sexta-feira, 10 de junho de 2016

Diário da Música ♪♫: Black Eye Peas


Diário da Música ♪♫: Black Eye Peas: O Black Eye Peas nasceu da pareceria entre Wiil I. Am e Apl de Ap., que eram colegas de escola. Nascido em Los Angeles, o grupo ganhou força quando um outro amigo da dupla, Taboo, começou a participar. O diferencial da banda era a essência de suas rimas e a utilização de samples com uma banda ao vivo.

"Mas que nada", composta pelo cantor brasileiro Jorge Ben Jor  (1963)

Em 2006 a Banda Black Eye Peas participou da regravação da canção "Mas que nada", incluída no álbum Timeless do pianista e compositor brasileiro Sérgio Mendes. A versão que também contou com vocais de Gracinha Leporace. chegou a posição de #13 na parada Hot Dance Music/Club Play da Billboard. A faixa foi incluída no jogo eletrônico para Playstation 3, Xbox 360, Wii e WiiU "Just Dance 4", contendo apenas os vocais dos integrantes do Black Eyed Peas. Foi também tema de abertura de Estrelas, programa de entrevistas apresentado por Angélica, produzido e exibido pela Rede Globo, entre 2006 e 2011.

Em 1966, Sérgio Mendes, já havia lançado uma versão da canção "Mas que nada" em seu álbum Herb Alpert Presents Sérgio Mendes & Brazil '66. A canção se tornou grande sucesso, alcançando a posição #4 na parada "Adult Contemporary" e #47 na parada "Pop Singles" - ambas da Billboard. A importância da versão de Sérgio Mendes é traduzida por inúmeras versões feitas por artistas como Ella Fitzgerald, Al Jarreau, Trini Lopez e José Feliciano.

A banda pop americana Black Eyed Peas que sempre vem se destacando como a mais bem-sucedida na arte dos negócios, contava com a musa Fergie na comissão de frente e o rapper Will.i.am como compositor, produtor, vocalista-líder e espécie de principal executivo, já emplacou contratos de publicidade com empresas como Apple, Honda, Verizon, Motorola, Pepsi, Samsung, BlackBerry e Bacardi, entre outras. Além das duas estrelas principais da banda, o Peas é formado pelos músicos Apl.de.ap (pronuncia-se “époldi-a”), nascido nas Filipinas e criado nos Estados Unidos, e Taboo, americano de ascendência mexicana e traços orientais que também dança hip hop e break.

É uma mistura étnica e de estilos escolhida a dedo por Will.i.am desde que fundou o grupo com o amigo Apl.de.ap, 15 anos atrás. Com um repertório festivo pop de múltiplas influências musicais, reúne os ingredientes perfeitos para cair no gosto de um público grande e heterogêneo em praticamente qualquer país. “Quando estou no Brasil, pensam que sou brasileiro. Na Europa, o público gosta da Fergie, então a colocamos na frente. Na América do Sul, Taboo é o nosso homem. Nas Filipinas? Temos o Apl.de.ap para falar o idioma local”, disse Will.i.am recentemente à revista americana Rolling Stone.

Esse poder de alcance é um dos argumentos-chave descritos pessoalmente por Will.i.am em slides em Power-Point que ele utiliza em reuniões com presidentes e diretores de marketing de grandes corporações. “Não conheço ninguém nesse ramo tão hábil em lidar diretamente com patrocinadores, capaz de mostrar às empresas um profundo conhecimento de suas marcas e necessidades”, diz Randy Phillips, presidente da promotora de shows AEG Live, responsável pela turnê internacional The E.N.D., do Black Eyed Peas, que deve passar por mais de 20 países até fevereiro de 2011. “Se ele não fosse músico, seria o melhor publicitário da Madison Avenue.” Nos Estados Unidos, o grupo acaba de concluir uma passagem por 22 cidades, nas quais faturaram cerca de 18 milhões de dólares com os shows.

Os contratos de patrocínio e de uso de imagem incluem ideias desenvolvidas para cada marca e que contaram com a participação direta de Will.i.am. Segundo um dos empresários da banda, William Derella, em meados de 2009 a BlackBerry havia fechado um acordo de marketing envolvendo o Dipdive (rede social desenvolvida pelo próprio Will.i.am, uma espécie de híbrido entre Facebook e YouTube para discutir e divulgar música), mas estava relutante em patrocinar a turnê atual.

Foi quando o músico teve um de seus insights e dobrou os executivos da companhia de smartphonespropondoummomentono show em que a marca ficaria no centro das atenções sem precisar incluir um único banner ou logotipo no palco. Valendo- se de palavras e mensagens que a plateia pode enviar de seus BlackBerries e que são projetadas num telão, Will.i.am canta um rap de improviso. É um dos números mais aguardados do show.

A marca de rum de origem cubana Bacardi, controlada pela Anheuser-Busch, também fechou um acordo multimilionário com o Black Eyed Peas, como patrocinador secundário da turnê. Will.i.am conhecia a plataforma que a Bacardi mantém na internet para divulgação de música e seu histórico como patrocinadora de DJs internacionais. A empresa, portanto, parecia ter o perfil ideal para se associar à sua banda. Como muitos governos impõem restrições a anúncio de bebidas, a exposição da marca Bacardi é associada à banda, mas fora dos palcos. O acordo prevê a realização de festas limitadas a poucas centenas de pessoas antes e depois de cada show.

Nas festas, os integrantes do Peas devem aparecer e posar para fotos, e o próprio Will.i.am assume as pick-ups como DJ. Os eventos costumam ser disputados a tapa por jovens da elite e celebridades locais, atraindo a cobertura dos colunistas sociais e vários outros meios de divulgação. Paralelamente, a Bacardi mantém um blog para a cobertura da turnê, no qual divulga notas e vídeos exclusivos sobre os bastidores dos shows e os artistas. “Desde que fechamos a parceria com o Black Eyed Peas, o número de acessos a nossos sites e a exposição do nome da companhia aumentaram significativamente”, disse a EXAME Billy Melnyk, gerente de marca da Bacardi. “Esse patrocínio é um dos maiores que já fizemos, e os resultados têm sido acima do esperado.”

A influência de Will.i.am chega a meios surpreendentes. Aficionado da internet e da tecnologia, o músico é convidado para ministrar palestras e participar de reuniões com funcionários e diretores de empresas que o consideram um visionário. “Ele senta com Evan Williams, um dos fundadores do Twitter, ou Chad Hurley, do YouTube, e dá ideias para os negócios deles”, diz o investidor Ron Conway, famoso por ter colocado dinheiro em empresas como Google e PayPal em suas fases embrionárias e que, mais recentemente, passou a investir no Dipdive, de Will.i.am.

Se é fato que o Black Eyed Peas leva vantagem sobre outros grandes nomes da música na hora de angariar patrocínios e contratos publicitários graças ao líder Will.i.am, também é verdade que boa parte de seu êxito se deve à popularidade da música e ao estilo do grupo. Alguns dos principais sucessos do Peas se tornam rapidamente obrigatórios no repertório de casas noturnas badaladas e em festas de formatura ou casamento no mundo todo.

Em 2009, a canção I Gotta Feeling, lançada em junho, passou 14 semanas na primeira posição do Hot 100, ranking das mais tocadas no mundo divulgado semanalmente pela revista americana Billboard, considerada um termômetro da indústria fonográfica. Vendeu cerca de 5,6 milhões de cópias pela internet, mais do que qualquer música desde que a medição começou a ser feita, em 2003. É deles também o quarto sucesso mais vendido na web, o hit de apenas uma nota e que repete 168 vezes a palavra “boom”, Boom Boom Pow, com 5,3 milhões de cópias adquiridas por internautas.


Em 2010, a banda conquistou três dos seis prêmios Grammy que coleciona. Estima-se que as vendas de música nos Estados Unidos tenham gerado mais de 10 milhões de dólares para o caixa do grupo. Desde que passou a fazer parte, em 1997, da gravadora americana Interscope Geffen A&M, lar de outros artistas proeminentes, como Lady Gaga e Eminem, cerca de 27 milhões de álbuns foram vendidos globalmente. “Eu adoraria ter dez deles na gravadora”, diz o presidente, Jimmy Iovine.

Aos poucos a banda foi desacelerando e o ritmo diminuindo. Os integrantes nunca anunciaram o fim do Black Eyed Peas, mas a maioria foi ocupando boa parte do seu tempo com a carreira solo. O último álbum lançado pela banda foi o The END (The Energy Never Dies) lançado em 2009. O maior sucesso desse álbum é a música "I Gotta Feeling", que passou várias semanas animando o primeiro lugar das paradas mundiais.

Na internet é possível encontrar inúmeras músicas da banda, vídeos e também letras de músicas do Black Eyed Peas. Então navegue por aí que em minutos você poderá curtir os sucessos da banda.






De volta aos holofotes com os preparativos seu próximo álbum solo, a cantora Fergie não deve participar do disco de retorno do grupo Black Eyed Peas. A musa falou sobre os sobre seus planos para a carreira em entrevista ao site britânico Digital Spy.


Quando questionada a banda, Fergie disse não saber se participará do disco comemorativo de 20 anos de carreira do grupo de will.i.am. “Não tenho ideia. Eu estava em estúdio na semana passada e encontrei o Taboo (outro integrante do Black Eyed Peas) e ouvi algo sobre o que o Will está fazendo e que estava ótimo”, contou. “Mas talvez eles estejam fazendo alguma coisa? Eu não estive no grupo desde o início, então esse é mais o aniversário de 20 anos deles juntos”, explicou.


O BEP foi formado em 1995, mas Fergie só se juntou ao grupo em 2003, no disco “Elephunk”. “Estou trabalhando muito para terminar meu álbum agora”, disse a cantora, explicando suas prioridades. Fergie trabalha no sucessor de “The Dutchess”, seu até então único disco solo, lançado há quase nove anos.


Em 17 de julho de 2015 em comemoração aos 20 anos de banda o Black Eyed Peas divulgou o clipe da música Yesterday.

O rapper Erykah Badu, em sua página oficial no Facebook postou: "Eu acho que o Black Eyed Peas pegou emprestado um pouco da minha ideia... risos". O clipe, tanto do BEP quanto de Erykah, se passa em uma loja de discos e faz referência a clássicos do hip-hop dos anos 1980 e 1990 com animações dos artistas substituindo as capas originais. Ao fim da postagem, Erykah amenizou o tom da crítica, brincando ao dizer que estava lisonjeada com a "homenagem" e que achou o vídeo "fofo".

A faixa Yesterday, do Black Eyed Peas, comemora os 20 anos de existência do grupo. O single, porém, não conta com a participação de Fergie, que comandou os vocais do quarteto desde 2002.

Assista aos vídeos e compare:

Black Eyed Peas - Yesterday

Erykah Badu 

No Super Bownl de 2011, o The Black Eyed Peas, surpreendeu com coreografias e tecnologias criadas pelo grupo. E sem dúvida alguma a participação da banda foi uma das melhores apresentações do “ Halftime Show”.






Em 2016 o cantor Wiil I. Am revelou que o Black Eyed Peas pretende reunir-se em breve para um novo álbum. Ainda em 2016 o grupo Black Eyed Peas escolheu a finalista do "The Voice" britânico Lydia Lucy como substituta permanente de Fergie na banda, segundo informações do tabloide "The Sun". Ainda de acordo com a publicação, Will.i.am foi quem deu a ideia após ficar impressionado com a cantora de 22 anos no reality show exibido pela BBC no ano passado.


Após uma bem sucedida apresentação como convidada da banda no Royal Albert Hall essa semana (o show marcou a volta do grupo após cinco anos de pausa), ela agora está sendo alinhada para participar da próxima turnê. Uma fonte da publicação disse que "um acordo já está sendo preparado para que Lydia se junte a banda para substituir Fergie. É uma tentativa, mas todos estão confiantes de que sua posição se tornará permanente e as turnês estão sendo planejadas considerando a sua presença. É um grande passo para ela e ela está em êxtase".


Lydia confirmou à publicação que está conversando com a banda. Fergie atualmente está em estúdio gravando seu segundo álbum solo. Ela se divide entre o trabalho e a rotina familiar ao lado do marido, Josh Duhamel, e o filho, Axl.


Lydia Lucy com os integrantes do Black Eyed Peas (Foto: Reprodução / Instagram)


Lydia Lucy (Foto: Reprodução/Facebook)




Lydia Lucy (Foto: Reprodução/Facebook)





fonte

http://ego.globo.com/musica/noticia/2016/05/finalista-do-voice-substitui-fergie-no-black-eyed-peas-diz-jornal.html

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2015/07/21/internas_viver,587876/black-eyed-peas-e-acusado-de-plagio-em-clipe-comemorativo.shtml

http://www.cifraclubnews.com.br/noticias/89133-fergie-diz-que-nao-deve-participar-do-retorno-do-black-eyed-peas.html

http://exame.abril.com.br/revista-exame/reis-pop-negocios-558123/

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