sábado, 12 de março de 2016

Milton Guedes


Dono de voz, presença de palco e versatilidade singulares, Milton Guedes propõe a mistura de estilos em seu show. No repertório, canções como Louras Geladas (RPM) misturada com This Love (Maroon 5), e também Que Pena (Jorge Benjor) vs Na Mira (Marisa Monte). Tudo bem dançante, além dos Mashups que fazem muito sucesso como, Eu Me Rendo (Fábio Jr.) Vs Beyoncé e É Preciso Saber Viver (Roberto e Erasmo) Vs Where Is The Love (Black Eyed Peas) .


Milton Guedes, nome artístico de Milton Carlos Muniz Guedes (Rio de Janeiro, 4 de junho de 1963) é um saxofonista, flautista, gaitista,compositor e cantor brasileiro. Antes de se tornar cantor, compositor e instrumentista, Milton Guedes adorava andar de skate nas quadras de Brasília e chegou até a ganhar em uns campeonatos.


Por influência da irmã, ele entrou para o coral mirim do Sesi e lá aprendeu a tocar flauta doce. Sobre a gaita, diferentemente, ele aprendeu a tocar sozinho. Já o sax ele aprendeu com um vizinho. Com 18 anos, se juntou com o irmão (Marco Guedes) e outros 3 amigos e fizeram a banda “Pôr do Sol”. Porém pouco tempo depois, a banda se desfez.


Milton passou a tocar em barzinhos de Brasília e em 1986 Oswaldo Montenegro o viu tocando sax e no final do show foi falar com o que ele. Uma semana depois, os dois desembarcaram no Rio para ensaiar a peça “Os Menestréis”. Além dessa, Milton participou também de “Aldeia dos Ventos” e “Dança dos Signos".

Além de multi-instrumentista, Milton é considerado um dos melhores assoviadores do Brasil. Neste disco "Os Menestréis" ficou famoso o seu assovio na música "Engarrafamento (Taxímetro)", e com frequência ele é chamado para gravar assovios em trilhas sonoras para a Rede Globo e outros.


Em 1987, participou do festival “O Som das Águas”, da Rede Manchete, com a canção “Até Mais – Viva a Alegria” de Oswaldo Montenegro.


Em 1988, conheceu Lulu Santos que o convidou para ingressar em sua banda. Milton entrou na banda de Lulu Santos e acompanhou o Lulu em seus shows por quase dez anos. Tocaram juntos até no Festival de Montreaux, na Suíça.


Em 1993, Milton participou do álbum Tigres de Bengala do cantor e compositor Ritchie - este projeto também contava com a figura de Claudio Zoli.


Em 1997, Milton saiu da banda de Lulu Santos para se dedicar a sua carreira solo e seu segundo CD com o qual emplacou nas rádios de todo o país a música “Sonho de Uma Noite de Verão”.

Em 2002, ingressou na banda da dupla Sandy & Junior.

Em 2003, começou a acompanhar também o cantor Claudio Zoli.

Em 2004, paralelo ao trabalho que faz com Sandy & Junior e com o Claudio Zoli, Milton também participou da gravação do primeiro DVD do grupo carioca Roupa Nova, o Roup Acústico. Também estreou com a banda SoulFunk, na qual é o vocalista.


A banda encerrou suas atividades em 2007, pois a maioria de seus músicos também faz parte da banda de Sandy & Junior, e precisou dar prioridade à turnê de despedida da dupla.

Em 2006, ainda continuou a tocar com a banda Roupa Nova em seu segundo DVD, o RoupAcústico 2, DVD que ganhou disco de ouro. Nesse DVD, ele tocou acompanhado de Daniel Musy, atual saxofonista da banda.


Em 2007, lança seu mais novo CD, o "Certas Coisas". O repertório revela as influências do artista em releituras cuidadosas de grandes sucessos nacionais e internacionais.

Destaca-se a versão de Roxanne, sucesso do grupo The Police, em que o solo é feito pelo impressionante assovio de Milton. Este mesmo assovio é acompanhado pelo excepcional bandolinista Hamilton de Holanda na versão de O Diamante Cor de Rosa de Roberto e Erasmo Carlos.Junior Lima participa de duas faixas tocando bateria, Rise e Maria Fumaça, esta, uma homenagem à banda Black Rio prestada pela banda SoulFunk, da qual Milton e Junior fazem parte. Celso Fonseca traz brasilidade à versão de Isn´t she lovely, com seu violão sofisticado.


Certas Coisas, canção tantas vezes executada por Guedes nos shows de Lulu Santos, dá nome ao cd e ganha versão especial na gaita.

Também fazem parte deste novo trabalho os sucessos: Careless Whisper, Just the way you are, Don´t know why, Smooth Operator, Eu sei (Na Mira), Eu me rendo e Ain´t no sunshine. Sacha Amback, diretor musical do cd, e Milton assinam a composição Azuis, na qual celebram a parceria musical de tantos anos.


Certas Coisas é um trabalho bonito e despretensioso, feito pelo prazer de tocar para o prazer de ouvir.

Em 2008 Milton Guedes fez parte da banda de Lulu Santos que foi uma das atrações do Brazilian Day em Nova Iorque, junto com Jorge Ben Jor e Banda Eva.


Em 2010 Milton Guedes emplacou mais um sucesso ao regravar a música Você vai lembrar de mim, da Banda gaúcha Nenhum de Nós, fazendo parte da trilha sonora da novela Ti Ti Ti, da Rede Globo.


É casado com a cantora Adriana Maciel.


fonte
https://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Guedes

http://www.miltonguedes.com.br/

Nenhum comentário: