os de Nei Lopes, Francis Hime, Cristóvão Bastos, Cláudio Jorge e Hermínio Bello de Carvalho. 


A voz límpida e certeira deita em arranjos assinados por Cristóvão Bastos para um repertório irrepreensível que traz compositores de talento e qualidade inquestionáveis. Consciente de seu ofício, Angela não joga para perder, sua aposta é certeira. 


Angela, porém, não segue o caminho mais fácil. Mergulhando na obra dos compositores, pesca canções menos conhecidas. Passam pelo disco sambas de Nei Lopes, Wilson das Neves, Cláudio Jorge, Ivan Lins, Wilson das Neves, Luiz Carlos da Vila, Paulo César Pinheiro e Sérgio Santos. Mas nada muito óbvio, o que reforça o valor do CD e aponta uma cuidadosa pesquisa. 


O disco é inteligente, desses que pegam por uma beleza que é natural, sem maquiagens. Os arranjos de Cristóvão emolduram a voz especial e a interpretação precisa de Angela Evans. Os bastidores dessa gravação revelam mais uma peculiaridade da cantora: todas as vozes foram registradas de primeira, junto com os músicos como se fosse ao vivo. 


Todos esses predicados fizeram Angela colecionar elogios de quem realmente entende do riscado. Como o compositor e produtor Hermínio Bello de Carvalho, que no disco participa de Valha-me Deus, parceria dele com Baden Powell. "Nela percebi, de imediato, uma intérprete com rara compreensão dos versos que canta, sem atirá-los inconseqüentemente ao vento, mas como se, ao contrário, os extraísse do útero", sentencia o mestre.


Na geografia de Belo Horizonte morro e cidade se confundem, são uma coisa só. Assim como no samba de Angela, temperado nos terreiros e ornamentado nos salões. É ao mesmo luxuoso e simples, difícil equação de se resolver. Um pouco de morro outro tanto cidade sim é uma pequena obra prima que projeta o nome da cantora para novos ouvidos.


FONTE

Nenhum comentário: