quarta-feira, 11 de julho de 2012

Rodrigo Aquino


Depois do sucesso no lançamento de seu primeiro CD O que Você Tem a Dizer?, em dezembro do ano passado, Rodrigo Aquino segue carreira musical das mais promissoras. No último dia 23 de maio/12, o músico arrancou aplausos na primeira apresentação no Vinnil Cultura Bar, considerada a melhor casa de música ao vivo de Belo Horizonte.

Aos 26 anos, Rodrigo apresentou repertório de canções autorais e sambas de consagrados compositores, entre eles Ataulfo Alves, sem contar algumas incursões de samba-rock. Em abril, ele também foi tema de especial na Rede Minas, que tornou seu trabalho ainda mais conhecido em todo o estado. A agenda de shows segue lotada até o final do ano.
 
 
O cantor, compositor e poeta Rodrigo Aquino, grande revelação da nova geração de músicos mineiros, vem construindo seu sonho profissionalmente desde o fim de 2007, passo a passo, tendo hoje uma carreira em ascensão com vários degraus já conquistados. Destacando-se a visibilidade alcançada na capital e no interior do Estado de Minas Gerais após o lançamento do seu Disco “O que você tem a dizer?”, todo autoral, em Dezembro de 2008. Rodrigo conquistou algo raro para um artista que se apresenta num primeiro CD, tanto o público quanto a mídia especializada receberam o trabalho com carinho e respeito entusiasmados.
 
No final de 2009, Rodrigo Aquino se apresentou em grande show no Teatro Sesiminas, segundo teatro mais importante de Belo Horizonte, com patrocínio de cinco grandes empresas. Foi um sucesso palpável, de mídia, público e qualidade, do qual foram colhidas respostas contundentes e muito gratificantes. O Espetáculo contou com uma equipe composta por verdadeiros ícones do cenário cultural mineiro, equipe esta que segue hoje com Rodrigo Aquino. Fazem parte deste time: o grande pianista e arranjador Túlio Mourão, como Diretor Musical, o respeitado profissional Nestor Sant´anna, na direção artística e orientação de carreira e a renomada professora de canto Babaya na preparação vocal e criação de conceitos de interpretação. O show foi gravado pela Rede Minas de Televisão, e transmitido, em Especial, para todo o Estado e alguns outros pontos do país.
Em 2010, o artista ampliou suas fronteiras, vencendo as montanhas de Minas Gerais e conquistando espaço no disputado mercado do Rio de Janeiro. Hoje, Rodrigo Aquino tem a carreira gerenciada pela Posto 9 Música, produtora carioca de grande porte, responsável por artistas como Kid Abelha, tendo já elencado Lulu Santos e Adriana Calcanhoto, entre outros. Segundo Túlio Mourão, a capacidade de síntese faz de Rodrigo um cronista do cotidiano muito ágil. “A sua sensibilidade e facilidade de comunicação o torna capaz de apreender instantaneamente a realidade,” destaca. Nestor Sant'anna, que trabalha com o artista desde 2008, comenta: “Poeta de consistência, base e boa formação, que se mostra em letras bem feitas e estruturadas, que casam muito bem com as músicas que compõe. Bem diferente de muitos que vemos hoje no mercado”.
 
 
O diretor artístico destaca, ainda, o profissionalismo e a presença cênica do compositor. Babaya, que acompanha a trajetória de Rodrigo há sete anos como sua professora de canto e conscientização corporal, destaca a voz de Rodrigo como uma de suas potencialidades, ao lado das composições inteligentes e swingadas. “Ele chegou para preencher uma lacuna de músicos inquietos, que conjugam boa composição e ritmos envolventes. Lacuna esta aberta por nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento.”
 
Certo da importância de firmar parcerias mais amplas, com seriedade e empenho cotidiano, Rodrigo Aquino comenta: “No início havia apenas eu e a minha confiança. Hoje tenho meus fãs, com um carinho imenso e tangível, a resposta concreta e positiva da mídia especializada, importante vitória, uma equipe de pessoas competentes e respeitadas que abraçaram o trabalho com muita sinceridade e esperança, acreditando com afinco nas canções e nas poesias, e ainda, a confiança de todos eles. Espero seguir neste caminho com profissionalismo, planejamento e dedicação.”
 
 
O que você tem a dizer?, CD de estréia de Rodrigo Aquino, tem o samba como referência, mas transita por várias vertentes da música brasileira, revelando influências ecléticas. Nesta quinta, ele apresenta o trabalho inédito em show no Teatro Dom Silvério. Além das canções do disco, ele mostra outras músicas próprias, presta homenagem a mestres como Ataulfo Alves e Zé Keti, e tem momento especialmente destinado à bossa nova. “Não podia deixar de passar por essa fase da música brasileira que me influenciou muito harmonicamente”, comenta.
Com sete faixas, o CD sintetiza as intenções de Aquino. O compositor defende apresentação condensada, embora tenha mais de 100 músicas prontas para serem levadas a estúdio. “Estamos em plena revolução da indústria fonográfica, precisamos buscar novos parâmetros. Com outros mecanismos à disposição, como a internet, já não faz sentido fazer discos enormes”, argumenta. Ele lembra que, a partir da próxima semana, suas músicas estarão disponíveis para download no site www.rodrigoaquino.com.br. Rodrigo optou por valorizar as autorais no disco, apesar de as versões de sucessos serem bem recebidas pelo público.
Advogado e poeta, Rodrigo Aquino conta que desde criança se dedica à palavra. Por isso, ele diz, as letras têm papel fundamental nas suas composições. O compositor associa crítica social e política a temas cotidianos, tratados com certa ironia. Em Bolinhas de sabão, abre exceção para abordar universo infantil. Fã confesso das letras de Chico Buarque, Renato Russo, Cazuza, Clube da Esquina e Vander Lee, para ele a música tem o papel de expressar as idéias de seus criadores. “Amo essa carreira. Com essa estréia, estou assumindo a escolha desta profissão. A formação em direito contribuiu para a minha noção de mundo”, diz.
 
PROTESTO Apesar do acento crítico das letras, Rodrigo Aquino não defende a música de protesto. Para ele, diversão e reflexão devem estar aliadas em favor do entretenimento. “Os poemas devem despertar vários tipos de sentimentos, mas quem quiser só curtir o balanço vai ficar à vontade. O samba está na alma e estou muito feliz com o resultado dessa fusão de intenções”.
 
Com supervisão técnica e artística de Babaya, preparadora vocal, e do produtor Nestor Sant’Anna, ele conta que a participação dos veteranos foi de grande importância para o acabamento do disco e para a decisão de estrear em mercado concorrido e adverso. “São muitas as dificuldades para quem está começando, mas me acalma pensar que, todos os dias, os artistas têm de se reinventar para manter o espaço conquistado. É como um recomeço sempre, para todo mundo”, avalia.
 
fonte http://rodrigo-aquino.conexaovivo.com.br divirta-se

Nenhum comentário: