terça-feira, 22 de novembro de 2011

Enzo de Almeida Passos


O radialista e compositor Enzo Benedicto de Almeida Passos 13/5/1928 Itatiba, SP,  20/5/1991 São Paulo, SP, na segunda metade da década de 1950, apresentou na Rádio Bandeirantes o programa "Telefone pedindo bis".

Em 1958, abriu os caminhos da música popular para o cantor Sérgio Reis, que então usava o nome de Johnny Jonson, ao apresentá-lo aos executivos da gravadora Chantecler.


Enzo de Almeida Passos, em 1959, comandando "Festival de Brotos" no auditório da Rádio Bandeirantes.

Em 1960, entrou como parceiro de Adelino Moreira naquele que seria um dos mais famosos sambas-canção da música popular brasileira, "Negue", composição lançada por Carlos Augusto na Odeon e que foi regravada por vários cantores de diferentes épocas e estilos como Cauby Peixoto, Agostinho dos Santos, Joanna, Elymar Santos, Nelson Gonçalves, Pery Ribeiro, Angela Maria, Carlos Nobre e Maria Bethânia.

Negue, de Adelino Moreira/Enzo de Almeida Passos
Negue seu amor, o seu carinho
Diga que você já me esqueceu
Pise, machucando com jeitinho
Este coração que ainda é seu
Diga que meu pranto é covardia
Mas não se esqueça
Que você foi meu um dia
Diga que já não me quer
Negue que me pertenceu
Que eu mostro a boca molhada
Ainda marcada pelo beijo seu

Ainda no mesmo ano, Enzo foi parceiro de Olegário Mazzer na guarânia "Nunca me abandones" gravada por Osvaldo Cruz pela Copacabana.


Teve gravado por Agostinho dos Santos em 1961, o samba-canção "Negue", no LP "Agostinho canta sucessos".

Ainda no início dos anos 1960, seu programa alcançava grande audiência e certa vez para comemorar o aniversário do referido programa alugou o Cine Piratininga, no bairro paulista do Braz onde realizou grande show com as presenças de Sérgio Murilo, Tony Campello, Celi Campello, Ronnie Cord, Carlos Gonzaga, e o ainda iniciante Roberto Carlos. Por essa época apresentava o programa "Festival dos brotos" na Rádio Bandeirantes.


Em 1963, fez a declamação na música "Amor mais puro", de autoria de Palmeira, dedicada ao Dia das Mães, gravada pelo cantor Francisco Petrônio e que permaneceu em catálogo por vários anos.

Em 1969, dirigiu na TV Bandeirantes o programa interativo "Telefone pedindo bis".


Em 1977, produziu pela GTA o LP "A grande parada Enzo de Almeida Passos" que incluiu nomes como Belchior, Maria Creusa, Fafá de Belém, Ronnie Von, Ivan Lins, Luiz Ayrão, e Wando. Ainda na década de 1970, assinou com Waldick Soriano a canção "Louca", gravada por Claudia Barroso.

Em 1983, o samba-canção "Negue" foi gravado em forma de rock pelo conjunto Camisa de Vênus.


Negue, de Adelino Moreira/Enzo de Almeida Passos


Sua atuação se deu mais no campo da radiofonia e da televisão, embora tivesse entrado para a história da MPB como co autor do clássico samba-canção "Negue", embora o mais provável é que essa sua parceria tenha se dado mais como parte da divulgação da música. Apresentou programas de sucesso em São Paulo nas décadas de 1950, 1960 e 1970, e foi homenageado como nome de uma rua na região de Atibaia em São Paulo.


CURIOSIDADES

TELEFONE PEDINDO BIS. Com Enzo de Almeida Passos, Foi talvez o programa de maior audiência da radio Bandeirantes, principalmente nos anos finais da década de 50. Aos sábados, quando Enzo apresentava as mais pedidas da semana. Por qualquer parte da cidade de São Paulo, fazia éco a voz do apresentador. Na metade dos anos 1960, o governo impediu o uso do telefone em programas de rádio, o que prejudicou bastante a estrutura do programa. mas algum tempo depois, tal lei foi revogada e Enzo passou a fazer o programa ao original.

FONTE

DICIONÁRIO MPB

2 comentários:

paulistha disse...

menino eu era pequeno. mas me lembro

paulistha disse...

menino eu era pequeno. mas me lembro