quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Elomar Figueira Mello


Elomar Figueira Mello (Vitória da Conquista, 21 de dezembro de 1937) é um cantor e compositor brasileiro.

Seu nome aparece com variações nos primeiros discos, o que contribuiu para difundir dúvidas e confusões sobre a grafia. A forma adotada na publicação de suas obras desde o álbum Na quadrada das águas perdidas, de 1978, fixou-se como Elomar Figueira Mello, que é seu nome civil.


Nasceu Elomar na Fazenda Boa Vista pertencente aos seus avós, Sr. Virgilio Figueira e Sra Dona Maricota Gusmão Figueira. A formação protestante foi herdada da família. Passagens do Velho Testamento estão sempre presentes nas letras de sua obra, como na música "Ecos de uma Estrofe de Abacuc".



Seus pais eram o Sr. Ernesto Santos Mello, filho de tradicional família da zona da mata de Itambé, Bahia e a Srª. Dona Eurides Gusmão Figueira Mello. Tem dois irmãos: Dima e Neide. Dos três aos sete anos de idade Elomar viveu na cidade de Vitória da Conquista, passando depois a morar nas fazendas de seus parentes como a Fazenda São Joaquim que tanto lhe inspirou músicas, a as Fazendas Brejo, Coatis e Palmeira.

Estudou entre o sertão e a capital e mais tarde, no final da década de 1960, formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia. Teve também uma passagem rápida pela Escola de Música dessa mesma Universidade.

Casado com Adalmária de Carvalho Mello é o pai de Rosa Duprado, João Ernesto e do maestro João Omar.

Elomar prefere viver a maior parte do seu tempo nas suas fazendas. A Fazenda Gameleira, que ele chama de Casa dos Carneiros, imortalizada na música Cantiga do Amigo, está a 22 Km de Vitória da Conquista, na Fazenda Duas Passagens que se localiza na bacia do Rio Gavião e na Fazenda Lagoa dos Patos, na Chapada Diamantina.


Elomar, assim como Glauber Rocha e Xangai, é descendente direto do Bandeirante e Sertanista João Gonçalves da Costa, fundador em 1783 do Arraial da Conquista, hoje a cidade de Vitória da Conquista.


Orlando Celino, pintor conquistense, o único que Elomar permitiu retratá-lo, recebeu em 2003 a encomenda para pintar um quadro de João Gonçalves da Costa que iria integrar ao monumento de Jacy Flores, em Vitória da Conquista. Não existindo gravura deste personagem histórico Elomar, como descendente, permitiu que as suas feições fossem usadas para a representação deste seu ancestral. Este quadro denominado Capitão-Mor João Gonçalves da Costa, está hoje na Casa Régis Pacheco, em Vitória da Conquista, um museu político e casa de eventos inaugurado em 05 de abril de 2007.

De 2000 a 2004 viveu na pequena cidade de Lagoa Real, contratado pela Prefeitura local, para formar um coral e criar um projeto de ópera sertaneja. Depois que gravou seu primeiro disco …Das Barrancas do Rio Gavião, passou a investir mais na sua carreira musical, bastante influenciados pela tradição ibérico e árabe que a colonização portuguesa levou ao nordeste brasileiro, mas foi só no final dos anos 1970 e início dos 80 que deu menos ênfase à arquitetura para dedicar-se à peregrinação pelos teatros do país, de palco em palco, tocando e interpretando o seu cancioneiro e trechos do que viriam a ser suas composições de formato erudito, como autos. Boa parte dos textos musicais e obras de Elomar são escritos em linguagem dialetal sertaneza (sic); título de linguagem atribuída por ele.



Com seu estilo típico de tocar violão, muitas vezes alterando a afinação do instrumento, Elomar criou fama entre o universo violeiro. Gravou em 1990 o festejado disco "Elomar em Concerto", acompanhado pelo Quarteto Bessler-Reis. Avesso à exposição na mídia para divulgação do seu próprio trabalho, prefere a vida reclusa da fazenda, longe das grandes metrópoles, criando bodes como o que inspirou ao cartunista Henfil o personagem Francisco Orellana. Mesmo assim, algumas de suas composições ficaram relativamente famosas, como "Clariô", "O Violeiro", "Arrumação" e "O Peão na Amarração".


Discografia

Parcelada Malunga Elomar, Arthur Moreira Lima, Xangai, Heraldo do Monte, José Gomes Gravado ao Vivo no Teatro Pixinguinha (SP).
Na Quadrada das Águas Perdidas Elomar, Elena Rodrigues, Dércio Marques, Xangai e Carlos Pita Gravado no Seminário de Música da UFBA. Fantasia Leiga para um Rio Sêco Elomar e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia Gravado no Auditório do Centro de Convenções da Bahia. …Das Barrancas do Rio Gavião Elomar.
Auto da Catingueira Elomar, Jacques Morelembaum, Marcelo Bernardes, Andrea Daltro, Sônia Penido, Xangai e Dércio Marques Gravado na Sala de Visitas da Casa dos Carneiros em Gameleira (Vitória da Conquista, BA).
Elomar em Concerto Elomar, Jacques Morelembaum, Quarteto Bessler-Reis, Paulo Sérgio Santos, Marcelo Bernardes, Antônio Augusto e Octeto Coral de Muri Costa Gravado ao Vivo na Sala Cecília Meireles (RJ).
ConSertão Elomar, Arthur Moreira Lima, Paulo Moura e Heraldo do Monte Gravado na Sala Cecília Meireles (RJ).
Xangai Canta Elomar Xangai, Elomar, João Omar, Jacques Morelembaum, Eduardo Morelembaum, Eduardo Pereira.
Cantoria 1 Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Xangai Gravado ao Vivo no Teatro Castro Alves (Salvador, BA).
Cantoria 2 Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Xangai Gravado ao Vivo no Teatro Castro Alves (Salvador, BA).
Cantoria 3 Canto e Solo Elomar Gravado ao Vivo no Teatro Castro Alves (Salvador, BA). Árias Sertânicas Elomar e João Omar Gravado no Estúdio Cacalieri — BA.
Cartas Catingueiras Elomar Gravado no "Nosso Estúdio" — SP.
Concerto Sertanez Elomar, Turíbio Santos, Xangai e João Omar (part. especial) Gravado ao vivo no Teatro Castro Alves dias 7, 8, 9 e 10 de janeiro de 1.988 em Salvador, BA.


Outras obras

Sertanílias: romance de cavalaria. Originalmente concebido como roteiro de cinema, foi publicado em 2008 na forma de romance.



FONTE

Um comentário:

André costa disse...

Goste ou não goste,assimile e se encante ou não, Elomar tem que ser divulgado ... esta semana estou revisitando o cd "fantasia leiga para um rio seco", que gostaria de presenciar ao vivo ... Elomar, eu me concentro para escutar ....