segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Zé Ricardo



José Ricardo Santana de Farias, conhecido artisticamente como Zé Ricardo (Rio de Janeiro, 1971), é um cantor e compositor brasileiro. Desde 2008 é o curador do Palco Sunset do Rock in Rio. Na sua estreia, em 2008, o Sunset teve um público de apenas 2 mil pessoas. A mãe gostava de música negra americana, em particular, os artistas da gravadora Motown, e o pai, conhecido como Seu Chico, trabalhava como porteiro de um prédio na Zona Sul dom Rio de Janeiro, local onde foi criado. Violonista amador, Seu Chico organizava rodas de samba e choro.

Inicialmente integrou o grupo Fibra de Vidro ao lado de David Moraes (filho de Moraes Moreira).

Em 1997 participou do projeto "Novo canto" da Rádio JB FM. No ano seguinte lançou o primeiro disco, "Você me ama e não sabe", pela gravadora WEA, com parcerias com Max Vianna, filho de Djavan, Janaína Diniz, filha de Leila Diniz, David Moraes, Régis Faria e Linhos.

Em seu repertório mistura MPB, soul e charme.

No ano 2000, ao lado de Renata Arruda, Falcão, cantor do grupo O Rappa e Cássia Eller, participou como convidado de Sandra de Sá no disco "Momentos que marcam demais".


No ano seguinte, gravou o disco "Tempero", repletos de parcerias com Jorge Salomão, Sandra de Sá, Paula Lima, Renata Arruda e Thalma de Freitas. Neste CD contou com a participação de Sandra de Sá, com quem interpretou em dueto "Vai pegar" (c/ Jorge Salomão). Ainda neste disco incluiu "Deixa chover" (Guilherme Arantes) e "A beleza é você, menina" (Bebeto e Rubens) e de sua autoria "Sabe tudo, sabe nada" (c/ Jorge Salomão), "Azul que vale a pena", "Sexta-feira" (c/ Sandra de Sá e Renata Arruda), "Beijo do olhar" (c/ Thalma de Freitas), "Tempero" e "Samba do funk".

Azulque Vale a Pena

Sexta-feira

Beijo do olhar

Em 2002, ao lado de Luiz Melodia, Cássia Eller, Neguinho da Beija-Flor, Falamansa, Rastapé, Zeca Pagodinho, entre outros, participou da coletânea "Os melhores do ano III", disco no qual interpretou em dueto com Sandra de Sá "Olhos coloridos" de autoria de Macau. Neste mesmo ano, desenvolveu com Sandra de Sá o projeto "MPB - Música Preta Brasileira". Ainda em 2002, com Toni Garrido e Sandra de Sá, participou do show "MPB capítulo I - Tim Maia racional I e II", no Ballroom, no Rio de Janeiro.

Em 2003, em dupla com Sandra de Sá, apresentou-se na Lona da Marina da Glória no Projeto "Rio de verdade nas quintas de janeiro". Neste mesmo ano, apresentou-se no "Projeto Prêt-à-Porter", com direção artística de Sergio Natureza, no Teatro Café Pequeno, no Leblon. Ainda em 2003, no CD "Paula Lima", a cantora incluiu "Sou guerreira", parceria sua de Paula Lima, Zé Ricardo e Seu Jorge.

No ano de 2004 lançou, pelo selo Nega Produções, de Sandra de Sá, o CD e DVD "Zé Ricardo ao vivo e convidados", no qual contou com as participações especiais de Sandra de Sá na faixa "Gostava de ir" (c/ Renata Arruda e Sandra de Sá); Djavan em "Eu não te amo mais"; Ed Motta na faixa "Beijo no olhar" (c/ Thalma de Freitas); Toni Garrido e Sandra de Sá na música "Bom senso" (Tim Maia); Ivo Meirelles em "Samba funk" e o cantor e compositor americano, Victor Brooks, representante da nova soul music do Estados Unidos, nas faixas "Were do we go - tudo parou", parceria de ambos e a faixa "Never can say goodbay", sucesso de Clitton Davis.


O DVD, gravado em show no Teatro do Jockey, no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, teve direção de Janaína Diniz Guerra, filha de Leila Diniz e Ruy Guerra.

Em 2005 fez show de lançamento do disco "Zé Ricardo ao vivo" no Teatro Rival Br, na ocasião recebeu como convidados Jorge Vercilo e Tony Garrido.


No ano de 2006 participou como convidado de Sandra de Sá do espetáculo "MPB meio dia em ponto", projeto apresentado por Ricardo Cravo Albin no Teatro Sesc Ginástico, no qual o artista fala sobre a carreira e interpreta seus maiores sucessos.

Em 2008, a convite da produtora do Rock In Rio, Roberta Medina, passou a atuar como curador do "Palco Sunset" - duas edições em Lisboa e uma em Madrid - escalando artistas como Buraka Som Sistema, Rui Veloso (português), Maria Rita, Banda Incognito, Omar (inglês), Pato Fu, Banda Clã (Portugal) e também nas edições do evento em Portugal e Espanha no ano de 2010.

Em 2011 foi o curador, com a produtora Alessanda Debs, do "Palco Sunset - 3ª Edição", do "Rock In Rio 2011", responsável pelo cast de artistas, no qual foram incluídos Erasmo Carlos, Arnaldo Antunes, Tulipa Ruiz, Tiê, Jorge Dexler, Sepultura, Angra, Cidadão Instigado, Marcelo Camelo, Orkestra Rumpilezz e a cantora Céu, além de atrações internacionais de Portugal, Estados Unidos e Espanha.

Neste mesmo ano fez show no Solar de Botafogo, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, no qual lançou o CD "Vários em um", destacando-se as composições "A filha da sorte", "A corda bamba" e a faixa-título "Vários em um".


Fez lançamento do disco também em vários palcos da Europa. Lançou o CD em show no palco do Teatro Ginástico, no Rio de Janeiro.

Exato Momento
Zé Ricardo
O amor precisa da sorte
De um trato certo com o tempo
Pra que o momento do encontro
seja pra dois
o exato momento
O amor precisa de sol
E do barulho da chuva
De beijos desesperados
De sonhos trocados
da ausência de culpa

Talvez o amor só seja assim pra mim
E pra você não seja nada disso
Mas eu prometo tentar aprender a te amar
do jeito que for preciso
Talvez o amor só seja assim pra mim
E pra você não seja nada disso
Mas eu prometo tentar aprender a te amar
do jeito que for preciso
Do jeito que for preciso,
do jeito que for preciso,
do jeito que for preciso,
do jeito que for preciso...

Mas se o amor quiser
mudar as leis do que é certo
Ele faz que o improvável aconteça
Quando o amor vier não tema, tenha fé
Ele encherá seu olhar de esplendor e beleza

Talvez o amor só seja assim pra mim
E pra você não seja nada disso
Mas eu prometo tentar aprender a te amar
do jeito que for preciso
Do jeito que for preciso,
do jeito que for preciso,
do jeito que for preciso,
do jeito que for preciso...


FONTE
http://dicionariompb.com.br/ze-ricardo

Nenhum comentário: