quarta-feira, 11 de julho de 2012

Edu Krieger


Edu Krieger, nome artístico de Eduardo Lyra Krieger, é um cantor, compositor e instrumentista. Natural da cidade do Rio de Janeiro, começou sua carreira fazendo trilhas sonoras para peças de teatro e acompanhando artistas da MPB, como o maestro e sanfoneiro Sivuca. Suas composições têm sido gravadas por nomes de destaque da música brasileira, como Maria Rita, Ana Carolina, Teresa Cristina e Roberta Sá.
Compositor, cantor e instrumentista, Edu Krieger iniciou sua carreira aos sete anos de idade, cantando no Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob regência de Elza Lakschevitz. Mais tarde, começou a criar trilhas sonoras para inúmeras montagens teatrais dirigidas por nomes como Tim Rescala e Pedro Paulo Rangel, entre outros. Sua trajetória profissional ganhou impulso em 1998, quando foi vencedor do Prêmio Shell de melhor música com as composições da peça “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, sob direção de Antônio Abujamra. Como instrumentista, Edu Krieger acompanhou grandes nomes da MPB como Sivuca, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Nilze Carvalho e Fátima Guedes.
Participou ainda de gravações em discos de Tânia Alves, Zé Ramalho, Renata Arruda e grupo vocal Garganta Profunda. Edu Krieger é autor de músicas gravadas por Maria Rita, Ana Carolina, Roberta Sá, Teresa Cristina, Pedro Luís e a Parede, Ara Ketu, Falamansa, Sururu na Roda, Trio Nordestino, Moyseis Marques e Aline Calixto, entre outros.
Duas de suas canções foram incluídas em novelas da Rede Globo: “Como Plural”, interpretada por Roberta de Recife em “Porto dos Milagres”, e “Simplesmente Mulher”, interpretada por Silvia Machete em “Caras e Bocas”. Seu primeiro CD, “Edu Krieger”, lançado pela gravadora Biscoito Fino, foi indicado na categoria “Revelação” do prêmio Rival Petrobras de música em 2006, além de ganhar, em 2007, o troféu da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como “revelação da MPB”.
O CD foi ainda relacionado entre os dez melhores do ano pela crítica especializada do jornal “O Globo” (RJ). O trabalho, produzido por Lucas Marcier (baixista da banda Brasov), conta com 14 músicas próprias, incluindo “Temporais”, composta em parceria com Geraldo Azevedo, que faz participação especial.
Para o cinema, Edu Krieger compôs a canção original do longa-metragem “Mulheres Sexo Verdades Mentiras”, de Euclydes Marinho. É também co-autor de músicas dos filmes “Feliz Natal” e “O Palhaço”, dirigidos por Selton Mello, sob produção musical de Plínio Profeta. Em parceria com o letrista Fernando Brant, Edu Krieger compôs a música “Tancredo, a Travessia”, interpretada por Fagner, tema do documentário sobre Tancredo Neves dirigido por Silvio Tendler.
No carnaval de 2009, Edu Krieger sagrou-se campeão do quarto Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso. Edu conquistou o Troféu Carmem Miranda com a canção “Bendita Baderna”, eleita a preferida do público em votação nacional promovida pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo. O concurso teve 843 marchinhas inscritas e o júri foi presidido pelo jornalista e escritor Sérgio Cabral.
Correnteza, lançado em 2009 pela Biscoito Fino, é o nome do segundo CD de Edu Krieger. O trabalho tem produção musical de Lucas Marcier e conta com participações de mestres como João Donato (piano) e Rildo Hora (gaita).
Em 2010, Edu Krieger, Oscar Niemeyer e seu enfermeiro Caio Almeida compuseram o samba “Tranquilo com a Vida”. A parceria com o lendário arquiteto foi lançada na internet pela gravadora Deckdisc e obteve ampla repercussão na imprensa nacional e internacional.
No carnaval de 2011, Edu Krieger conquistou o bicampeonato do sexto Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso com “Nossa Fantasia”, que disputou com 947 concorrentes. A canção se sagrou vencedora através de votação popular promovida pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo, conquistando o Troféu João de Barro.
Ainda no carnaval deste ano, Edu Krieger comandou o bloco “Feitiço do Villa”, criado em homenagem a Villa-Lobos, para o qual compôs o samba em parceria com seu pai, o maestro Edino Krieger.  fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Edu_Krieger

Nenhum comentário: