quarta-feira, 18 de maio de 2011

Domenico Lancellotti


Domenico Lancellotti (Rio de Janeiro, 1972) é um músico brasileiro, toca violão, percussão, bateria e também canta. Domenico vem de uma família de ascendência italiana.

O seu pai, Ivor Lancellotti, é um conhecido e respeitado compositor e cantor de samba, pelo que Domenico cresceu muito influenciado pelo seu ritmo.

Tem colaborado com vários artistas como o Quarteto Em Cy, Daniel Jobim, Caetano Veloso, Fernanda Abreu e Adriana Calcanhotto.

Nos anos noventa formou uma banda de rock experimental chamada ‘Mulheres Que Dizem Sim’, influente banda carioca na ativa durante os anos 1990. Nesse período conheceu Moreno Veloso e Alexandre Kassin, que se converteram imediatamente nos seus melhores amigos e com quem começou a trabalhar.



Atualmente participa em vários projetos nomeadamente Os Ritmistas (NR/Dubas) com Stephane San Juan e Dany Roland, Orquestra Imperial, com Berna Ceppas e Kassin, e +2 com Moreno e Kassin.

O músico de 38 anos tem história dentro do cenário musical brasileiro. Domenico também já esteve envolvido com a Orquestra Imperial, com a variação sonora do trio +2 e seguiu turnê com a cantora Adriana Calcanhotto, além de participar de projetos de outros artistas.



O primeiro CD solo do músico, ''Cine Privê'' (Selo Coqueiro Verde, preço sob consulta), tem produção primorosa, colocando à frente a bateria, teclados e efeitos paranoicos numa faixa que, a princípio, passa a impressão de ser ‘calminha''. Domenico canta submerso pelo instrumental.

O álbum, que faz referência ao cinema, deixa a ligação entre a sétima arte e música mais clara ao se ouvir o disco, sendo que as faixas vão se conectando como trechos do roteiro de um mesmo filme. "É uma relação antiga, mesmo quando o cinema era mudo havia música tocada ao piano nas sessões. A música serve como suporte de emoção à cena e liga diretamente a imagem ao sistema nervoso", explica Domenico.

O músico se inspira em imagens e paisagens para compor e conta que o cinema está presente também no tratamento sonoro das músicas. "As composições vieram naturalmente, enquanto estava sozinho ou em parceria. A sonoridade de cada canção passa um tipo de emoção, tal como o cinema."



As referências musicais de Domenico são muitas e começaram na infância, já que ele é filho do compositor Ivor Lancellotti, que já foi gravado por nomes como João Nogueira, Beth Carvalho, Roberto Carlos e Angela Maria.

"Acho que faço MPB pela minha trajetória musical. Mas estou aberto a qualquer estilo. Tenho muita ligação com os ritmos nacionais por causa do meu pai. Ele não gostava que a gente ouvisse rock. Talvez acreditasse que fosse uma negação da música brasileira", diz.

fonte

DGABC

wikipédia

Nenhum comentário: