sábado, 14 de julho de 2012

Aderbal Duarte


Aderbal da Silva Duarte Filho (Boa Nova, 1949) é um maestro, compositor, arranjador, violonista e professor de música brasileiro. Filho de uma família de músicos do sudoeste da Bahia, começou a sua formação musical na infância, ouvindo, entre outros, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Noel Rosa e Luiz Gonzaga. A estes juntaram-se Caymmi, João Gilberto, Tom Jobim e Baden Powell.


Graduado em Composição e Regência pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1980, foi aluno de Ernst Widmer e Walter Smetak. É pesquisador de MPB contemporânea, em particular da obra de João Gilberto e Baden Powell.
Em 2003, obteve o Prêmio Braskem Cultura e Arte, na categoria Instrumentista Solo. É também professor universitário e autor de livros didáticos de Pedagogia Musical, Teoria Musical e Execução Instrumental, editados no Brasil e na Europa.
Em 2005, apresentou um concerto em Mafra, Portugal.
Em 2007, em turnê na Alemanha, apresentou-se em Nuremberg.
Discografia Toque com bossa (2004) Livros publicados Percepção Musical - método de sofejo baseado na MPB. Salvador: Boanova, 1996. Happy Byrday Bossa Nova - editora Boossey&Hankes. Alemanha - Berlim.
fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Aderbal_Duarte

Nenhum comentário: