terça-feira, 14 de junho de 2016

Diário da Música ♪♫: Danilo Brito


Diário da Música ♪♫: Danilo Brito: (São Paulo, 29 de março de 1985), é um bandolinista e compositor brasileiro. Sua técnica e estilo foram aprendidos de maneira totalmente autodidática. As interpretações do instrumentista são marcadas por melodias ora suingadas, ora suaves, e já deram a ele o primeiro lugar no Prêmio Visa de música instrumental.


Danilo Brito é dos raros instrumentistas que domina técnica e interpretação. Nunca teve aulas. Aprendeu tudo escutando os velhos LPs de seu pai, desde o nascimento e, um pouco depois, participando de rodas de choros das tradicionais lojas de música do centro de São Paulo. Gravou seu primeiro CD aos 13 anos (relançado pela Eldorado em 2007), com apenas uma composição sua, a primeira, Moleque Atrevido, que dá nome ao CD.

Aos 19 anos, recebe o prêmio de Melhor Instrumentista, vencendo 514 grandes concorrentes, no 7° Prêmio Visa, considerado o prêmio mais importante dos últimos 10 anos. Vencer este prêmio cujo júri era formado por especialistas, maestros e instrumentistas teve para ele a importância de representar o reconhecimento da sua interpretação, formada autodidaticamente. Nas palavras do maestro Nelson Ayres – presidente do júri: “Danilo é detentor de uma maturidade musical e interpretação rara e impressionante”.


Em seu segundo CD, Perambulando, de 2005, gravou novas composições suas, como Sussuarana, um baião ligeiro, e o choro título do CD; além de outros autores.


Danilo tem uma constante dedicação à música brasileira instrumental, seja na preservação e divulgação do que já foi feito, seja na produção do novo. Procura disseminar a riqueza da cultura musical brasileira, seus grandes compositores e intérpretes, a criatividade genuína e a beleza da música para todas as idades, culturas e classes.


Organizou inúmeras apresentações gratuitas de música brasileira, em São Paulo, em seu Sarau de Choro e organizou as apresentações do espetáculo Roda de Choro no Auditório Ibirapuera, com grandes instrumentistas contemporâneos. Nos EUA, participou de vários festivais de bandolinistas e de música acústica internacional, apresentando-se e fazendo workshops a um público exigente.


Aos 24 anos, suas composições e seu estilo não seguem, necessariamente, modas, nem as novas nem as antigas. Elas representam entendimento cultural, dedicação, suingue e, acima de tudo, beleza. Na sua convivência com a Música, Danilo atinge as pessoas com a mesma paixão que atingiu a ele mesmo.


ENTREVISTA





FONTE

http://www.choromusic.com.br/catalogo/biografias-de-musicos/danilo-brito.html#.V2CV67srLIU

Nenhum comentário: