sábado, 10 de dezembro de 2011

Shaman

A banda SHAMAN, um dos principais e mais conhecidos nomes do Heavy Metal do Brasil, estreiou em maio/2011 seu mais novo site oficial. Com quase uma década de existência a banda conta com a atual formação: Thiago Bianchi (voz), Ricardo Confessori (bateria), Leo Mancini (guitarra) e Fernando Quesada (baixo e violão).

Com um som progressivo e melódico inconfundível o quarteto mostra em quatro CDs de estúdio e mais três DVDs ao vivo, incluindo o belíssimo “Shaman & Orchestra”, gravado no Festival Masters of Rock,  a força do metal brasileiro.

Shaman é uma banda brasileira de power metal/heavy metal formada em 2000 por três ex-integrantes do Angra - Andre Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori. Algum tempo depois, o guitarrista Hugo Mariutti se uniu ao grupo, e completou a formação que durou até 2006. Ainda no fim de 2006, Ricardo Confessori anunciava a volta da banda com uma nova formação que está junta até hoje.



História

A banda foi formada no segundo semestre de 2000, quando os músicos Andre Matos (vocal e teclado, ex-Viper ), Luis Mariutti (baixo, ex-Firebox ) e Ricardo Confessori (bateria, ex-Korzus) deixaram a banda Angra. Na época de sua formação, a nova banda não tinha um guitarrista, sendo então Hugo Mariutti (Henceforth), irmão de Luis, chamado inicialmente apenas para auxiliar nas composições. O resultado obtido foi tão positivo e inesperado que se terminou por incorporá-lo à banda.

O nome escolhido para a nova banda, Shaman, significa "aquele que enxerga no escuro", é representado de maneira geral pelos sacerdotes que curam através dos elementos da natureza. De origem siberiana, os shamans ganharam o mundo e se disseminaram em praticamente todas as culturas. No Brasil, os shamans (também grafado como xamãs) são representados principalmente pelos pajés indígenas.

O Shaman logo começou trabalhando para se tornar conhecido e firmar seu nome dentro do cenário heavy-metal. Iniciou com uma turnê de estréia, que passou pela Europa e América Latina, obtendo grande receptividade da crítica e do público. Para executar os teclados ao vivo a banda contou com o renomado músico Fábio Ribeiro (Blezqi Zatsaz, ex-Angra, A Chave do Sol, Desequilíbrios, III Milênio, Clavion, Anjos da Noite e Overdose).

Mesclando heavy metal, música clássica e world music, a banda deu início às gravações de seu primeiro álbum, intitulado Ritual, em janeiro de 2002. O disco foi inteiramente gravado na Alemanha, com exceção de algumas participações especiais que foram registradas no Brasil e EUA. A produção ficou a cargo do renomado produtor e multi-instrumentista Sascha Paeth (Angra, Edguy, Avantasia, Rhapsody, Virgo, Epica).

Ritual foi bem recebido no Brasil e em todo mundo, sendo lançado em mais de 15 países. A turnê World Ritual Tour durou um ano e meio, passando por diversos lugares do Brasil, Ásia, América Latina e Europa. Foram mais de 130 shows neste período, alguns reincidentes.

Durante o ano de 2003, o Shaman esteve nos primeiros lugares das votações da mídia especializada, e a grande surpresa foi ter seu único álbum até então lançado eleito como o melhor disco de 2002 e 2004 pelos leitores da Folha de S. Paulo, veículo o qual abrange uma gama extensa de leitores de diferentes perfis. Ainda em 2004, a banda abriu o show do Iron Maiden no estádio do Pacaembu em São Paulo para aproximadamente 45.000 pessoas.

O primeiro DVD: RituAlive

A banda então aproveitou para lançar o show gravado ao vivo em 2003 na casa de shows paulistana Credicard Hall com a participação de vários convidados especiais (Tobias Sammet, Marcus Viana, Andi Deris, Sascha Paeth, George Mouzayek e Michael Weikath). O novo trabalho, saiu em CD e DVD, intitulado RituAlive, recebeu ótimas críticas e vendeu muito bem. Segundo o diretor da Universal Music do Brasil, RituAlive é o melhor DVD do gênero lançado no país devido à qualidade e conteúdo.

A mudança de nome e o segundo disco: Reason

Em 2005, com o segundo álbum de estúdio praticamente finalizado e pronto para o lançamento e buscando evitar possíveis problemas jurídicos, foi anunciada uma mudança no nome. A banda decide acrescentar um A em seu nome, passando a se chamar Shaaman, porém este ajuste não afetaria na pronúncia do nome. Em 2008, Ricardo Confessori viria a dizer que nunca houvera problemas jurídicos e que mudança ocorreu após uma consulta com um numerólogo, que orientou o acréscimo de um "A" para que a carreira da banda decolasse de vez. Os ex-membros mantém a versão inicial, que já citava a consulta a um xamã verdadeiro após os problemas jurídicos.

Nos meses seguintes chega às lojas o álbum Reason. Com uma "pegada mais direta", o novo álbum mostrou uma banda mais madura e segura, sem medo de quebrar rótulos e inovar. Andre Matos apresenta um vocal mais agressivo, Hugo Mariutti se envereda pelas guitarras densas e pesadas e a dupla Ricardo Confessori e Luis Mariutti se mostra mais coesa.

O resultado de Reason, que dessa vez foi gravado no Brasil pelo mesmo produtor do primeiro disco, Sascha Paeth, é o resgate de todo o peso, feeling e espírito do heavy-metal dos anos 80, incluindo aí a presença de elementos eletrônicos.

Enquanto Ritual privilegiava a inegável virtuose dos músicos, Reason abriu espaço para a alma e o coração da banda. A música ficou mais orgânica, o que ajudou a evidenciar o contraste entre guitarras pesadas, teclados em estilo new age e batidas tribais de world music. Essa mudança desagradou a alguns fãs, mas também atraiu uma nova leva de seguidores que se identificou mais com o novo estilo.

O primeiro álbum single do disco é Innocence. Ela chega às rádios e logo divide o ranking entre as mais pedidas do país. O sucesso se repete na TV com a estréia de um videoclipe. Apesar da boa divulgação, problemas de logística afetaram a distribuição do disco, o mesmo se diz do fator internet que contribuiu para uma baixa vendagem de discos, somada a entrada da banda numa gravadora de porte menor.O segundo single viria a ser "More".

A banda fez uma boa turnê com o Reason, mas problemas entre os integrantes começaram a ocorrer, e a banda resolveu tirar férias do palco.

Depois de seis meses parados o baterista Ricardo Confessori anunciou o fim do Shaman no dia 10 de outubro de 2006 através de um comunicado ao fã clube oficial For Tomorrow. Surgiram boatos dizendo que Hugo Mariutti, Andre Matos e Luís Mariutti iriam expulsar Ricardo Confessori da banda, mas por ter a banda registrada em seu nome, tentou acordo de participação nos lucros e, ao não aceitarem, os antigos membros saíram da banda.

Outros boatos dão conta de que quem sairia era Ricardo Confessori por problemas com bebidas alcoólicas e a banda estava até tocando sem ele já. Por ter a banda registrada em seu nome, ele expulsou os antigos membros e chamou os novos integrantes. Após a reformulação e lancamento da banda, antigos membros entraram com um processo, em 2007 (6 anos após o pedido de registro no nome de Ricardo Confessori), e o caso está sub judice, com pedido de nulidade do registro (Processo INPI nº 822938596).

Os demais se pronunciaram numa carta aos fãs.


Renascendo das cinzas

Conforme entrevista concedida pelo próprio Ricardo Confessori a uma revista especializada sobre bateria e percussão ("BATERA" - dezembro/2006), o Shaaman está de volta com uma nova formação e gravando novas músicas que prometem para o novo álbum, que está previsto para chegar ao mercado no segundo semestre de 2007.

Escolhidos a dedo por Ricardo Confessori, os novos integrantes vêm de bandas um tanto quanto conhecidas no cenário nacional: Karma, de onde veio Thiago e o tecladista convidado Fabrizio; e Tempestt, de Léo; além do novato Fernando Quesada.

Obs.: Agora o nome do "Shaaman" voltou à grafia original, "Shaman", com apenas um 'a'.


O primeiro DVD da nova formação: AnimeAlive

Depois da reestruturação do line up da banda em 2006 e o lançamento do álbum Immortal em 2007, a banda SHAMAN gravou seu novo DVD no último dia 20 de julho no Anime Friends 2008.

Com o time completo em cena, a banda pode mostrar a que veio para um público de mais de 18 mil pessoas, com um set list que contou com músicas antigas e novas.

Com lançamento em 2009, o DVD contém surpresas para os fãs como: histórias da reestruturação da banda, como foi a gravação do CD, cenas de backstage e o dia-a-dia de uma das maiores bandas de Heavy Metal nacional da atualidade.



Integrantes/Atualmente

Thiago Bianchi - Vocal (2006-Presente)
Léo Mancini - Guitarra (2006-Presente)
Fernando Quesada - Baixo (2006-Presente)
Ricardo Confessori - Bateria (2000-Presente)
Fabrizio Di Sarno - Teclado (músico convidado)

Ex-Integrantes

Andre Matos - Vocal (2000-2006)
Hugo Mariutti - Guitarra (2000-2006)
Luís Mariutti - Baixo (2000-2006)
Fábio Ribeiro - Teclado (músico convidado)
Integrantes do Shaman ao longo do tempo
  • Discografia
Demos
Demo (2001)
One Life (2007)

Shaman: banda apresenta novo trabalho na JP Online


Thiago Bianchi e Léo Mancini foram convidados aos estúdios da JP Online para apresentar o novo trabalho da banda de Heavy Metal Melódico Shaman. Integrantes da última formação da banda que, além dos entrevistados, conta com Fernando Quesada no baixo e Ricardo Confessori na bateria, único remanescente da antiga formação, o vocalista e guitarrista da banda conversaram com Rafael Boro e Rodrigo Ramon sobre Origins, último CD, além de falar um pouco sobre o bom e velho metal em uma conversa descontraída.

Álbuns de Estúdio
Ritual (2002)
Reason (2005)
Immortal (2007)
Origins (2010)

Álbuns ao Vivo
RituAlive (2003)
Anime Alive (2009)

Singles
Fairy Tale (2003)
Innocence (2005)
In The Dark (2007)
Ego (2010)

Videografia
DVDsRituAlive (2003)
Anime Live 2008 Lançado em junho de 2009 (2009)
Shaman & Orchestra Live At Masters Of Rock Of Prague (2010)

Clipes
Fairy Tale (2003)
For Tomorrow (2004)
Innocence (2005)
More (2005)
In The Dark (2007)
Finally Home (2010)

Shaman - In The Dark (Legendado)

FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: