sábado, 10 de dezembro de 2011

Cláudia Savaget



Entrevista com Claudia Savaget...

Em 1978, a cantora Cláudia Savaget e o compositor Carlinhos Vergueiro dividiram o palco com Cartola percorrendo dez cidades, distribuídas por quatro regiões do país: Sudeste (Rio de Janeiro e Vitória), Centro-Oeste (Brasília), Nordeste (Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e Fortaleza) e Norte (Belém). (Em 1977, Cartola dividiu com João Nogueira um dos espetáculos de abertura do Projeto Pixinguinha).


De maio a julho de 1978, o espetáculo dirigido por Sérgio Cabral contabilizou 24.262 espectadores, que puderam ver de perto o paulistano Carlinhos Vergueiro, projetado nacionalmente a partir da vitória no I Festival Abertura, da Rede Globo, em 1975, com a canção Como um Ladrão, que, aliás, abria o show.


Em seguida, Cartola apresentava seus sucessos românticos (entre eles O Mundo é um Moinho e As Rosas não Falam) e trazia ao palco a carioca Cláudia Savaget, uma de suas cantoras prediletas, que apresentava, entre outros sambas, o inédito Por que Vamos Chorando? (Cartola).

Apresentada por Cartola como “ótima criatura, ótima cantora”, a intérprete cantava ainda Samambaias (Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho) e Trocando em Miúdos (Chico Buarque e Francis Hime), que não estava incluída no programa impresso do espetáculo.


Outras duas músicas que entraram no repertório do show sem estar no programa foram O Inverno do meu Tempo (Cartola e Roberto Nascimento) e Corra e Olhe o Céu (Cartola e Dalmo), sendo que a última está dividida em duas partes na gravação que disponibilizamos na galeria de áudios, devido à troca das fitas de rolo em que o espetáculo foi gravado.


Integrante do grupo Bandola, que acompanhou Cartola e João Nogueira na turnê de 1977, o violonista Cláudio Jorge voltou a viajar com o veterano mangueirense em 1978, para a tristeza de João, seu parceiro, que naquele ano fez o Projeto Pixinguinha ao lado de Sérgio Cabral e Maurício Tapajós. “O João não só teve ciúme, como ficamos alguns anos sem nos falar. Assim como eu, ele tinha a emoção à flor da pele, não guardava nada que o incomodasse”, relembra Cláudio Jorge, com saudade do amigo, falecido no ano 2000. “Graças a Deus, depois fizemos as pazes. Participamos de um show juntos, gravei no último disco dele, tomamos umas e ficou tudo certo.”


Em Belém, onde o Projeto Pixinguinha fez parte das comemorações do centenário do Theatro da Paz, Cartola falou ao jornal O Liberal, que publicou a extensa entrevista no dia 16 de julho de 1978, em página dupla, sob o título “Só acreditaram em mim depois de velho”. No texto, assinado pelo jornalista César Augusto, o sambista de 69 anos informou que preparava um novo disco (“Acabei de assinar contrato com a RCA até 1981”) e fez elogios à cidade de Belém (“Quero voltar aqui como turista”) e ao Projeto Pixinguinha (“A satisfação de todos é ver o cantor de perto, apertar-lhe a mão, falar com ele, convidá-lo para ir em sua casa”). Só reclamou do calor da capital paraense, antes de encerrar o bate-papo para ir às compras com Dona Zica, que o acompanhou na viagem.

A famosa quituteira mangueirense, aliás, nem se importou com um bilhete que o marido recebeu após um dos espetáculos da turnê. Era uma carta de uma jovem fã, que se declarava para o autor de Acontece e enfatizava: não era um amor de filha para pai, mas de mulher por homem. Não só Dona Zica passou o resto da viagem fazendo brincadeiras a respeito do torpedo, como todo o elenco e o próprio Cartola, que “tirou onda”, nas palavras de Cláudio Jorge.

Cláudia lan~çou em 1979 o LP CLAUDIA SAVAGET MORDIDA OU BEIJO: 01. Xará (Cláudio Jorge / Carlinhos Vergueiro / J. Petrolino); 02. Desperdício (Eduardo Gudin / Paulo César Pinheiro); 03. Decepção (Nelson Sargento); 04. Sofro Tanto (Maurício Tapajós / Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro); 05. Tempo à Bessa (João Nogueira); 06. Passos e Assovios (Guinga / Paulo César Pinheiro); 07. Sofrer (Paulinho da Viola / Capinan); 08. Desse Amor Só Resta Mágoa (Monarco); 09. Beija-flor (Nelson Cavaquinho / Noel Silva / Augusto Thomaz Júnior); 10. Bem-te-quero (Luis Otávio Braga); 11. A Vida Não Vale Nada (Grande Otelo); 12. Já Faz Tempo (Cláudio Jorge / Ivor Lancellotti).

Em 1979, Cláudia  participou do aclamado Projeto Pixinguinha, ao lado de Paulo Moura e Célia. O show teve temporadas no Rio (Teatro Dulcina), São Paulo (Teatro Pixinguinha), Curitiba (Teatro Guaíra), Porto Alegre (Teatro da Reitoria), Belo Horizonte (Teatro Francisco Nunes) e Brasília (Teatro Escola Parque).

Em 1991, Cláudia Savaget participou do álbum Encanto de Paisagem, de Nelson Sargento interpretando a música A felicidade se foi(Nelson Sargento).

Em 2004, a obra de Cartola recebeu mais um afago de Nelson Sargento. O sambista se encontrou com a cantora Cláudia Savaget no Songbook Café, onde relembraram histórias e músicas do criador da Mangueira e do Zicartola, dois endereços imprescindíveis na genealogia do samba.

Cláudia Savaget, é uma dessas cantoras raras, que conquista o aplauso de todas as classes de público. Com isso, ela consagrou-se como uma das mais requintadas intérpretes do samba, respeitadíssima entre compositores e músicos por seu rigor técnico e apurado bom gosto.

No CD Cd Caminhando - Cláudia Savaget E Seus Amigos (2004), a artista transita da informalidade à plena sofisticação, interpretando obras de Noel Rosa, Custódio Mesquita, Chico Buarque, Guinga, Nelson Cavaquinho e até uma canção inédita de Cartola, ao lado de convidados ilustres, como Beto Cazes, Bruno Rian, Helvius Vilela, Ruy Quaresma, Luiz Otávio Braga, entre outros.

1. Nunca Mais; 2. Meu Barracão; 3. E Por Que Não?; 4. Resta Sobre o Mar; 5. A Mesma História; 6. Adivinhe Coração; 7. Até Pensei; 8. Canção Transparente; 9. A Felicidade Perdeu Seu Endereço; 10. Lamentação; 11. Caminhando; 12. Retrato de Saudade; 13. Consciência; 14. Vem.

No dia 15/03/2006, a cantora Claudia Savaget (Elogiada por Cartola) lançou o disco "Caminhando - Cláudia Savaget e Seus amigos" - em Copacabana, na Sala Baden Powell. O repertório do show e do disco trouxe, além de uma inédita do compositor de "As Rosas Não Falam", músicas de Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Noel Rosa e Custódio Mesquita.

Ela foi acompanhada por Luiz Otávio Braga (violão), Jayme Vignolli (cavaquinho), Alexandre Maionese (flauta) e por Clarice Magalhães (percussão).

A direção, o roteiro e a iluminação foi de Vicente Maiolino, a direção musical e os arranjos de Luiz Otávio Braga e o assistente de direção de Anderson Cunha.


Caminhando é o fantástico trabalho de Cláudia Savaget, a cantora consagrada como uma das mais requintadas intérpretes do samba, respeitadíssima entre compositores e músicos por seu rigor técnico e apurado bom gosto.


Neste CD, a artista transita da informalidade à plena sofisticação, interpretando obras de Noel Rosa, Custódio Mesquita, Chico Buarque, Guinga, Nelson Cavaquinho e até uma canção inédita de Cartola, ao lado de convidados ilustres, como Beto Cazes, Bruno Rian, Helvius Vilela, Ruy Quaresma, Luiz Otávio Braga, entre outros.

FONTE

BRASIL MEMÓRIA DAS ARTES

Nenhum comentário: