segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Nancy Wilson (Jazz)



Nancy Wilson (nascida em 20 de fevereiro de 1937) é uma cantora americana com mais de setenta álbuns e três Grammy Awards. Ela foi rotulada como uma cantora de blues, jazz, R & B, pop e soul, uma "atriz consumada", e "o entertainer completo". O título que ela prefere, no entanto, é "Estilista da Música (Song Stylist)". Ela recebeu muitos apelidos, incluindo "Sweet Nancy", "The Baby", "Fancy Miss Nancy" e "The Girl With the Honey-Coated Voice".


Em 20 de fevereiro de 1937, Nancy Wilson foi a primeira de seis filhos nascidos de Olden Wilson, um trabalhador de fundição de ferro, e Lillian Ryan, uma empregada doméstica em Chillicothe, Ohio. O pai de Nancy comprava discos para ouvir em casa. Em uma idade adiantada Nancy Wilson ouviu gravações de Billy Eckstine , de Nat Cole, e de Jimmy Scott com a faixa grande de Lionel Hampton.

Nancy Wilson diz: "No bairro tinha um grande jukebox (aparelho eletrônico geralmente acionado por moedas, dinheiro ou cartão que tem por função tocar músicas, escolhidas pelo cliente, que estejam em seu catálogo) e lá eu ouvi Dinah Washington, Ruth Brown, LaVern Baker, Little Esther (Esther Phillips nascida Esther Mae Jones); entre outros". Nancy tornou-se consciente de seu talento enquanto cantava em coros de igreja, imitando cantores como uma criança pequena, e atuando na casa de sua avó durante as visitas de verão.  Aos quatro, ela já dizia que se tornaria uma cantora.

Aos 15 anos, enquanto estudante na West High School (Columbus, Ohio), ela ganhou um concurso de talentos patrocinado pela estação de televisão local WTVN. O prêmio foi uma aparição em um programa de televisão duas vezes por semana, Skyline Melodies, que ela acabou contratada. Ela também trabalhou clubes no lado leste e lado norte de Columbus, Ohio, desde 15 anos até que se formou na West High School aos 17 anos.


Insegura de seu futuro como artista, ela entrou na faculdade; e, passou um ano no Central State College de Ohio (agora Central State University) antes de abandonar os estudos e seguir suas ambições originais. Nancy fez um teste e ganhou um lugar com Rusty Bryant Carolyn Club Big Band em 1956. Excursionou com eles em todo o Canadá e no Centro-Oeste em 1956 a 1958. Enquanto neste grupo, Wilson fez sua primeira gravação sob Dot Records.


Quando Nancy Wilson conheceu o saxofonista Julian "Cannonball" Adderley, ele sugeriu que ela deveria se mudar para Nova York, acreditando que a grande cidade seria o local em que sua carreira poderia florescer. Em 1959, mudou-se para Nova York com o objetivo de obter o produtor e arranjador de Cannonball John Levy como seu Diretor Artístico e Capitol Records como sua Gravadora.

Após quatro semanas de sua chegada em New York, Nancy fez a sua primeira grande aparição, fazendo a abertura do show da cantora de jazz Irene Reid no Bronx nightclub conhecido como "Blue Morocco". O clube reservou Nancy Wilson em uma base permanente; Ela estava cantando quatro noites por semana e trabalhando como secretária para o Instituto de Tecnologia de Nova York durante o dia. John Levy enviou demonstrações de "Guess Who I Saw Today", "Sometimes I'm Happy", e outras duas canções para Capitol. Capitol Records assinou com ela em 1960.

Guess Who I Saw Today

Sometimes I'm Happy

O primeiro single de Wilson, "Guess Who I Saw Today ", teve tanto sucesso que, entre abril de 1960 e julho de 1962, a Capitol Records lançou cinco álbuns de Nancy Wilson.

Guess Who I Saw Today

Seu primeiro álbum, Like in Love, exibiu seu talento em Rhythm and Blues, com a canção de sucesso R & B "Save Your Love for Me". Adderley sugeriu que ela deveria se afastar de seu estilo pop original e alinhar sua música em direção ao jazz e baladas. Em 1962, eles gravaram o álbum Nancy Wilson e Cannonball Adderley, que fez grande sucesso. Posteriormente, Nancy Wilson participou do álbum ao vivo de Adderley In Person (1968). 

Save Your Love for Me

Entre março de 1964 e junho de 1965, quatro dos álbuns de Nancy Wilson atingiram o Top 10 no Top LPs da Billboard . Em 1963 "Tell Me The Truth" tornou-se seu primeiro grande sucesso, levando a sua performance no Coconut Grove em 1964 - o ponto de viragem de sua carreira, conquistando elogios da crítica de costa a costa. TIME falou dela: "Ela é, de repente, legal e doce, cantora e narradora de histórias".

Tell Me The Truth

Em 1964, Wilson lançou o que se tornou o seu sucesso mais bem sucedido no Billboard Hot 100 com " (You Do not Know) How Glad I Am ", que atingiu o 11º lugar.

You Do not Know) How Glad I Am

De 1963 a 1971 Wilson registou onze canções no Hot 100, incluindo dois singles de Natal. No entanto, "Face It Girl, It's Over" foi a única canção não-natal a quebrar o Top 40 para Wilson (# 29, em 1968).

Face It Girl, It's Over

Depois de fazer inúmeras aparições de televisão, Nancy Wilson finalmente conseguiu sua própria série na NBC, The Nancy Wilson Show (1967-1968), que ganhou um Emmy. Ao longo dos anos apareceu em muitos programas de televisão populares de I Spy (mais ou menos interpretando-se como uma cantora de Las Vegas no episódio de 1966 "Lori", e um personagem semelhante no episódio de 1973 "A Confissão" de The FBI ), Sala 222 , Hawaii Five-O, História da Polícia , Programa Jack Paar , Mostra Sammy Davis, Jr. (1966), The Danny Kaye Show , The Smothers Brothers, Comedy Hour, Kraft Music Hall Show , The Cosby Show, Andy Williams Show, The Carol Burnett Show, Soul Food, Nova York Undercover , e recentemente Moesha, e The Parkers. Também apareceu no Ed Sullivan Show, The Merv Griffin Show, The Tonight Show,The Arsenio Hall Show e The Flip Wilson Show. Estava no The Meteor Man de Robert Townsend, em 1993, e no filme The Big Score. Ela também apareceu em The Lou Rawls Parade of Stars e no March of Dime Telethon.

Contratada pela Capitol Records no final dos anos 1970 e em uma tentativa de ampliar o alcance do álbum Life, Love and Harmony, um álbum de soul, incluiu a faixa "Sunshine", que tornou-se uma de suas mais procuradas gravações.

Sunshine

Em 1977 gravou a canção-tema para The Last Dinosaur, um filme feito para a TV que estreou nos cinemas no Japão .



Na década de 1980, gravou cinco álbuns para gravadoras japonesas porque preferia gravar ao vivo, e as gravadoras americanas freqüentemente não lhe davam essa opção. Ganhou tão ampla popularidade que foi selecionada como vencedora do anual Tokyo Song Festivais. 

Em 1982 gravou com Hank Jones e o Great Jazz Trio. No mesmo ano gravou com Griffith Park Band cujos membros incluíam Chick Corea e Joe Henderson. Em 1982 também assinou com a CBS, seus álbuns aqui incluindo The Two of Us (1984), duetos com Ramsey Lewis produzido por Stanley Clarke; Forbidden Lover (1987), incluindo o dueto de título-faixa com Carl Anderson. Em 1987 participou de um show da PBS intitulado Newport Jazz '87 como vocalista de um trio de jazz com John Williams e Roy McCurdy. Em 1989 a canção A Lady with a Song alcançou a 52nd. Em 1989 se apresentou no concerto especial da televisão.

No início dos anos 90, gravou com o co-produtor Barry Manilow o álbum intitulado With My Lover Beside Me homenageando Johnny Mercer. Nesta década, também gravou dois outros álbuns, Love, Nancy e seu sexagésimo álbum If I Had it My Way. No final dos anos 90, se uniu ao MCG Jazz, em um programa de educação para jovens da Manchester Craftsmen's Guild, organização sem fins lucrativos, orientada por minoria e artes e aprendizagem localizada em Pittsburgh, PA .

Em 1995, se apresentou no New Orleans Jazz & Heritage Festival e no San Francisco Jazz Festival em 1997. Em 1999, se apresentou em um show em homenagem a Ella Fitzgerald intitulado Forever Ella na A & E Network.

Em 2001, todos os lucros do seu Álbum de Natal foram para apoiar o trabalho de MCG Jazz. Nancy era a anfitriã em perfis do jazz de NPR, de 1996 a 2005. Esta série apresentava jazz, entrevistas e comentários sobre a histótia da música. Wilson e o programa foram destinatários do George Foster Peabody Award em 2001.

O segundo e terceiro álbum de Wilson com MCG Jazz, RSVP (Rare Songs, Very Personal) (2005) e Turned to Blue (2007), ambos ganharam o Grammy Award para Melhor Álbum de Jazz Vocal .

Em 10 de setembro de 2011, se apresentou em um palco público pela última vez na Universidade de Ohio em Atenas, Ohio . De acordo com Wilson, "Eu não vou mais fazer isso, e que melhor lugar para terminar do que onde eu comecei - em Ohio."

Prêmios e honras

Em 1964, ganhou seu primeiro Grammy Award pela melhor gravação de ritmo e blues do álbum How Glad I Am. Em 1986, foi apelidada de Animadora Global do Ano pela Conferência Mundial de Prefeitos. Foi apresentada como uma "grande diva" do jazz em uma edição de 1992 da Essence.


How Glad I Am

No mesmo ano, recebeu o prêmio Whitney Young, Jr. da Liga Urbana. Recebeu um prêmio do Martin Luther King, Jr. Centro para a Mudança Social Não Violenta em 1993. Em 1998, recebeu o Prêmio Playboy Reader Poll para o melhor vocalista de jazz; O Prêmio de Imagem da NAACP - Prêmio Hall of Fame em 1998 e foi introduzida no Big Band e Jazz Hall of Fame em 1999. Recebeu o Prêmio de Trompete por Destaque em 1994. Recebeu uma Estrela na Caminhada de Hollywood Fama em 1990, no 6541 Hollywood Blvd. Recebeu graus honorários de Berklee College of Music em Boston, MA e Central State University, em Wilberforce, Ohio . É membro da irmandade Delta Sigma Theta, Tem uma rua com seu nome em sua cidade natal de Chillicothe, Ohio. Co-fundou a Fundação Nancy Wilson, que expõe crianças do interior da cidade para o país.

Foi indicada ao National Endowment for the Arts (NEA), prêmio NEA Masters Masters em 2004, as maiores honras que o governo dos Estados Unidos concede aos músicos de jazz. Em 2005 recebeu o NAACP Image Awards para Melhor Artista de Jazz de Gravação . Recebeu o Prêmio de Trompete da UNCF de 2005 comemorando a conquista afro-americana, o Prêmio Lifetime Achievement da NAACP em Chicago e o Prêmio Legends da Oprah Winfrey.

Em setembro de 2005, Nancy Wilson foi introduzida a caminhada internacional dos direitos civis da fama no local histórico nacional de Martin Luther King Jr. Wilson era uma figura importante no movimento dos direitos civis. Nancy disse: "Este prêmio significa mais para mim do que qualquer outra coisa que eu já recebi." 

Times.com, 20 de agosto de 2006: "Tem sido uma longa carreira para a polida Nancy Wilson, cujos primeiros álbuns apareceram na década de 1960, e ela encara essa realidade fazendo sucesso com canções como:  'These Golden Years' e 'I Don' T Remember Ever Growing Up. "Um padrão surgiu estes dias, ela pode reunir em uma canção uma história repleta de sons. Com uma grande banda na retaguarda 'Taking a Chance on Love', mostra que há abundância e vivacidade em seu humor outonal ".

These Golden Years

'I Don't Remember Ever Growing Up

Taking a Chance on Love 

No Hollywood Bowl , 29 de agosto de 2007, Nancy Wilson comemorou seu 70º aniversário com um evento de estrelas organizado por Arsenio Hall. Ramsey Lewis e seu trio apresentando "Para conhecê-la é para amá-la".


Vida pessoal

Nancy Wilson se casou com o baterista Kenny Dennis, em 1960. Em 1963, nasceu seu filho Kenneth (Kacy) Dennis, Jr.. Por volta de 1970, o casal se divorciou. Em 22 de maio de 1973, ela se casou com um pastor presbiteriano, o Reverendo Wiley Burton. Em 1975 deu à luz a Samantha Burton, e o casal adotou Sheryl Burton em 1976. Como resultado de seu casamento, Nancy deixou de se apresentar em vários locais, como clubes.

Durante as duas décadas seguintes, ela conseguiu conciliar sua vida pessoal e sua carreira. Em novembro de 1998, seus dois pais morreram: ela chama este ano de o mais difícil de sua vida. Em agosto de 2006, Nancy foi hospitalizada com anemia e deficiência de potássio, e teve que ser submetida a uma bateria completa de exame, não podendo comparecer ao Evening of Stars Tribute da UNCF para Aretha Franklin. Todos os seus outros compromissos para aquele mês foram suspensos, enquanto aguardavam os relatórios médicos. Em março de 2008, foi hospitalizada por complicações pulmonares, recuperou e alegou estar indo bem. No mesmo ano, seu marido, Wiley Burton, morreu em decorrência de câncer renal. 



FONTE

https://en.wikipedia.org/wiki/Nancy_Wilson_(jazz_singer)

Nenhum comentário: