terça-feira, 10 de maio de 2011

Marcos Ariel


Marcos Ariel é um pianista, tecladista, arranjador e compositor brasileiro. Mistura jazz, samba, choro e valsa em suas músicas.

Seu primeiro disco, "Bambu", de 1981, recebeu o prêmio "Chiquinha Gonzaga" de 1983 e foi lançado em outros países. Participou do Free Jazz Festival em São Paulo em 1986 e no ano seguinte no Rio de Janeiro.


No final dos anos 80, quando seu disco "Terra de Índio" teve grande êxito nos Estados Unidos, Ariel passou a se dedicar à carreira internacional, se apresentando com freqüência no exterior.

Assinou contrato em 1990 com a gravadora norte-americana Nova Records, que lançou os CDs "Rhapsody in Rio" (com o saxofonista Justo Almário) e "Hand Dance", ambos lançados nos EUA, Europa e Japão.

Em 1999 gravou "My Only Passion" pela PRC. No Brasil, foi lançado em 1999 a coletânea "Marcos", incluindo as faixas "Trem das Sete", "Calma", "Quatro Cantos", "Baía de Guanabara", "Terra de Índio" e outras.


 A carreira do pianista Marcos Ariel é uma das mais prolíficas e bem-sucedidas entre nossos instrumentistas. Esse jovem-veterano começou no grupo Cantares, em 1976, após intensivos estudos de piano, depois ganhou experiência liderando o grupo Usina, com qual gravou seus primeiros discos. Seguindo seu caminho, atuou em inúmeros contextos, desenvolvendo seu estilo e sua linguagem em várias áreas, sempre com equilíbrio, inventividade e consistência. Conheço Marcos Ariel há 20 anos, quando lançou seu primeiro disco, Bambu, constatando estar diante de um valor promissor com um futuro brilhante. Na ocasião, em crítica no "Jornal do Brasil", afirmei que, além de pianista e flautista, Ariel era um compositor e arranjador de grande futuro. O tempo confirmou minhas previsões e, indo além delas, firmou seu nome internacionalmente. Vivendo dez anos na ponte aérea Rio-Los Angeles, muita água rolou por baixo da ponte de Ariel, gravando uma série de discos que sedimentaram ainda mais o seu talento, aqui e nos Estados Unidos. (J. D. Raffaelli, crítico musical de "O Globo", novembro de 2000)


DISCOGRAFIA
  • Título: Marcos
  • Título: Visconde Mauá
  • Título: Piano com Tom Jobim
  • Título: Conversa com os Anjos
  • Título: outono
  • Título: Smooth Jazz Project (em produção)
"Há mais de dez anos na ponte aérea Rio-Los Angeles, o talentoso pianista lança "marcos", uma coletânea gravada entre 1980 e 1992, nas duas cidades. O CD é uma revisão da carreira de Ariel." (J. D. Raffaelli, O Globo, janeiro de 2000) É um cd de música instrumental elaborado a partir de gravações de sucesso em seus antigos LPs e CDs e conta com a participação de grandes nomes como Victor Biglione, Zé Nogueira, Daniel Garcia, João Baptista, Élcio Cáfaro, Ricardo Silveira, Marcelo Costa, Zé Renato, entre outros.

Lançado em 1999, com excelente receptividade no Brasil, foi também lançado nos EUA, em 2001, com o nome de Enchanted Falls/Paras Recordings. O CD é um tributo a beleza e exuberância da região de Visconde de Mauá e contém um belíssimo ensaio fotográfico de Marcelo Paes, premiado fotógrafo da região. Neste CD, Marcos Ariel mostra também sua outra tão preciosa habilidade, a de flautista. É um CD relaxante que tem sido utilizado em consultórios, aulas de terapia corporal, alongamento, yoga etc.

"Ao gravar Piano com Tom Jobim, Marcos Ariel concretizou um grande sonho - gravar músicas do maior compositor brasileiro de todos os tempos, um dos mais interpretados e gravados no Século XX. Marcos Ariel gravou este tributo em piano-solo, interpretando as músicas de Jobim de forma singela, sublimando suas melodias com respeito, admiração e dedicação, inserindo variações e inflexões de forma sutil, sem exibicionismos gratuitos ou pretenso virtuosismo." (J. D. Raffaelli, O Globo, novembro de 2000)

Que tal combater o stress, provocado quase sempre pelo mundo acelerado em que vivemos? Que tal cuidar da saúde, relaxar e ter um momento de paz? Que tal conversar com os anjos? Saúde, paz e bem-estar. Estes são os dispositivos que direcionaram Marcos Ariel durante o tempo em que compôs o CD Conversa com os Anjos. Neste CD, composto de melodias que tranqüilizam e relaxam, o pianista Marcos Ariel também executa belos solos de flauta. Lançado em 2001 no Brasil e em fevereiro de 2002 nos EUA (Conversations with Angels/Paras Recordings).

LANÇAMENTO EM 10 DE DEZEMBRO DE 2002 - Uma co-produção da Humaitá Music com a Editora 7 Letras. Este CD, em piano-solo, com todas as composições de autoria de Marcos Ariel, faz parte do livro de poesia 'outono', da poeta e produtora Helena Rego Monteiro. Gravado na noite do dia 23 de setembro de 2002 por Eduardo Monteiro, no piano Steinway & Sons da Sala Cecília Meireles, afinado por Guthenberg.

A pedido dos fãs brasileiros, Marcos Ariel apresenta no CD Smooth Jazz Project uma seleção de músicas do CD My Only Passion (1999) e do Magic Eyes (2000), ambos lançados pela gravadora americana PARAS RECORDINGS . É um CD de smooth jazz que conta com a participação de grandes instrumentistas americanos e brasileiros, com destaque para a parceria de Marcos Ariel com o virtuoso guitarrista Ricardo Silveira nas faixas Green Eyes e Magic Eyes. Estas músicas foram amplamente executadas nas FMs dos EUA.



FONTE



Nenhum comentário: