segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ronnie Von


Ronnie Von começou a carreira nos meados da década de 1960, na Jovem Guarda, cantando uma versão que ele mesmo escreveu de “Girl”, dos Beatles, por ele batizada de “Meu bem”, e que se tornou um sucesso avassalador...


VIDA E OBRA
 
Ronaldo Lindenberg Von Schilgem Cintra Nogueira, mais conhecido como Ronnie Von, (Niterói, 17 de julho de 1944) é um cantor e apresentador de televisão brasileiro.

Começou sua carreira na época da Jovem Guarda, obtendo grande sucesso, com as canções: "A praça" (de autoria de Carlos Imperial) e "Meu bem" (uma versão em português do próprio Ronnie para a música Girl dos Beatles).


Em 1966, apresentou na TV Record o programa "O pequeno mundo de Ronnie Von", no qual interpretava um personagem baseado no livro O pequeno príncipe, herói da literatura infantil, de Saint-Exupéri. Ficou conhecido por esse apelido durante alguns anos.


No final da década de 60, Ronnie gravou três discos que são verdadeiras relíquias na história da música brasileira. Abusando da psicodelia, muito influenciado por Beatles e antenado com o rock feito na época, Ronnie Von grava um disco homônimo, o "A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre contra o Império de Nunca mais"; e Máquina Voadora.


Por contar com o desapontamento da gravadora, que na época acreditou que os discos não eram comerciais, fizeram pouco sucesso à época. Hoje, são comprados por pequenas fortunas por colecionadores.

Nos anos 70 voltaria a fazer sucesso na televisão. Além de apresentar um programa de auditório na TV Tupi, fez a novela Cinderela 77.

Em 1984 casou-se com a atriz Bia Seidl, de quem logo se separou.

Ronnie Von escreveu o livro Mãe de gravata, em que conta sua experiência de ficar com a guarda dos filhos após a separação.

Definindo-se como um metrossexual, nos últimos anos começou a apresentar programas dirigidos ao público feminino, contando com a participação da sua atual esposa Cristina, que o conhecia desde a infância. Na CNT, comandou o Mãe de Gravata.



Atualmente, Ronnie Von apresenta o programa Todo Seu, exibido diariamente nas noites da TV Gazeta, a partir das 22h15 na TV Gazeta, atualmente seu programa registra audiência qualificada com médias em torno de 2 pontos, pico que bate na casa dos 3. O programa Todo Seu chega a bater de frente com a RedeTV (Superpop).

São poucos os artistas que conseguem vencer a barreira do tempo e garantir seu espaço na mídia a mais de 35 anos depois do início da carreira. Dentre eles, merece destaque Ronnie Von.


Não apenas pelo seu sucesso como cantor, com músicas, como: "Meu Bem" e "A Praça", para citar apenas duas. Mas principalmente pela sua capacidade de superar as adversidades e ressurgir das cinzas, como profissional e ser humano.

Difícil é defini-lo: cantor, ator, apresentador, escritor, botânico, gourmet, empresário, entrevistador, piloto. Ronnie conseguiu a proeza de ser galã e mãe de gravata.


Como teve que assumir a guarda dos dois filhos do primeiro casamento, Ronnie Von, passou a conhecer profundamente o universo feminino e exerceu o papel de pai e mãe simultaneamente. Foi aprendendo tudo que as mulheres precisam saber e hoje conhece mais que a maioria. Resultado, lançou o livro Mãe de Gravata, o sucesso acabou estimulando o projeto de um conhecido publicitário seu amigo, de fazer um programa de televisão voltado para o universo feminino e que ao mesmo tempo atraísse o olhar masculino.

"Estávamos jantando e esse amigo fez um teste de conhecimento sobre bordados num restaurante elegante de São Paulo, visitando mesa a mesa e perguntando que peça era aquela. Ninguém sabia responder. Eu era o único que conhecia".

Hoje, o programa , que leva o mesmo título do livro é apresentado na CNT de Segunda a Sexta, com grande sucesso de audiência. Seja em quantidade como qualidade de telespectadores.

A forma elegante e inteligente de apresentá-lo, o profundo conhecimento dos assuntos abordados, foram conquistando o público e deram ao programa um toque único.

Mas nem tudo são flores na vida de Ronnie Von. Além dos percalços da carreira e da vida de empresário, Ronnie enfrentou uma doença grave e conseguiu superá-la, graças a sua determinação de viver.


No início da carreira Ronnie Von viajou muito pelo Brasil. “Esse é um orgulho que tenho. Conheço o Brasil de ponta a ponta” . No começo o seu conjunto viajava em Kombi , a van da época.

"Meu primeiro carro foi quando estava servindo. Meu pai me deu uma Vemaguete e disse: Comprar a geladeira é fácil. Difícil é mantê-la cheia. Como eu não tinha dinheiro para o combustível, a única coisa que fazia era ficar polindo ela o dia inteiro".


Nas viagens passou seus sustos. Certa vez, atravessando a região do Pantanal, o ônibus enguiçou e foi cercado por índios que mandaram todo mundo descer. Até que um chefe reconheceu o cantor. "Pode imaginar ele falando Ronnie Von. Ficamos com eles até chegar ajuda e comemos juntos".


Hoje, Ronnie Von não costuma mais fazer muitos shows pelo Brasil. “Tenho gravado no exterior e lançado meus discos na Europa e América Latina". Sua atenção maior é dedicada ao programa de televisão.

"Muitos homens assistem e gravam o programa para ver no retorno do trabalho". Orgulhoso do sucesso e reconhecimento do público, Ronnie admite que sua atual esposa, Cristina é que cuida do filho do casal e que as tarefas domésticas estão sob o comando dela, mas reconhece que dá muitos palpites.


O Príncipe dos anos 60 também viveu seu conto de fadas com Cristina, sua amiga de infância, pela qual se apaixonou depois do segundo casamento. Cheio de planos e projetos para o futuro, Ronnie Von é um exemplo de persistência, coragem, fé e talento, de quem aceita os desafios da vida e as ameaças da morte e vai em frente.
 
Em março de 2007 foi lançado na internet um tributo independente dedicado à fase psicodélica da obra do cantor, Tudo de Novo - Tributo a Ronnie Von. A homenagem virtual contou com 30 bandas de todo o Brasil.


FONTE

2 comentários:

Fer Rodrigues disse...

Tb fiz uma pesquisa e escrevi em meu blog um post sobre Ronnie Von, se quiser ver.... só não esta tão completo como o seu.
O meu foco foi a epoca em q ele ficou doente!
Abraços
Fernanda

http://ferssss.blogspot.com/2011/02/ronnie-von-exemplo-de-persistencia-e-fe.html

Elizabeth disse...

Oi Fernanda!
Muito interessante a informação de seu post. Algumas eu até desconhecia.Acredito serem sempre bemvindas as histórias de superação. Grande abraço!