quarta-feira, 15 de maio de 2013

Carmem Di Novic


Violonista, Musicoterapeuta, Compositora e Intérprete. Bacharel em Violão e Pós- Graduada em Musicoterapia, pelo  CBM - Centro Universitário do Rio de Janeiro. Licenciada em Letras, Carmem Di Novic nasceu no  Paraná, onde iniciou seus estudos de violão ainda criança.


Carmem Di Novic fundou  em Mato Grosso e  Mato Grosso do Sul a Academia de Música  que leva seu nome, na qual foi  diretora e professora por longa data. Atuou como produtora e apresentadora do “Programa Carmem Di Novic”, na Rádio Educadora de Colíder, expressando sempre seu amor  e dedicação à arte.


Em sua trajetória musical, gravou os CDs:  “Caminhos de Amor” (1995),  com músicas populares de sua autoria, entre elas: “Poliana” e “Meu Sertão”. “Recital de Violão” (2004), interpretando  vários autores clássicos como: Villa Lobos, Bach, Sor, entre outros.


Participou do “Ano do Brasil na França”, em 2005, integrando  a compilação do CD duplo: “The Essential  Mato Grosso”, com a música de sua autoria: “Meu Sertão”.

Lançou no Rio de Janeiro/RJ e Campo Grande/MS, em 2011, o CD ”Carmem Di Novic interpreta Urany Larangeira” - obra musical para violão solo, homenageando o  saudoso  Professor e Compositor Urany Larangeira. Foi intercambiana (IGE) em 2000, nos Estados Unidos, realizando performance musical em La Crosse, Wisconsin Rapids, Madison e  outras cidades de Wisconsin.

Em 2010, participou do IV Congresso Latino Americano de Musicoterapia em Bogotá- Colômbia. No Brasil, além de Urany Larangeira,  seu grande incentivador  musical, teve como professores de violão,  Paulo Pedrassoli e Valmyr de Oliveira, do Centro Universitário de Música do Rio de Janeiro.


No dia 14 de maio/2013, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abriu às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, a temporada 2013 do projeto Quarta Erudita com o lançamento do CD “Recital de Violão II”, de Carmem Di Novic. O espetáculo tem entrada franca.

O show apresentou uma rica coletânea musical através da magia do som do violão, reunindo consagrados autores populares e clássicos de diferentes épocas, estilos e nacionalidades que marcaram a história do violão.

Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a violonista, compositora e intérprete Carmem Di Novic apresenta nesta sexta (17 de maio), em Dourados e no dia 24 de maio (sexta), em Amambai, o espetáculo “Recital de Violão”. A entrada para ambos os shows é franca.



A apresentação do Recital de Violão em Dourados acontece no Teatro Municipal, na Avenida Presidente Vargas, no Parque dos Ipês, a partir das 20 horas. Em Amambai o show acontece na Câmara Municipal, no mesmo horário.

Esta é a segunda etapa de apresentações do espetáculo “Recital de Violão”. Nos dias 23 e 26 de abril a violonista Carmem di Novic levou o show a São Gabriel do Oeste e Rio Brilhante com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais e entrada gratuita.

O projeto aprovado pelo FIC/MS leva ao público o trabalho presente no CD Carmem Di Novic – Recital de Violão. A violonista interpreta músicas de diferentes estilos e épocas, com ritmos variados – valsa, choro e prelúdios – envolvendo autores consagrados, como Dilermando Reis, Canhoto, João Pernambucano, Villa Lobos e Bach, além de composições de autoria própria.


Nenhum comentário: