quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Edu Falaschi


Edu Falaschi, (São Paulo, 18 de maio de 1972), é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro, líder da banda de heavy metal Almah e ex-vocalista da banda Angra.


Desde sua infância, Edu mantinha contato com a música, pelo fato de muitos familiares de seu pai serem músicos. Com isto, sempre participava de reuniões com os mesmos. Porém, não mantinha interesse pelo canto, mesmo sendo fã de cantores como Ronnie James Dio (Black Sabbath) e Bruce Dickinson (Iron Maiden). Aos 14 anos, ganhou seu primeiro violão.


Edu chegou a ser baterista de uma banda de blues com seus amigos. Posteriormente foi baixista e guitarrista de uma banda de covers da Baixada Santista, chegando a fazer vocais de apoio. No segundo semestre de 1989, participou do festival de música F.I.C.O, promovido pelo Colégio Objetivo, junto a alguns amigos da escola e garantindo a classificação em terceiro lugar. Alguns membros da banda decidiram investir em um repertório próprio e, com isto, surgiu em 1990 o grupo Mitrium. Por volta de 1991, a banda gravou sua primeira demo tape, com a canção "Just Remember".


Em 1992, outra fita demo foi gravada, com as canções "The Shadows" e "You Can Choose the Side of Darkness", todas de autoria de Eduardo Falaschi.


A banda se projetou rapidamente no cenário da cidade de Santos e, em 1993, partiriam para São Paulo, onde assinaram com a gravadora Army Records e lançaram seu primeiro álbum, intitulado Eyes of Time, com quatro músicas de autoria de Falaschi: "Eyes of Time", "Run from the Fire", "Lives So Close" e "The Shadows" (lançada na segunda demo tape da banda).

Em Janeiro de 1994, Edu se inscreveu no concurso promovido pelo grupo Iron Maiden para substituir o vocalista Bruce Dickinson. O cantor foi um dos selecionados no Brasil e no mundo, chegando a manter contato com Dick Bell, diretor de produção da Iron Maiden Holding. Ao mesmo tempo, iniciava seus estudos superiores de Propaganda e Marketing. Devido aos estudos, não se classificou para as etapas finais do concurso, que escolheu o cantor Blaze Bayley, e deixou a banda Mitrium em Agosto de 1994. Ainda assim, gravou um EP com a banda Opium, com 8 músicas.

Em 1998, foi convidado pelos músicos do grupo Symbols of Time, liderado pelo seu irmão, Tito Falaschi, para produzir o primeiro CD da banda. Antes do início da pré-produção, um dos guitarristas, o baixista e o baterista originais deixaram o grupo. Foram convocados três novos membros e a banda iniciou as gravações do disco em Julho de 1998. Após a produção, Eduardo assumiu o posto de vocalista, enquanto Tito Falaschi passou a ser baixista do grupo, que passaria a se chamar apenas Symbols.


Paralelamente, Edu participou do álbum Ordinary Existence da banda Venus, como cantor, arranjador e produtor de voz. O álbum do grupo Symbols, que leva o mesmo nome do grupo, foi lançado ainda em 1998. Em 2000, o grupo lançou mais um álbum, intitulado "Call To The End", com grande sucesso de vendas no Brasil e no exterior.

Em Agosto de 2000, Edu aceitou o convite para realizar o teste para o posto de vocalista do Angra, anteriormente ocupado por Andre Matos. Em janeiro de 2001, Tito Falaschi, baixista do Symbols e irmão de Edu, e Rodrigo Arjonas, guitarrista do grupo, deixam a banda. Poucos meses depois, Edu Falaschi é efetivado como vocalista do Angra, junto a dois novos integrantes (Felipe Andreoli, baixista do grupo paulista Karma, e Aquiles Priester, baterista do grupo gaúcho Hangar). O cantor se dispõe a continuar com o Symbols, porém, os integrantes deste decidem deixar a banda e, com isso, Edu encerra as atividades do Symbols passa a se dedicar integralmente ao Angra.

Edu Falaschi gravou as músicas "Pegasus Fantasy", "Blue Forever" e "Never" para o filme do anime Cavaleiros do Zodíaco, Prólogo do Céu. As músicas também fazem parte da versão brasileira da trilha sonora do mesmo anime.

Em 2006, Edu Falaschi lançou seu primeiro projeto solo, o álbum Almah, lançado pelas gravadoras JVC Records e AFM Records. O projeto contou com a participação de três renomados músicos do metal mundial: os finlandeses Emppu Vuorinen (guitarrista do Nightwish) e Lauri Porra (baixista do Stratovarius) e o estadunidense Casey Grillo, baterista do Kamelot. Com o tempo, o Almah passa a ser uma banda, tendo como atuais integrantes os guitarristas Marcelo Barbosa e Paulo Schroeber, o baixista Felipe Andreoli (membro do Angra e do Karma) e o baterista Marcelo Moreira. Com esta formação, o grupo gravou o álbum Fragile Equality, lançado em Setembro de 2008.

Em 2011, Edu Falaschi é eleito o melhor vocalista de 2010 pela revista Roadie Crew. Nesse mesmo ano lança o álbum Motion pelo Almah e sai em turnê. Em 24 de maio de 2012, publicou uma nota anunciando sua saída do Angra. Ele não explicou os motivos, mas disse que vai se dedicar a projetos paralelos, como o Almah. O último grande show de Edu com o Angra foi no Rock in Rio 2011, onde teve um baixo desempenho vocal, sendo criticado por muitos fãs, e acabou por fazer declarações bastante polêmicas para o programa Rock Express.


Discografia

Mitrium Eyes of Time (1994)
Venus Ordinary Existence (1997)
Symbols Symbols (1997)
Call to the End (2000)
Angra Rebirth (2001)
Hunters and Prey" (2002) 
of Shadows (2004)
Aurora Consurgens (2006)
Aqua (2010)
Almah Almah (2006)
Fragile Equality (2008)
Motion (2011)

fonte

Nenhum comentário: