quinta-feira, 9 de junho de 2016

Tom Do Sertão indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2016


27º PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA HOMENAGEIA GONZAGUINHA NO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Cerimônia apresentada por Dira Paes e Júlio Andrade inclui dez números musicais executados por nomes prestigiados da música brasileira, como Gilberto Gil, João Bosco, Lenine, Elza Soares, Criolo, Luiz Melodia e Ney Matogrosso, além de Fernanda Gonzaga, Daniel Gonzaga e
Amora Pêra, filhos do artista
Evento será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil no dia 22 de junho

Divulgada 17 de maio de 2016, a lista de indicações à 27ª edição do Prêmio da Música Brasileira/Ano Gonzaguinha, entre os indicados a prêmios está a Dupla Chitãozinho & Xororó, com o álbum "Tom Do Sertão". O Álbum é um dos 3 indicados ao Prêmio Da Música Brasileira de 2016, na categoria "Melhor Álbum De Canção Popular"; e Ch&X está entre as 3 duplas indicadas na categoria "Melhor Dupla De Canção Popular".


Lançado pela Evidências Music, e com distribuição da Universal Music, o álbum trás 14 faixas do repertório de Tom Jobim, com toques rurais e sertanejos, a direção artística de "Tom do Sertão" é da própria dupla, com produção Executiva da Live Talentos, com produção musical de Ney Marques, Edgard Poças e Cláudio Paladini.


No repertório clássicos como "Águas de Março", "Correnteza", "Modinha", "Eu Sei Que Vou Te Amar", o álbum foi gravado no outono de 2014, todas as fotos do encarte do disco foram feitas por Junior Lima (Sandy e Junior).


Na mesma categoria concorrem também, os seguintes trabalho:

♪ Angela à Vontade Em Voz e Violão – Angela Maria
♪ Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso – Fafá de Belém


Os vencedores serão conhecidos em 22 de junho de 2016 em festa-show na cidade do Rio de Janeiro (RJ) que vai celebrar a obra do cantor e compositor carioca Gonzaguinha, sob a direção do empresário José Maurício Machline, criador do prêmio. A cerimônia deste ano, que será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.



Tom do Sertão, álbum da dupla brasileira Chitãozinho & Xororó, foi lançado em 27 de janeiro de 2015 pela Universal Music. O álbum é um tributo ao cantor e compositor Tom Jobim.


Lista de faixas
Tom do Sertão
N.ºTítuloCompositor(es)Duração
1."Águas de Março"  Tom Jobim3:46
2."Estrada Branca"  Vinícius de Moraes3:25
3."Eu Não Existo Sem Você" (Música incidental: Derradeira Primavera)Jobim, Moraes3:02
4."Chovendo na Roseira"  Jobim3:35
5."Correnteza"  Jobim, Luiz Bonfá3:35
6."Caminhos Cruzados"  Jobim, Newton Mendonça2:31
7."Solidão"  Antônio Bruno2:45
8."Chega de Saudade"  Jobim, Moraes3:01
9."Modinha"  Moraes2:06
10."Caminho de Pedra"  Jobim, Moraes3:23
11."Se É por Falta de Adeus"  Jobim, Dolores Duran3:24
12."A Chuva Caiu"  Jobim2:58
13."Se Todos Fossem Iguais à Você"  Jobim, Moraes3:45
14."Eu Sei Que Vou Te Amar"  Jobim, Moraes2:49
Duração total:
44:14

A Dupla resgatou músicas do maestro com temáticas voltadas ao mundo rural. A união da urbana bossa nova com o rural estilo sertanejo pode parecer improvável à primeira vista. Mas quando o assunto é música, não existe uma fronteira que impossibilite fusões. Amparados por essa lógica, Chitãozinho e Xororó resolveram gravar o projeto mais arriscado da carreira: um disco com recriações de músicas de Tom Jobim.


Com o nome de Tom do Sertão, o álbum foi programado no início de 2014, quando os irmãos começaram a pesquisar a obra do cantor carioca e notar que ele havia composto dezenas de músicas com temas ligados à natureza e ao sertão. Como já eram fãs de Tom, Xororó garante que não foi difícil conceber a gravação de um CD só com releituras da obra do maestro.

"Ficamos receosos no começo, porque queríamos gravar um CD que estivesse à altura da importância de Jobim. Nosso maior medo era desrespeitar a obra dele".


A intenção de Chitão e Xororó era não soar artificial, ao mesmo tempo em que faziam uma ponte que aproxima a bossa nova do sertanejo como nunca havia sido feito antes. Afinal, Tom Jobim já ganhou versões em todos os estilos, mas de sertanejo ainda não tinha acontecido. Chitão explica que existia a vontade de acabar com esse estigma.

Tom já foi gravado no mundo todo, pelos mais diversos ritmos. Mas aqui, jamais alguém arriscou fazer uma versão em sertanejo. Não existe nada que impeça, desde que seja bem executado. É assim que enxergamos.



FONTE





Nenhum comentário: