sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Roberto Müller



José Ribamar da Silva, mais conhecido como Roberto Müller (Piracuruca, 17 de fevereiro de 1937) é um cantor brasileiro.



Em 1955, iniciava sua carreira artística na Rádio Timbira de São Luís do Maranhão.

Em 1958 desembarcou no Rio de janeiro para cantar nas noites, principalmente em locais preferidos dos boêmios como Cabaré Brasil, na antiga Lapa, Dancing Avenida, Boite Balalaika e Dancing Brasil. Em 1960 gravou um 78 rotações para a Columbia.

No Rio de Janeiro, em 1963, gravou Nunca Mais Brigarei Contigo. Tem um público fiel que o denominou "o romântico pingo de ouro do Brasil".

A partir de então, Muller tornou-se presença obrigatória nos programas de televisão. Finalmente, depois de se apresentar na "discoteca do chacrinha", na extinta TV Tupi, ganhou o título de "Pingo de ouro do Brasil" do próprio Abelardo Barbosa.



Em 2010, o cantor Roberto Muller, 73 anos, teve alta do hospital da Restauração, em Recife (PE), e brinca com o AVC que sofreu recentemente: “Não foi desta vez, apesar de livros afirmarem que eu já morri”. Internado há cerca de dois meses, Roberto Muller, conta no Cidadeverde.com como passou mal e a internação.
“Eu estava assobiando, indo para o banheiro quando sentir tudo escurecer e cai de cabeça. Acordei estava no hospital”, conta Roberto Muller que tem mais de 50 anos de carreira e segundo ele foi à primeira vez que entrou em um hospital.

Já em casa em Recife, o cantor diz que está fazendo fisioterapia na perna, após sequelas do AVC.

“Eu estou bem. Acredito que em 60 dias estarei restabelecido para fazer shows. Eu não entortei a cara, a voz não mudou e só tive problema com a perna direita”, disse por telefone ao Cidadeverde.com.

Com 50 LPs e 18 CDs lançados pela gravadora Sony & BMG, o artista de Piracuruca destaca como sendo seus “hits” as baladas românticas “Entre espumas”, “Sofro por ti” e “Nunca mais brigarei contigo”.
 

 ERRO EM LIVRO DIDÁTICO
 
Ídolo popular nordestino há cinco décadas, o cantor piauiense Roberto Müller, de 70 anos, descobriu uma triste notícia nas páginas de um livro didático: ele “morreu ainda jovem e é lembrado com carinho pela sua contribuição à arte”. Müller foi “morto” na página 14 do livro “Educação sem fronteiras”, um especial sobre arte popular lançado em 2002 pelo governo do Piauí.

“Você ligou no meu celular, correto? Se você tivesse ido ao centro espírita para me entrevistar, daí eu poderia começar a pensar na idéia de que já morri!”, desabafou o artista ao G1 em tom de ironia.

O cantor descobriu a falsa informação quando um fã lhe mostrou o livro durante um show em uma churrascaria em Teresina, no qual estava sendo homenageado pelos seus 50 anos de carreira. “Há uns tempos eu havia notado que minha média de shows tinha caído. Eu vivia com a agenda cheia e de repente caíram para dez apresentações por mês”, explica Muller, que está processando o governo do Piauí por danos morais.

O artista e seu advogado Marcos Vinícius Furtado ainda calculam o valor da indenização que pretendem pedir na Justiça. “É muito difícil chegar a um valor. Imagine a quantidade de shows que perdi nos últimos cinco anos porque pensavam que eu tinha passado para o outro lado?”, questiona o cantor.

Roberto Müller - o artista de Piracuruca – cujo visual lembra uma mistura do personagem Sinhozinho Malta com o cantor Amado Batista – destaca como sendo seus “hits” as baladas românticas “Entre espumas”, “Sofro por ti” e “Nunca mais brigarei contigo”.

Müller espera ao menos receber uma retratação por parte do governo do Estado. “Quando liguei na Secretaria da Educação reclamando desse absurdo, eles mandaram uma edição do livro na minha casa. E com a notícia da minha morte!”, revolta-se.

Ele recorda com carinho que começou sua carreira em São Luís, à época em que, além do apoio de Ribamar Bogéa, recebeu também o incentivo de grandes nomes da Rádio Timbira, como Orlandira Matos, Conceição de Oliveira, Laura Salazar, Nina de Holanda, Nilton Vieira e Ribamar Fernandes.

         Em nota, a secretaria da Educação do Piauí informou que “assim que tomou conhecimento do fato reuniu os autores da obra para tomarem as devidas providências e corrigir o erro”. “Nota nenhuma vai recuperar os shows que eu perdi e muito menos o constragimento por eles terem me matado antes da hora”, afirma Müller.

Indenização

Muller lembrou ainda que não abre mão da indenização contra a Secretaria Estadual de Educação que publicou livro didático afirmando que ele já estaria morto.


Ele disse que o seu advogado está cuidando da ação e aguarda uma posição da justiça do Piauí.
 
 
Em 2011, na terceira reportagem da série “O Clube dos Corações Partidos”, a jornalista Fabiana Moraes do Jornal do Commercio, entrevistou  cantor Roberto Muller, o “pingo de ouro do Brasil”. http://radiojornal.ne10.uol.com.br/2011/12/27/roberto-muller-e-o-3%C2%BA-perfil-da-serie-sobre-romanticos
 

FONTE

http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_M%C3%BCller

http://radiojornal.ne10.uol.com.br/2011/12/27/roberto-muller-e-o-3%C2%BA-perfil-da-serie-sobre-romanticos/

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL165228-7084,00.html

Nenhum comentário: