quarta-feira, 11 de julho de 2012

Flávia Dantas


Cantora e compositora carioca de grande talento, Flávia Dantas faz hoje (11/07/12) show de lançamento de "Dois Faróis" (seu primeiro disco, totalmente autoral), com produção musical de Bernardo Dantas. A apresentação acontece às 21h30, no Teatro do Solar de Botafogo - Rua General Polidoro, 180 - RJ.


Das canções à produção a quatro mãos com o músico e marido Bernardo Dantas, que arranjou e dirigiu o CD, intitulado “Dois Faróis”. Algumas músicas falam diretamente do amor; todas, sem exceção, dialogam indiretamente com ele e suas várias facetas. Parece que tudo o que Flávia toca, olha e sente pode virar poesia. Mas há um porém que torna o trabalho único. Quando ela fala da relação a dois, é constante que a compositora se volte mais para o outro, e com ele, dialogue, do que para si própria.


A função emotiva, que gera lamentos e sessões dor-de-cotovelo, frequentemente chorando o amor perdido ou mal correspondido, pode dar lugar às boas horas do amor: quando é realizado, vivido, curtido, como a deliciosa Beijos de cinema, que tem pegada de blues.

Doce, sim; frágil não. Determinada e consciente de que podia ir até onde quisesse, a cantora não surpreenderá quem a viu no palco, esbanjando, a um só tempo, voz doce e fluida e confiança em cada nota que irá emitir, de cada passo que dará. Que, enfim, o ouvinte que aguarda este primeiro CD de Flávia Dantas não espere da moça o samba de um nota só. Flávia cai no samba sim, mas também flerta com a bossa nova, o jazz, o baião e a MPB, reverenciando ídolos como Tom Jobim, Dorival Caymmi, João Gilberto e Nara Leão e entregando referências modernas, como Marisa Monte e Zeca Baleiro.

A harmonia fica por conta do casal Em meio à audição, a sensação é de que aquele repertório sempre esteve com a gente. Com arranjos carregados de intimidade, os ouvidos recebem as canções como velhos amigos que nos visitam e nos aconchegam e aconselham. Aqueles amigos que, quando falam, parece que sabem mais da gente do que a gente mesma.


Bernardo Dantas anuncia em seus arranjos o respeito, a dedicação e a cumplicidade com a estreia de Flávia. Ponto a ponto; nota a nota, tem-se um bordado que confere ao trabalho uma unidade confortadora. Dá vontade de sair dançando e de deitar na rede ao som do amor suingado. De olhos fechados e peito aberto. (Sol Mendonça, escritora e jornalista). Flávia Dantas é cantora da Orquestra Carioca de Samba.

Influencias: Música Popular Brasileira: João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius, Chico Buarque, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Candeia, Ary Barroso, Noel Rosa, Sidney Miller, Paulo Cesar Pinheiro, Nara Leão, Carmen Miranda, Linda Batista, Aracy de Almeida. Moska, Ceumar, Edu Krieger, Teresa Cristina, Fred Martins, tanta gente... tanta música... Sounds Like: Dois Faróis (Flávia Dantas) Flávia Dantas: voz / Bernardo Dantas: produção musical, arranjo, guitarra e violão / Alexandre Caldi: sax tenor / Guto Wirtti: baixo elétrico / Marcelo Caldi: piano / Marcelo Costa: bateria.

fonte

Nenhum comentário: