sábado, 21 de fevereiro de 2009

Verdine White


Verdine White nasceu em 25 de julho 1951 em Chicago nos Estados Unidos. Junto de seu irmão Maurice White é um dos fundadores da banda americana Earth, Wind & Fire. Quando jovem estudou música clássica Orchestra Symphony de Chicago, e estudou a guitarra e baixo com o Louis Satterfield. Verdine White é conhecido por energia durante os shows dançando e jogando seu baixo.


O grupo americano Earth Wind & Fire, um dos maiores nomes do funk e da soul music, se apresentou em São Paulo no dia 15 de fevereiro de 2008, no Via Funchal. Em entrevista ao Terra por telefone, o baixista Verdine White diz que está ansioso pelo show no Brasil e que pretende ouvir um pouco do funk carioca.

O grupo foi formado em 1969 pelos irmãos Maurice e Verdine White, em Chicago. Desde então o grupo está na ativa e já ganhou 6 prêmios Grammy e já vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo.


"Já passamos por muita coisa diferente e gratificante. Mas tentamos fazer de cada show um momento inesquecível para nós e para a platéia", afirma Verdine.


A banda gravou um disco no Brasil: Live in Rio, de um show que o grupo fez em 1980, mas que só foi lançado em 2002. "Faz um tempo que não tocamos aí. Não vejo a hora de voltar para o Brasil. É um grande País, que nos deixou boas lembranças", conta o músico, preocupado em saber se na época dos shows o clima estará quente. "Vocês estão no verão? Era isso que eu queria ouvir! Isso é ótimo!", afirma o baixista.


O Earth Wind & Fire é uma das referências quando se fala em funk music. Já o funk carioca, som que pouco tem a ver com a banda de Verdine, desperta o interesse do músico. "Eu já ouvi falar sobre esse 'funk carioca', mas confesso que nunca ouvi uma música. Quero aproveitar essa viagem para conhecer alguns dos novos artistas brasileiros".


A banda já tem quase 40 anos de carreira e sofreu a perda de alguns integrantes, como o saxofonista Don Myrick, baleado em 1993 e o trombonista Louis Satterfield, morto em 2005. Verdine, porém, diz que isso não abateu o grupo, que segue compondo novo material.


"Nós amamos o que fazemos, por isso estamos juntos há 40 anos. Este é o segredo. Amar e acreditar na nossa música. Estamos no estúdio agora, preparando o material para o nosso próximo disco. Vamos levar um show bastante especial para o Brasil, com alguma novidade, mas também todas aquelas músicas que as pessoas já conhecem", finalizou Verdine.



FONTE

http://musica.terra.com.br/noticias/0,,OI2287398-EI1267,00-Musico+do+Earth+Wind+Fire+quer+conhecer+o+funk+carioca.html

Nenhum comentário: