sábado, 18 de fevereiro de 2012

Criolo


Criolo Doido começou a cantar rap em 1989, sendo que até início da década de 2000 era praticamente desconhecido. Trabalhou como educador entre 1994 e 2000.

Em 2006, lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Ainda Há Tempo e fundou a Rinha dos MC's existente até hoje. Ela abriga batalhas de freestyle, shows semanais, exposições de graffitti e fotografias. No ano seguinte, fez participação no Som Brasil Especial em homenagem à Vinícius de Moraes; e foi indicado ao Prêmio Hutúz em duas categorias: "Grupo ou Artista Solo" (onde perdeu para GOG) e "Revelação" (vencido por U-Time).


Em 2008, recebeu o prêmio "Música do Ano" e "Personalidade do Ano" na quarta edição do evento "O rap é compromisso". No ano seguinte, acabou sendo indicado novamente ao Prêmio Hutúz na categoria "Revelações da Década", onde não saiu vencedor.


Participou do filme Profissão MC, de Alessandro Buzo e Tony Nogueira; e em Da Luz às Trevas, de Ney Matogrosso. Para comemorar seus vinte anos de carreira, gravou um DVD ao vivo na Rinha dos MC's, que foi posto para venda em 2010, chamado Criolo Doido Live in SP.


No fim do ano, Criolo lançou um CD single, com as faixas "Grajauex" e "Subirusdoistiozin", gravadas em estúdio, com produção de Marcelo Cabral e Daniel Ganjaman. e com instrumentos como guitarra, baixo, piano e trompete, dando indícios de uma pequena modificação de seu estilo. Ambas as faixas foram anunciadas como presentes no seu próximo álbum, através do show de lançamento realizado na Matilha Cultural. Poucos dias depois, o videoclipe de "Subirusdoistiozin" foi divulgado na internet, com mais de 6 minutos de duração.


Em 2011, lançou seu segundo disco, Nó na Orelha, gratuitamente através da internet e mudou seu nome artístico apenas para "Criolo". No disco, o cantor diversificou os ritmos de rap com vários outros, como a MPB, funk, soul e blues. Este disco teve excelente recepção pela crítica (inclusive estrangeiras), levando Criolo a participar do Altas Horas na Rede Globo e estar no topo dos trending topics do twitter.


Com o disco, Criolo foi um dos campeões de indicações ao Video Music Brasil 2011 da MTV, sendo indicado nas categorias "Videoclipe do Ano", com "Subirusdoistiozin", "Artista do Ano", "Álbum do Ano", com "Nó na Orelha" (venceu), "Música do Ano" com "Não existe amor em SP" (venceu), e como "Banda ou Artista Revelação" (venceu). Ele também foi o primeiro confirmado a se apresentar ao vivo durante a premiação, onde cantou a canção "Não existe amor em SP" ao lado de Caetano Veloso.


Discografia/Álbuns de estúdio

Ainda Há Tempo (2006)
Nó na Orelha (2011)

ClipesSubirusdoistiozin, Freguês da Meia-Noite, Lion Man.

 DVDs

Criolo Doido Live in SP (2010)

LP Single

Ainda Há Tempo (2006)
Subirusdoistiozin (2010)

FONTE

http://pt.wikipedia.org/wiki/Criolo_(cantor)

Nenhum comentário: