segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ira!



Sempre gostei mais desta "Poço de Sensibilidade", pela poesia, música e instrumentação... "Por entre ruas, entre carros e placas Luzes, cheiros e toques Eu sou um poço de sensibilidade te buscando na cidade Eu sou um poço de sensibilidade Entre veludos e cetins Fantasias e brinquedos Desejos e um certo medo Cheiros e toques Eu sou um poço de sensibilidade Te buscando na cidade Eu sou um poço de sensibilidade O seu sorriso no meu dia-a-dia A sua palavra em meu vocabulário Minha professora, eu aprendi tudo errado Te buscando na cidade Eu sou um poço de felicidade Com seu nariz furando o vento Com um certo ar de autoridade Eu fico louco, louco de saudade Sou um cara afortunado perto de ti eu sou um poço de sensibilidade"



*******Flashback

Ainda tem a música "Flashback": "Quando seu rosto aparecer na minha porta\E seu olhar simplesmente encontrar\O meu sorriso dizendo bem vinda\Pode chegar\Quase parada você vai entrar encabulada\Vendo que aqui pouca coisa mudou\Nós sentaremos\Sentindo que agora tudo, tudo passou\Acho que eu mereço ganhar\O prêmio nobel da paz\Acho que que eu preciso brindar\O nosso amor\Mas de repente eu me vejo sozinho\E minha porta fechada pro amor\Foi só um flash-back\Por que meu cigarro neste instante apagou\Acho que eu mereço ganhar\O prêmio nobel da paz\Acho que que eu preciso brindar\O nosso amor".           ********

E o que dizer da introdução ao romantismo em "TELEFONE (Isso é Amor) - Ira e Pato Fu".
 

***** Também gosto de ouvir o Ira! cantando "Sentado a Beira do Caminho" *****   

Ira! foi uma banda brasileira de rock and roll, formada em 1981, na cidade de São Paulo. A banda anunciou seu término em setembro de 2007. No final dos anos 70, no outono da ditadura militar, Edgard Scandurra, fascinado pelo punk rock e, em busca desse som, ia a shows na periferia da cidade, para trocar informações com o pessoal. Foi então que Edgard e seu amigo Dino resolveram montar uma banda que tocasse punk, sem esquecer de Led Zeppelin e Jimi Hendrix. Nascia aí a banda Subúrbio.

O Girassol

Nessa época, Edgard estudava no Colégio Brasílio Machado, onde volta e meia topava com um sujeito esquisito chamado Marcos Valadão Rodolfo, de apelido Nasi. Mesmo sem conhecê-lo, Edgard sentia simpatia pelo modo com que ele se vestia, e num desses encontros os dois acabaram se conhecendo, e ficando amigos.  

Tarde Vazia

Mais tarde, Edgard chamou o Nasi para participar do Subúrbio, no festival interno do colégio Objetivo. Nessa época, o grande hit do Subúrbio era "Pobre Paulista", que mais tarde viraria um dos grandes hits do Ira!.

Pobre Paulista

Em 1980, Edgard foi convocado para servir o exército, e foi lá onde Edgard iria compor N.B. ("Núcleo Base"), que por sua vez também viraria um grande hit do Ira!, um ano depois (em 1981), Nasi chamaria o amigo Edgard para tocar num show na PUC e ali surgiria o Ira!, ainda sem exclamação, e com nome inspirado no Exército Republicano Irlandês. Completavam a formação o baterista Fabio Scattone, e o baixista Adilson.

Prisão das Ruas

Momentos silenciosos, foram aqueles Em que eu e você, ficamos nos olhando, a sós Momentos mágicos, onde eu esquecia Da realidade da minha vida, do meu dia-a-dia A paz do meu espírito, em doses homeopáticas Podia ser mais, mas eu sei que é só isso Eu insisto Eu confesso...eu não presto, mas existo Momentos silenciosos, foram aqueles Em que eu e você, ficamos nos amando, a sós Seu rosto, seu sorriso Sua pele, sua musicalidade me acalmavam (doce ópio) Na fila dos bancos No trânsito confuso Ouvindo o rádio em qualquer estação Preparado para a prisão, das ruas Prisão das ruas (é isso aí)

Dois anos se passaram até que o produtor Pena Schimidt descobriu a banda, nessa época contando com Charles Gavin (viria a se tornar membro dos Titãs) na bateria e Dino (velho companheiro da antiga banda Subúrbio) no contrabaixo, e os levou até a gravadora Warner, onde o Ira! gravaria seu primeiro compacto. O compacto contava com as músicas "Gritos na Multidão" e "Pobre Paulista".

Gritos na Multidão

O Ira! surgiu a partir da banda Subúrbio, que agregou o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ultraje a Rigor) e o vocalista Nasi. Depois de algumas mudanças de formação, a banda se estabilizaria ao redor dos dois e do baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung, ex-Titãs. O grupo lança seu primeiro disco, Mudança de Comportamento, em 1985, mas o sucesso só viria em 1986, com o álbum Vivendo e Não Aprendendo, com hits como "Dias de Luta", "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você" (esta última incluída na abertura da novela O Outro, da Rede Globo, no ano de 1987).

Flores em Você

Depois de se afastar da mídia por preferir continuar atrelada às suas raízes punk e de lançar vários discos nos anos 80 e 90, o Ira! retoma o sucesso entre o fim da década de 90 e o início do século XXI, com os álbuns Isso é Amor, de 1999, MTV ao Vivo, de 2000, Entre Seus Rins, de 2001 e Acústico MTV, de 2004, Juntos, esses quatro álbuns venderam mais de 500 mil cópias, consolidando a banda entre os maiores nomes do rock brasileiro.

Bebendo Vinho - 1999


Em 2007 o grupo lançou o que viria a ser o seu último álbum, intitulado Invisível DJ. No Inicio de setembro de 2007, após brigas com o irmão e empresário Airton Valadão, Nasi retirou-se da banda (indeterminadamente), antes do Ira! entrar de férias, algo previsto para 2008. Em novembro de 2007, o guitarrista da banda, Edgard Scandurra anuncia através de uma conta do site Orkut, que a banda Ira! estava findada e que os membros restantes estariam agora com uma banda nova. Nessa banda a formação seria a mesma do grupo Ira!, exceto o vocal que seria assumido pelo guitarrista Edgard. O nome da banda seria Trio. Porém o projeto foi cancelado antes mesmo de acontecer, conforme informou o baterista Andre Jung, no mês de fevereiro de 2008.

Tolices

Com isso os ex-integrantes do Ira! assumiram totalmente seus projetos, até então, paralelos. Nasi, segue em carreira solo e já lançou dois discos Onde os Anjos Não Ousam Pisar, de 2006 e Vivo na Cena, indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2010. Frequentemente faz participações em shows de outras bandas e especiais.

Edgard Scandurra lançou seu DVD Ao Vivo, é guitarrista da cantora pernambucana Karina Buhr e de Arnaldo Antunes, retomou a banda Smack - outra banda que fez parte no início dos anos 80, além dos projetos Les Provocateurs, Pequeno Cidadão, A Curva da Cintura, ao lado de Arnaldo e o músico de Mali Toumani Diabaté e de participar de shows da banda Cidadão Instigado. André Jung toca na banda F.A.U.T., ao lado de João Gordo, tem o projeto Urban ToTem, e é produtor de bandas novas do pop/rock nacional como Stevens e Manu Gavassi. Gaspa retomou a banda Gaspa & Os Alquimistas e está gravando seu 1º álbum solo com participações de Marcelo Nova e Wander Wildner.

Por Amor

No dia 27 de junho de 2012, Nasi e Airton Valadão Júnior, irmão do cantor e ex-empresário da banda, anunciaram à imprensa uma reconciliação após cinco anos de brigas públicas e judiciais. Os irmãos pretendem encerrar os processos que moviam um contra o outro e a marca Ira!, que pertencia a Júnior, voltará para Nasi. A volta da banda aos palcos não foi anunciada. No inicio do ano, em sua página no Facebook e no seu Blog, o vocalista disse que não queria voltar com o grupo, mas estava disposto a retomar a amizade com Edgard Scandurra.
Boneca de Cera


Integrantes
Última Formação
  • Nasi - Voz
  • Edgard Scandurra - Guitarra, Violão e Vocal
  • André Jung - Bateria e Percussão
  • Ricardo Gaspa - Baixo
Antigos
  • Adilson Fajardo - Baixo
  • Fábio Scattone - Bateria
  • Victor Leite - Bateria
  • Charles Gavin - Bateria
  • Dino Nascimento - Baixo

Teorema

Ira! e Pitty - Eu Quero Sempre Mais

CURIOSIDADE Nasi, ex-Ira!, lança autobiografia

Cinco anos depois de uma separação violenta, com direito a brigas, interdições judiciais e xingamentos públicos, Nasi, 50, ex-vocalista do Ira!, lança no dia 10 de setembro de 2012 um livro sobre sua vida no qual dá sua versão para o fim de uma das mais queridas bandas do rock brasileiro. "A Ira de Nasi", escrito pelos jornalistas Mauro Beting e Alexandre Petillo, conta as histórias de Nasi e do Ira!

Inicialmente, ele procurou o jornalista Alexandre Petillo, que havia trabalhado longamente em uma biografia do Ira!, nunca lançada por causa do fim da banda. Mas Petillo havia se mudado para o interior de São Paulo. Nasi convidou então Mauro Beting para escrever o livro, usando como base pesquisas de Petillo e adicionando suas próprias investigações sobre os motivos da separação do Ira!.

Segundo Nasi, o livro é um relato honesto e imparcial dos 26 anos do Ira! e de seus 50 anos de uma vida atribulada e cheia de momentos dramáticos. "Há histórias ali que nem pessoas próximas da banda conheciam", diz. Uma dessas histórias, que deixou marcas profundas, foi o romance de Nasi com uma então namorada de Edgard.

Segundo o livro, Edgard chegou a ameaçar "quebrar a cara" de Nasi e abandonar o grupo, em 1995. "Esse triângulo amoroso foi uma chaga na vida do Ira!", diz Nasi. Mas nenhuma história chega perto do caso de Nasi com uma moça cuja família fazia parte de uma perigosa quadrilha de estelionatários que fraudava o INSS. É uma trama policialesca de primeira, com direito a sequestros, ameaças de morte, tortura e até magia negra. "Pouca gente sabe, mas a banda quase acabou por causa desse episódio", conta.

O envolvimento do cantor com drogas também é relatado em detalhes: "Eu assumo tudo de errado que fiz, não tenho problema nenhum em contar o que aconteceu". Ele diz que chegou a ser ameaçado de morte por ter contraído uma dívida imensa com um traficante e se internou voluntariamente numa clínica em 1997 para curar sua dependência de cocaína. "Minha casa virou a meca da coca", conta Nasi no livro, em que relata visitas de figuras ilustres como o músico australiano Nick Cave e Sebastian Bach, vocalista do grupo de hard rock Skid Row, e que, segundo Nasi, acabou "se apaixonando" pelo traficante que abastecia a casa.

Nasi diz não ter ideia de como será a reação de seus ex-companheiros do Ira! ao livro: "Minha única preocupação foi contar a verdade e falar dos fatos, sem julgar ninguém". Mas ele admite que faltou maturidade à banda: "A relação profissional do Ira! sempre foi muito infantilizada. Todo mundo tem responsabilidade pelo que aconteceu. Sabe, os Rolling Stones estão aí há 50 anos. Eles não aguentam nem olhar para a cara uns dos outros, mas souberam ter uma relação profissional adulta e pensar na banda antes de tudo. E isso, nós nunca soubemos".

Um Girassol da Cor de Seu Cabelo

Música de Lô Borges e Marcio Borges, cantada pela banda IRA! com participação de Samuel Rosa do Skank. Letra: "Vento solar e estrelas do mar A terra azul da cor de seu vestido Vento solar e estrelas do mar Você ainda quer morar comigo? Se eu cantar não chore não É só poesia Eu só preciso ter você Por mais um dia Ainda gosto de dançar Bom dia Como vai você? Sol, girassol, verde, vento solar Você ainda quer morar comigo? Vento solar e estrelas do mar Um girassol da cor de seu cabelo Se eu morrer não chore não É só a lua É seu vestido cor de maravilha nua Ainda moro nesta mesma rua Como vai você? Você vem? Ou será que é tarde demais? O meu pensamento tem a cor de seu vestido Ou um girassol que tem a cor de seu cabelo?"

FONTE


Nenhum comentário: