segunda-feira, 16 de maio de 2011

Convite à Música


...e o Show continua. Definitivamente mais-que-Perfeito!

Quando o violoncelista Antonio Meneses, acompanhado da pianista Celina Szrvinsk, se apresentou em Maringá/PR em 2009, a impressão de quem presenciou o concerto no Teatro Calil Haddad é que aquela seria uma experiência única. Não foi, pois Meneses volta à cidade hoje, novamente acompanhado de Celina, para se apresentar mais uma vez dentro do projeto Convite à Música...

Maringá recebeu no projeto “Convite à Música” o violoncelista pernambucano Antonio Meneses, considerado um dos melhores instrumentistas do mundo atualmente e o melhor no violoncelo. A apresentação gratuita aconteceu nesta quinta-feira (12), no Auditório Luzamor.

Meneses fez um duo com a pianista Celina Szrvinsk. Esta foi a segunda apresentação da dupla em Maringá, a primeira foi em setembro de 2009 e para a secretária de Cultura, Flor Duarte, é uma oportunidade rara para apreciar a arte de um instrumentista tão conceituado: “Graças aos nossos parceiros e ao grande sucesso do ‘Convite à Música’ teremos um dos melhores concertos que o projeto já ofereceu”.


O músico já gravou 22 CDs e 3 DVDs e foi solista de grandes orquestras, como as filarmônicas de Berlim, Moscou, Nova York, Israel e Buenos Aires e as sinfônicas de Londres, de São Paulo e de Viena.

Celina Szvinski é professora da Universidade Federal de Minas Gerais e diretora artística da série Concertos Didáticos, um projeto de concertos com grandes nomes da música erudita a preços populares feito há nove anos e o único do Brasil realizado por uma universidade federal.

Antonio Meneses


Antonio Meneses nasceu em 1957 em Recife, em uma família de músicos. Começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade. Aos 16 anos conheceu o famoso violoncelista italiano Antonio Janigro que o convidou a frequentar aulas em Düsseldorf e mais tarde em Stuttgart.


Em 1977, ganhou o 1º Prémio no ARD Concurso Internacional de Munique e em 1982 o 1º Prémio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, em Moscou.

O violoncelista apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo como, a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres, a Sinfônica da BBC e a Sinfônica NHK de Tóquio, entre outras. Ele é também convidado regular de importantes festivais de música. Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara, tendo colaborado com os quartetos Emerson, Vermeer, Amati e Carmina. Desde Outubro de 1998, é membro do Beaux-Arts Trio.

Para além da sua agenda de concertos, Antonio Meneses orienta cursos de aperfeiçoamento na Europa, nas Américas e no Japão. Atua como professor de violoncelo no Consevatório de Berna, Suíça. Antonio Meneses toca um violoncelo de Alessandro Gagliano feito em Nápoles.


Antonio Meneses - violoncelista que vive na Suíça, é um dos mais importantes concertistas de música clássica do mundo. Ganhou os principais prêmios de música na Europa. Começou a tocar aos 10 anos de idade, incentivado pelo pai, que também era músico.

Celina Szrvinsk

Nascida em Goiânia, estudou com Wanda Goldfeld e Wanda Fleury naquela cidade e Luis Medalha no Rio de Janeiro. Na Alemanha concluiu o “Künstlerische Ausbildung” (mestrado) e o "Konzertexamen
(doutorado), tendo sido orientada pelo pianista Michael Uhde.

Vencedora de vários concursos nacionais de piano, entre eles o III Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, no qual recebeu o prêmio “Eastern Illinois University” (bolse de estudos). Foi solista das orquestras Sinfônica Nacional, Sinfônica de Minas Gerais, Sinfônica da USP, da Sinfônica Municipal de Campinas e da Filarmônica de Câmera da Polônia.

Convite à Música em Maringá vai apresentar 32 Sonatas de Beethoven durante o ano

O projeto “Convite à Música” vai oferecer concertos especiais sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês, mostrando interpretações das 32 Sonatas de Beethoven para piano. Cada recital vai apresentar de duas a quatro sonatas, interpretadas por pianistas professores do curso de Música da UEM. Geraldo Ribas, Hideraldo Grosso, Yuri Pingo e Ticiano Biancolino vão se revesar ao longo do ano nos concertos e músicos de outras cidades e estados também serão convidados a participar.


O programa do projeto iniciado nesta quinta-feira 28/04 apresentou a execução das três primeiras sonatas de Beethoven, Opus 2 - nº 1", "Opus 2 - nº 2" e "Opus 2 - nº 3 interpretadas pelos músicos de Maringá. O concerto aconteceu  às 21 horas, no Auditório Luzamor, com entrada franca.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, explica que a interpretação das sonatas de Beethoven no “Convite à Música” é uma parceria entre a Prefeitura e a UEM. “Os professores de Música da UEM ofereceram essa idéia e nós resolvemos colocá-la em prática. A intenção é repetir esses ciclos de apresentações todos os anos com outros autores”, destaca.

Flor Duarte aproveita para convidar a população a conferir os concertos. “Beethoven foi o primeiro escolhido por ser extremamente conhecido, admirado e respeitado. Com os seis anos de apresentações semanais gratuitas do `Convite à Música`, nosso público fiel está cada vez mais exigente. Esperamos que a comunidade compareça para prestigiar os artistas maringaenses e continuar contribuindo com o sucesso do projeto”, destaca.

FONTE

HNEWS

Nenhum comentário: