quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Coldplay


Formada em 1998, na capital inglesa, Londres, a banda Coldplay é hoje um dos maiores nomes do rock no planeta. Sucesso de público e crítica, o conjunto é liderado pelo vocalista Chris Martin e ainda conta com o guitarrista Jon Buckland, o baixista Guy Berryman e o baterista Will Champion.

Viva La Vida

Com o lançamento do mais recente disco, Viva La Vida Or Death And All His Friends, a banda conseguiu três prêmios Grammy (Canção do Ano e Melhor Performance Pop por um dupla ou grupo, com Viva La Vida, e também Melhor Disco de Rock do Ano, por Viva La Vida e por Death And All His Friends).

Death And All His Friends

Os integrantes da banda se conheceram durante no período universitário. E antes de chegarem ao primeiro CD, lançaram dois Eps: Safety e The Blue Room, este último lançado em 1999. Assim, a banda conseguiu um contrato com a gravadora Parlophone.

Parachutes é o título do álbum de estréia de Martin e cia. As músicas Yellow, Trouble e Shiver logo estouraram no Reino Unido. E não demorou muito para a banda cruzar o continente e chegar aos Estados Unidos. Tanto é, que conseguiu faturar um Grammy (principal premiação musical nos Estados Unidos), de melhor performance de música alternativa.

Yellow

Trouble

Shiver

Em 2002, a banda inglesa reaparece com A Rush Of Blood To The Head, disco que consolidou o nome Coldplay nas paradas pelo mundo.


O primeiro single do disco foi In My Place, que também levou um Grammy.


Porém, o principal hit do álbum foi Clocks que além de conquistar as paradas por todos os continentes, garantiu o Grammy de Gravação do Ano, em 2004.


O Coldplay manteve seu lugar no hall das mais famosas bandas do mundo com o lançamento de X&Y, terceiro disco de estúdio da banda. Mesmo lançado apenas em junho, o álbum foi o mais vendido de 2005, contando com o impulso de novos sucessos como Speed Of Sound, Fix You e Talk.

Speed Of Sound

Fix You

Talk

Ainda assim, depois de ser criticada por X&Y (devido às semelhanças com o disco anterior, A Rush Of Blood To The Head), o Coldplay se preparou para surpreender o mundo, com um disco ousado. Viva La Vida Or Death And All His Friends, quarto trabalho da banda, é também aquele que quebrou recordes para o Coldplay. O disco estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos e Reino Unido (fato inédito na carreira da banda), foi também o mais vendido pela Internet e terminou 2008 como o mais vendido do ano.

O Coldplay começou a Viva la Vida Tour com um show gratuito na Brixton Academy em Londres. Este foi seguido, dois dias depois por uma performance de 45 minutos que foi transmitido ao vivo a partir do outside BBC Television Centre.


"Lost!" se tornou o terceiro single do álbum, que apresenta uma nova versão com Jay-Z. Coldplay realizou o primeiro set em 14 de março de 2009 no Sound Relief em Sydney Cricket Ground, e, em seguida, tocou um concerto esgotado mais tarde na mesma noite. Sound Relief é um concerto beneficente para as vítimas da Queimadas do Sábado Negro e da Inundação em Queensland.


Em 4 de dezembro de 2008, Joe Satriani entrou com um processo de violação de direitos autorais contra o Coldplay na United States District Court for the Central District of California. Satriani afirma que a canção "Viva la Vida" do Coldplay inclui "trechos primitivos" presente em sua canção "If I Could Fly" do seu álbum de 2004, Is There Love in Space?

If I Could Fly

A canção do Coldplay em questão recebeu dois Prêmios Grammy incluindo o de Canção do Ano. A banda negou a alegação. Um acordo não especificado foi finalmente alcançado entre ambos.

Em 2009, o Coldplay foi indicado para quatro BRIT Awards: Melhor Grupo Britânico, Melhor Concerto Britânico, Melhor Single Britânico ("Viva la Vida") e Melhor Álbum Britânico (Viva la Vida or Death and All His Friends).[92] No 51º Grammy Awards em fevereiro de 2009, Coldplay ganhou três Prêmios Grammy nas categorias Canção do Ano por "Viva la Vida", Melhor Álbum de Rock por Viva la Vida or Death and All His Friends, e Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocais por "Viva la Vida".

Em 15 de maio de 2009, o Coldplay lançou um álbum ao vivo, intitulado LeftRightLeftRightLeft que foi gravado em diversos shows durante a turnê. LeftRightLeftRightLeft foi dada gratuitamente aos fãs durante os show da Viva la Vida Tour. Também está disponível para um download gratuito no site oficial da banda.

Mylo Xyloto (2011–2013)

Após a Viva la Vida Tour, o Coldplay anunciou uma turnê na América Latina, que teve acontecimento entre fevereiro e março de 2010, aonde visitaram o México, Argentina, Brasil e Colômbia.

Em outubro de 2009, o Coldplay venceu o prêmio de Canção do Ano por "Viva la Vida" no American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP) em Londres.

A banda lançou somente um single em 2010; "Christmas Lights", em dezembro. A banda, estabelecida na direção do rock industrial/electro-pop terminaram de gravar o quinto álbum em meados de 2011. Quando Martin e Champion foram entrevistados pela BBC Radio e foram questionados sobre os temas do quinto álbum, Martin respondeu "É sobre o amor, vício, TOC, fuga e trabalhar para alguém que você não gosta". Quando perguntado se o quinto álbum seria ou não lançado no verão, Martin e Champion disseram que havia muito trabalho a ser feito antes de lançá-lo. Eles confirmaram várias aparições em festivais antes de sua data de lançamento, especialmente em festivais na qual foram as atrações principais, como Rock Werchter, Festival de Glastonbury, T in the Park e Lollapalooza.


Em uma entrevista em 13 de janeiro de 2011, o Coldplay mencionou duas novas canções que estariam incluída em seu quinto álbum de estúdio, "Princess of China" e "Every Teardrop Is a Waterfall".[99] Em outra entrevista, em fevereiro, o presidente da Parlophone, Miles Leonard, disse ao HitQuarters que a banda ainda estava no estúdio trabalhando no álbum e que esperava que a versão final fosse lançada "até outono desde ano".


Em 31 de maio de 2011, o Coldplay anunciou que "Every Teardrop Is a Waterfall" seria o primeiro single do álbum. Foi lançado em 3 de junho do mesmo ano. A banda também apresentou seis novas canções em festivais durante o verão de 2011, "Charlie Brown", "Hurts Like Heaven", "Us Against the World", "Princess of China", "Major Minus" e "Mylo Xyloto", um instrumental de apenas 42 segundos, posteriormente confirmada como título do álbum.

Em 12 de agosto de 2011, anunciou através de seu site oficial que Mylo Xyloto é o título do novo álbum, e que seria lançado em 24 de outubro de 2011. O último single que foi lançado ate agora, foi "Paradise".

O álbum foi um sucesso comercial. No Reino Unido, vendeu pelo menos 122 mil cópias em apenas três dias de acordo com a The Official Charts Company. O CD acabou estreando em primeiro lugar na UK Albums Chart com um total de 208 mil unidades vendidas em uma semana, dando a banda seu quinto álbum número um naquele país.[103] Mylo Xyloto estreou também em primeiro lugar na Billboard 200, a principal parada musical dos Estados Unidos, com um total de 447 mil cópias vendidas na semana de estreia por lá.

Em 2012 foram convidados a participar da cerimônia de encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2012. Eles comandaram o show, tocando diversas de suas músicas, entre elas, "Princess of China", que contou com a presença da cantora Rihanna.
Ainda em 2012, anunciaram, em setembro, o lançamento de um álbum ao vivo intitulado Live 2012, nove anos depois do lançamento do seu DVD anterior, o Live 2003. O disco reúne diversas apresentações da última turnê da banda, Mylo Xyloto Tour, e ainda gravações de bastidores e depoimentos dos integrantes da banda. Foi lançado oficialmente em 19 de novembro de 2012, em mais de 50 países.

Em 2013, depois de dois anos sem nenhum novo trabalho, foi lançado o single "Atlas", destinado à trilha sonora do filme Jogos Vorazes: Em Chamas.


Lançado mundialmente em 6 de setembro de 2013 (exceto para o Reino Unido, lançado no dia 8 do mesmo mês), marca como sendo a primeira vez em que a banda grava uma música destinada a um filme.


Chris Martin se apresentando com o Coldplay em 2011.

Ghost Stories (2014–2015)

Após o experimental Mylo Xyloto, o Coldplay trouxe o álbum Ghost Stories.

Em 25 de fevereiro de 2014, a banda Coldplay lançou a primeira música do novo disco, "Midnight", contando com uma pegada jamais vista em seus trabalhos anteriores, semelhante a Bon Iver.


Junto veio o clipe.


Em 2 de março de 2014, foi lançado o primeiro single "Magic", que consta numa batida eletrônica constante, e simples acordes de violão e guitarra, seguindo a linha electro-pop. O clipe foi lançado no dia 7 de abril do mesmo ano.


No dia 2 de maio de 2014, foi lançado o single "A Sky Full of Stars" em parceria com o DJ sueco Avicii. O último single antes do lançamento do álbum. A canção tem fortes influências de house music, tendo até algumas semelhanças com "Every Teardrop Is a Waterfall".


A música recebeu uma recepção positiva dos críticos e também dos populares, se tornando assim o single mais 'famoso' do álbum. O clipe foi lançado no dia 19 de junho, gravado na Austrália.

No dia 16 de maio de 2014, o álbum foi lançado pela gravadora Parlophone, e em 19 de maio de 2014 pela Atlantic Records.

O álbum estreou na primeira posição da UK Albums Chart, vendendo 168 mil cópias em sua primeira semana, a segunda maior venda de 2014. Em julho de 2014, ele já havia se tornado o álbum mais vendido do primeiro semestre de 2014 com 375 mil cópias vendidas somente no Reino Unido.

Nos Estados Unidos o álbum estreou como número 1 na Billboard 200 com 383.000 cópias vendidas durante a primeira semana de vendas, até então o álbum com o maior número de vendas em sua estreia no ano de 2014. Em outubro de 2014, o álbum já havia vendido 737.000 cópias nos EUA.

No Canadá o álbum estreou como número um na parada de álbuns do Canadá, com 49 mil cópias vendidas em sua primeira semana. No dia 19 de julho de 2014 foi anunciado que o álbum já havia vendido mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo.

No dia 14 de agosto de 2014 foi lançado o single "True Love", posteriormente foi lançado o clipe o lançamento.

No dia 24 de novembro de 2014, foi lançado o live álbum Live 2014, com performances ao vivo do álbum inteiro.


Coldplay se apresentando no festival de Glastonbury em 2016.

A Head Full of Dreams (2015–presente)

Em dezembro de 2014, Chris Martin anunciou em uma entrevista para a BBC Radio 1 que o Coldplay lançaria seu sétimo álbum e que este se chamaria A Head Full of Dreams. A banda então saiu para uma turnê internacional para promover o seu novo trabalho.

Em novembro de 2015 foi confirmado o lançamento do A Head Full of Dreams para 4 de dezembro do mesmo ano. O disco, produzido pelo famoso duo Stargate, conta com a participação dos artistas Beyoncé, Noel Gallagher e Tove Lo.


O álbum recebeu críticas variadas dos especialistas, mas com um tom positivo. Nas vendas, o álbum teve números inferiores aos seus predecessores, estreando em segundo lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Em 27 de novembro foram anunciadas as primeiras datas de 2016 da A Head Full Of Dreams Tour. A turnê começou 31 de março, no Estádio Único de La Plata, em Buenos Aires (AR).

Em 7 de fevereiro a banda liderou o show de intervalo do Super Bowl, com participações de Beyoncé e Bruno Mars.

Um dos diferenciais dessa turnê foi que os fãs poderiam pedir uma canção para a banda apresentar. "O que faremos é quase um espaço para pedidos. Nós gostaríamos que as pessoas nos dessem uma razão para tocar tal música, para que tenhamos um propósito ao tocá-la", declarou Chris Martin ao jornal britânico The Sun. Canções como Green Eyes, Speed of Sound, Parachutes e The Hardest Part fizeram parte da passagem da banda pela América Latina.


A turnê foi muito bem elogiada pela crítica e público em geral. A banda apostou em efeitos visuais, lasers, papel picado e até mesmo pó colorido.


fonte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coldplay

Nenhum comentário: