sábado, 4 de junho de 2016

Diário da Música ♪♫: Carlos Navas


Diário da Música ♪♫: Carlos Navas
Carlos Navas começou sua carreira em 1986 como divulgador artístico e produtor musical. A partir de 1992 passou a participar de backing vocals e trabalhar com jingles publicitários.

Seu primeiro disco, "Pouco Pra Mim", foi lançado em 1997. De lá para cá, já lançou outros 9 CDs: "Sua Pessoa" (2000), "Tanto Silêncio" (2003), "Algumas Canções da Arca…" (2004), "Pássaro Passará" (2005) (este, um trabalho especial sobre poemas de Sueli Batista, com participações de Tetê Espíndola e Clarisse Abujamra), "Quando o Samba Acabou - dedicado a Mário Reis (2007), ""Canções de Faz de Conta" (2007), "Tecido" (2010) e "Junte Tudo Que É Seu... Canções de Custódio Mesquita em Voz e Piano" (2011).


Em 2007, Navas participou de dois discos, em homenagem a duas grandes divas da música popular brasileira: "Maysa - Esta Chama Que Não vai Passar" e "Dolores - A Música de Dolores Duran".


No dia 26 de janeiro de 2011, foi lançado "Junte Tudo Que é Seu...", nono CD de Carlos Navas. O disco mantém a já tradicional proposta do cantor de alternar trabalhos inéditos com projetos especiais.


Em abril de 2010, chegou às lojas o oitavo disco do cantor, intitulado "Tecido". O repertório incluiu inéditas de compositores como Kleber Albuquerque, Paulo Padilha, Fred Martins e Alzira Espíndola. Navas também grava temas de Edu Krieger e Paulo César Pinheiro. 


Um dos destaques do novo trabalho é o dueto com a cantora Lady Zu na faixa "Isso Não Vai Ficar Assim", da autoria do compositor vanguardista paulistano Itamar Assumpção.


O álbum é dedicado ao compositor Custódio Mesquita (1910-1945). Ao lado do pianista Gustavo Sarzi, ele faz um passeio delicado através da obra do compositor, incluindo parcerias com Sadi Cabral, Evaldo Rui, Mário Lago, Noel Rosa e Orestes Barbosa.


Clássicos como "Enquanto houver Saudade", "Nada Além", "Como os rios que correm pro mar", "Flauta, violão e cavaquinho", "Saia do Caminho" (de onde foi extraído o subtítulo), "Noturno em tempo de Samba", "Adivinhe Coração", "Mentirosa"e "Velho Realejo" são algumas das pérolas presentes.


Em 2012, Carlos Navas dividiu o palco com o ator Ando Camargo no espetáculo teatral/musical “Wilde Meets Porter”, sob orientação de Cássio Scapin.

No mesmo ano, gravou o prestigiado programa "Ensaio", criado e dirigido pelo jornalista Fernando Faro e transmitido pela TV Cultura de São Paulo. O show contou com a participação especial de Alaíde Costa. Licenciado diretamente pela Cultura Marcas ao artista, o programa transformou-se no primeiro DVD de Carlos Navas,com distribuição nacional pela Tratore.


Mario Reis, célebre intérprete a quem Navas já homenageara no álbum de 2007, também é reverenciado através de "Prazer em Conhecê-lo" (única parceria de Custódio e Noel Rosa) e "Doutor em Samba", imortalizadas em sua voz. Participações especiais de Rosa Marya Colin (Nada Além) e Alzira E (Nossa Comédia).


Em novembro de 2013, o Canal Brasil levou ao ar em seu programa "Faixa Musical" o show de lançamento do DVD "Ensaio", gravado na Sala Itaú Cultural, em São Paulo.


O repertório apresenta composições de Claudio Nucci, Tunai, Sergio Natureza, Rodrigo Leão, Anelis Assumpção, Jerry Espíndola, Tiago Torres da Silva e Alzira E, entre outros. Jane Duboc participa da faixa "Óbvio", de Fátima Guedes. Filó Machado e seu neto, Felipe Machado, com exatos 12 anos quando da gravação do álbum, estão em "Esse Nosso Amor" (Filó/Pedro Marcio Agi).


Em maio de 2015, é lançado o CD "Crimes de Amor" (Independente/Tratore) com um repertório contemporâneo em arranjos completamente acústicos, calcados em sonoridades e timbres de violões e contrabaixos.


O trabalho traz como faixa bônus a versão dançante de "Isso Não Vai Ficar Assim", dueto de Navas e Lady Zu, em remix realizado pelo espanhol Enrique "Quique" Gimeno, que vem sendo executado nas pistas de dança na região de Ibiza. O álbum recebeu elogios da crítica e teve show de lançamento no Tom Jazz (SP) em junho.


FONTE:

Nenhum comentário: