sábado, 9 de fevereiro de 2013

Kleiton & Kledir




Kleiton & Kledir é uma dupla de músicos brasileira. São irmãos e nasceram em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. São cantores e compositores de música popular brasileira. São irmãos do também músico Vitor Ramil.

Kleiton e Kledir Alves Ramil começaram a estudar música muito cedo e, nos anos 70, lançaram com mais três amigos a banda Almôndegas. Foram quatro discos, uma infinidade de shows e a mudança para o Rio de Janeiro. Quando o grupo se dissolveu, os irmãos decidiram prosseguir a carreira em dupla.

Almôndegas
Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla. O sucesso foi imediato e os shows atraíam muitos por todo o Brasil. Lançaram cinco discos (mais um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows nos Estados Unidos da América, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova Iorque, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Fafá de Belém, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Belchior, Emilio Santiago, Cláudia Leitte e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Páez, a cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro e a japonesa Chile.

Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como "deu pra ti" e "tri legal". Segundo um crítico da época, parecia "uma dupla de ingleses, cantando numa língua que lembra o português". Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o governo do estado lhes conferisse o título de "Embaixadores Culturais do Rio Grande do Sul".

Em 1987, apesar de tanto sucesso, a dupla resolveu se separar. Depois de sete anos, retomaram a carreira. Lançaram os CDs Dois (Som Livre), Clássicos do Sul (Universal) e coletâneas que venderam mais de meio milhão de cópias. Estiveram em Paris apresentando uma série de shows no Museu do Louvre e viajaram duas vezes em turnê pelos EUA. No carnaval carioca de 2002 foram homenageados pela Escola de Samba Caprichosos de Pilares, que desfilou com um enredo inspirado na canção Deu pra ti.

Em 2005 gravaram o CD/DVD “Kleiton & Kledir – ao vivo” (Som Livre/RBS), que traz uma releitura da carreira de tanto sucesso. O disco, com produção do inglês Paul Ralphes, recebeu o Prêmio TIM de Melhor Disco do Ano, na categoria Canção Popular. 

Em 2008, preparavam a gravação de um novo disco de inéditas que deveria sair em 2009. Enquanto isso, seguem viajando por todo o Brasil com o show do CD/DVD Kleiton & Kledir – ao vivo, onde fazem uma releitura da carreira de tanto sucesso. O disco é um lançamento Som Livre/RBS - com produção do britânico Paul Ralphes – e recebeu o Prêmio TIM de Melhor Disco do Ano, na categoria canção popular.

Em 2009, lançaram “Autorretrato”, disco de inéditas pela Som Livre, que recebeu o Prêmio Açorianos de “DVD do ANO” e foi finalista do troféu “MELHOR DISCO”, no 21º Prêmio da Música Brasileira. O CD tem produção de Paul Ralphes e o DVD traz um filme-documentário com direção de Edson Erdmann. 

O CD e DVD Autorretrato, lançado em 2009 é um projeto de músicas inéditas. O DVD, em formato documentário, reúne as músicas inéditas e as histórias que permeiam suas criações, contando um pouco da vida da dupla gaúcha. Autorretrato a música título, é uma conversa entre dois amigos, onde cada um desabafa e revela seus segredos.

Recentemente, K&K receberam várias homenagens, entre elas o título de Cidadãos Portoalegrenses. Kleiton foi condecorado como Cônsul Emérito do Grêmio e Kledir recebeu o título de Cônsul Cultural do Internacional. A vida dos irmãos foi tema do enredo da Academia do Samba, no carnaval de Pelotas e receberam uma homenagem especial no Prêmio Açorianos de Música de 2011, pelo conjunto da obra.

Discografia
No Almôndegas
  • Almôndegas - (1975)
  • Aqui - (1975)
  • Alhos com Bugalhos - (1977)
  • Circo de Marionetes - (1979)
Pós-Almôndegas
  • Kleiton & Kledir - (1980)
  • Kleiton & Kledir - (1981)
  • Kleiton & Kledir - (1983)
  • Kleiton & Kledir - (1984)
  • Kleiton & Kledir - (1986)
  • Sim (Kleiton Ramil) - (1990)
  • Ao Vivo (Kledir Ramil) - (1991)
  • Minha História (Coletânes K&K)- (1995)
  • Personalidade (Coletânes K&K) - (1996)
  • Obras Primas (Coletânes K&K) - (1996)
  • Dois - (1996)
  • Clássicos do Sul - (1997)
  • Millenium (Coletânes K&K) - (1998)
  • Sem Limite (Coletânes K&K) - (2001)
  • Kleiton & Kledir Ao Vivo - (2005) - disco ao vivo, também lançado em DVD
  • Autorretrato - (2009) - disco também lançado em DVD
  • Par Ou Ímpar - (2011)
  • Par Ou Ímpar (Ao Vivo) - (2012) - disco também lançado em DVD

FONTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kleiton_%26_Kledir
http://www.kleitonekledir.com.br


Almôndegas, a banda que é um marco na história da música popular do Rio Grande do Sul, lançou seu primeiro LP em 1975. Formada por Kleiton, Kledir, Quico Castro Neves, Pery Souza e Gilnei Silveira, a banda é até hoje cultuada como precursora de uma nova era.


Em plena efervescência cultural dos anos 70, em Porto Alegre, Almôndegas mostrou que era possível produzir arte contemporânea a partir de valores regionais. Juntou elementos do folclore gaúcho com o que havia de mais moderno na música brasileira e estourou nas rádios locais. Misturou canções populares com orquestra sinfônica, teatro, grupos de dança e montou espetáculos inesquecíveis. Realizou um trabalho memorável em um cenário até então inexplorado. Desencadeou um movimento de valorização das coisas do sul e elevou em muitos graus a autoestima do povo gaúcho. Uma nova geração surgiu, fazendo música, teatro, cinema, dança, artes plásticas e literatura de alto nível.

  
Em 1977, Almôndegas partiu para o Rio de Janeiro. Kleiton, Kledir e Gilnei levavam outros sonhos na bagagem e contavam com o auxílio precioso dos novos integrantes João Baptista e Zé Flávio.


No total, foram 4 anos e 4 discos que marcaram para sempre uma geração. Almôndegas escreveu um capítulo fundamental da história da música popular do sul do Brasil. Com uma original (e cada vez mais valorizada) sonoridade acústica de vozes, violões, violino, violoncelo e percussões, Almôndegas nunca saiu de moda. A banda se desfez em dezembro de 1978 e até hoje continua sendo estudada e admirada.






Depois de vários anos fazendo sucesso entre os adultos, Kleiton & Kledir, resolveram compor para crianças e lançaram pela gravadora Biscoito Fino o CD “Par ou Ímpar”, com músicas inspiradas nesse universo infantil cheio de fantasia e imaginação. O disco traz canções que falam de bichos, mágicos, bruxas, pirulitos estranhos, pum perfumado, brincadeiras de rua e até uma versão infantil da eterna guerra dos sexos. O CD tem a participação especial da atriz Fabiana Karla e foi indicado a Melhor Disco Infantil, no 23º Prêmio da Música Brasileira.


Entusiasmados com o reconhecimento unânime de público e de crítica, K&K se uniram ao Grupo THOLL para realizar um espetáculo que vai ficar para sempre no imaginário das nossas crianças. O Grupo THOLL é o nosso “Cirque du Soleil”, criador de espetáculos infantis, teatrais e circenses, de extrema alegria, exuberância e bom gosto. “Par ou Ímpar”, o espetáculo reunindo K&K + o Grupo THOLL, foi gravado ao vivo em Porto Alegre e transformado em DVD e Especial de Televisão.



 

Nenhum comentário: