sábado, 7 de fevereiro de 2009

Buchecha



Claucirlei Jovêncio de Souza (São Gonçalo, 1 de abril de 1975), mais conhecido pelo seu nome artístico Buchecha, é um cantor e compositor brasileiro.

Claucirlei Jovêncio de Souza nasceu em São Gonçalo, no dia 1 de abril de 1975.Filho do compositor Claudino de Souza Filho, falecido em 2002, morou até os nove anos de idade na comunidade de Coronel Leôncio, em Niterói. De família simples, teve que parar de estudar aos 13 anos para conseguir trabalhar e ajudar sua família. Antes de alcançar o sucesso foi camelô, servente de obras e office boy. Integrou um grupo de pagode, até ser apresentado ao funk carioca pelo amigo de infância Claudinho.


Carreira
1992-2001: Inicio e Claudinho e Buchecha

Buchecha começou sua carreira de cantor aos 17 anos. Em 1992, Claudinho o convenceu a participar do 1° Festival de Rap do Clube Mauá. E representando a comunidade do Salgueiro, com a canção "Bandeira Branca", Claudinho & Buchecha foram vencedores do evento. Chegou a participar de um grupo de pagode chamado Raio de Luz.

Em 1995, ainda por insistência de Claudinho, participaram de outro festival, dessa vez com a música "Rap do Salgueiro", e mais uma vez saíram com o primeiro lugar. E a partir de então, os nomes Claudinho e Buchecha passaram a ser conhecidos em todo o país. O estilo cantado pela dupla ficou conhecido como funk melody


Logo no disco de estreia, em 1996, "Claudinho & Buchecha", alcançaram a marca de um milhão e 250 mil cópias vendidas, emplacando o primeiro sucesso, "Conquista". Nessa época a dupla fez shows não só em quase todo o território nacional, mas como também no Japão, em Portugal, na Argentina e nos Estados Unidos. Ao todo, foram seis discos gravados pela dupla com diversas canções. Entre elas "Só Love", "Xereta", "Coisa de Cinema", entre outras.

2002-Presente: Carreira Solo
Buchecha em 2010

Em 2002 um acidente de carro tirou a vida de Claudinho. Seis meses após a perda, incentivado por amigos, Buchecha deu continuidade à carreira. Grandes nomes da música popular brasileira já regravaram hits de Claudinho e Buchecha.


Em 2002, o grupo Kid Abelha deu um toque especial a canção "Quero te encontrar", em seu disco acústico. Em 2004, Adriana Calcanhoto realizou o lançamento de um disco voltado para o público infantil, que continha a canção "Fico assim sem você", entoada em sua doce voz.

E em 2007, Ivete Sangalo convidou Buchecha para dividir com ela o palco e os vocais nas canções "Nosso Sonho" e "Conquista", na gravação de seu CD e DVD ao vivo no Maracanã. Também em 2007 a banda de Strondacore Dibob regravou a música "Nosso Sonho" no álbum A Ópera do Cafajeste e em 2010 também regravou as músicas "Compromisso" / "Conquista" no álbum Resgate, feito só com regravações de músicas dos anos 80 e anos 90 que marcaram a vida da banda.


Buchecha voltou às paradas de sucesso em 2006, relembrando os maiores sucessos da dupla com o CD "Buchecha Acústico". O álbum contou com a participação de amigos especiais como Latino, Sabrina, Mc Marcinho e Lulu Santos. Hoje, com a marca de três milhões e meio de CDs vendidos, Buchecha continua a realizar shows em todo o país. Na madrugada do dia 28 de março de 2010, o pai do cantor, Claudino de Souza Filho, foi assassinado a tiros em São Gonçalo.


No dia 3 de novembro de 2011, Buchecha realizou um dos seus maiores sonhos, que é o de gravar seu primeiro DVD em homenagem aos 15 anos de carreira, o show de gravação foi em Porto Alegre, em 2012 ocorreu o lançamento de sua grande conquista, que contou com participações especiais de Jorge Vercilo e do cantor Belo. Até o momento Buchecha lançou diversos álbuns como: Singles e, 2009, Buchecha romântico com elas em 2010, 15 Anos de Sucesso - Ao Vivo em 2012, Adesivo em 2014 e o seu mais recente foi o Funk Pop em 2015.




fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Buchecha

Nenhum comentário: