sábado, 12 de março de 2016

George Israel


George Alberto Heilborn Israel (Rio de Janeiro, 16 de maio de 1960) é um compositor, guitarrista e saxofonista brasileiro, membro da banda Kid Abelha. Carioca, compositor, nascido em 1960, é saxofonista e violonista do Kid Abelha desde sua formação em 1981 e mantém carreira solo paralelamente desde 2004.


Como autor, tem com a parceira Paula Toller 80 canções gravadas, entre elas sucessos como: Amanhã é 23, Grand' Hotel, Nada sei, Te amo pra sempre e Eu tive um sonho. Com Cazuza são 18 canções entre elas "BRASIL".


Junto com Paula Toller e Bruno Fortunato gravou 15 discos com o Kid Abelha, sendo o "Acústico MTV", um dos que co-produziu, o mais representativo, com 1.300.000 de CDs vendidos. No total são por volta de 5 milhões de discos/dvds vendidos nesses 28 anos.


Em 1989 ganhou 2 prêmios SHARP como compositor, um deles pela música do ano "Brasil", gravada por Gal Costa sendo uma parceria de George, Nilo Romero e Cazuza com quem fez entre outras "Solidão que nada", "Burguesia" e "Blues do ano 2000".


Desde 2007 dedica-se também à carreira individual. Tem três discos solo: "13 parcerias com Cazuza", o mais recente, foi produzido por Dadi e lançado em junho de 2010 pela MP,B. Junta sua obra com o poeta Cazuza. Participações de Elza Soares, Ney Matogrosso, D2, Sandra de Sá, Frejat, Tico Santa Cruz, Paulo Ricardo, Evandro Mesquita, Family Man (Wailers). "4 letras" lançado em 2004 (produzido por Ramiro Musoto). "Distorções do meu jardim" lançado em 2007 pela Som Livre e produzido por Nilo Romero.


Neles canta e apresenta suas músicas inéditas, aparecendo também como letrista em canções como "Por trás desses olhos verdes" e "Curados ao sol de Copacabana". Parcerias com Leoni, Arnaldo Antunes, Alvin L, Marcelo Camelo, Dulce Quental foram gravadas. Alguns dos que participaram dos CDs; Os Paralamas, Sergio Dias (Mutantes), Lulu Santos, Jorge Mautner, Bruno Fortunato.

Atualmente em turnê solo com mais de 200 apresentações fez entre outros shows o Réveillon da praia no Rio em 2009, o Canecão, temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo. Vários Festivais de Inverno como o Leblon Jazz Festival, Itabira, Guapimirim, cidades de Minas Gerais e do estado Rio de Janeiro. Lançou seu CD também em Belo Horizonte, Fortaleza, Uberlândia, Natal, Vitória, Teresina, Itaipava. Na banda que o acompanha estão Guto Goffi (Barão Vermelho) na bateria, Odeid no baixo, Gê Fonseca nos teclados e Rene Rossano na guitarra. Seus filhos Leonardo Israel e Frederico Israel marcam presença em participações especiais.


OS RONCADORES, trio de sax que mantém junto com Rodrigo Sha e Gustavo Contreras se apresentará no Rock in Rio em setembro no Rock Street. Criado em 2006 tem intensificado suas apresentações performáticas em 2011 junto com percussionistas e djs convidados. Participaram 2 vezes do Festival Back to Black, do Rio Cena Contemporânea e do Festival Leblon Jazz entre outros.

Incursões na música eletrônica, tem sido feitas com SOLLAR; projeto muito bem sucedido com o DJ Memê. Juntos participaram nesse último ano de grandes festivais como MOB , uma das maiores festas do mundo em alto mar, do festival Helvetia e tocaram nos grandes clubs por todo Brasil. Também é residente da boate BOOX em IPANEMA onde já se apresentou solando seu sax com DJs por mais de 100 vezes.


Como produtor, gravou Triângulo das Bermudas um tributo aos Mutantes em 1997. Gilberto Gil, Tom Zé, Barão Vermelho, Planet Hemp, Ney Matogrosso estão entre os artistas que participaram do cd.

Tem com OS BRITOS, banda formada em 1994, um CD/DVD gravado em Liverpool, Londres e Rio de Janeiro no ano de 2006. Junto com Guto Goffi, Rodrigo Santos e Nani Dias tocam músicas dos Beatles no espírito Cavern Club; e tem composições próprias.


fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/George_Israel

http://www.georgeisrael.com.br/perfil/

Nenhum comentário: