domingo, 11 de dezembro de 2011

Antonio Carlos de Paula


Antonio Carlos de Paula (advogado/poeta/compositor/produtor musical) iniciou sua carreira no Programa Gente Jovem da TV Cultura de São Paulo, declamando o poema, DESPERTA POETA, no mesmo ano, 1975, conseguiu a 5ª colocação no Festival da Canção Popular do Município de Mauá/SP, com a música QUERO CANTAR O AMOR!

Profissionalmente sua trajetória como letrista e compositor teve início em 1977 quando gravou com o cantor Franco, considerado o rei do samba-rock, a música BLACK SAMBA, que contestava a invasão da musica negra norte-americana, (movimento black) nas escolas de samba do Rio de Janeiro, sucesso absoluto que alcançou marca superior a 200.000 cópias vendidas e foi regravada inúmeras vezes.


Franco Scornavacca é italiano e aos oito anos veio para Porto Alegre. Como baixista, integrou a banda Os Brasas. Lançou catorze compactos e dois álbuns. Atualmente é um dos empresários artísticos mais conhecidos do cenário musical, e responsável pela carreira de sucesso de grandes nomes da musica popular e sertaneja, como: Fábio JR., Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Frank Aguiar; grupo KLB (banda pop composta pelos seus filhos).

Ainda com Franco, A. C. de Paula gravou Bloco Maravilha, música envolvente e contagiante que repetiu o sucesso de Black Samba, e foi inclusa na trilha sonora do filme MEUS HOMENS MEUS AMORES, estrelado pela cantora Rosemary, ainda no elenco atores como JOHN HERBERT; SILVIA SALGADO; RODOLFO MAIA; ARLETE MONTENEGRO, entre outros.

Em seguida, continuando na rota do sucesso Antonio Carlos gravou, também com o cantor Franco a música Na Cara do Povo, melodia alegre, polêmica,irônica e socialmente contestatória. Com Jair Rodrigues gravou a música Filha da Filha da Chiquita Bacana!, que foi fundo musical do programa XOU DA XUXA, e ainda a música Canto Livre, ambas ainda hoje interpretadas pelo cantor em todos os shows.


Ache outros vídeos como este em Clube Caiubi de Compositores

Com Beto Scala, parceiro mais constante, gravou, entre outras, SAMBA FUTEBOL E PAZ, considerada pela equipe de esportes da RÁDIO GLOBO AM, o Hino das Torcidas.


A música Arrepia My Brother! é música tema da decisão da RÁDIO GLOBO no CAMPEONATO BRASILEIRO de 1995, além de Coração Sabe o Que Faz!, Qual é a Tua? e Sem Censura, regravada pelo GRUPO TÔ Q TÔ. Com o GRUPO KOQLUXE gravou a música Se Rolar Rolou!

No jornal TAL & QUAL RIOGRANDENSE, eleito pela International Writer and Artists Association, como um dos melhores jornais culturais do mundo, teve publicado os poemas CAMINHADA e APARÊNCIAS.

Em 2006 produziu grupos de samba para o CD Vitrine do Samba, onde, como intérprete gravou a música, SE SEGURA MULEKE!


No primeiro concurso de poesias das Faculdades Franciscanas, foi classificado com o poema POLICROMIA, que foi publicado em edição antológica de premiação. Publicou ainda crônicas, poemas e artigos em veículos como A Gazeta Esportiva; Jornal das Faculdades Franciscanas; Jornal Cassino (RS), etc.

Em 1995 a Rádio Atual levou ao ar o seu texto SAMURÁIS DA ALEGRIA em homenagem ao grupo musical Mamonas Assassinas.Em 2002 foi o segundo classificado no Concurso de Poesias promovido pela Subsecção Jabaquara da OAB/SP,com o poema MISSIONÁRIO.

Em janeiro de 2006 venceu o concurso de frases quinzenais sobre o site de literatura Blocos Online.

Em maio de 2007 foi o segundo colocado no XXII Concurso de Poesia Brasil dos Reis,promovido pelo ATENEU ANGRENSE DE LETRAS E ARTE (Angra dos Reis), modalidade verso livre, tema MEDO, com o poema, BEIJO QUEBRADO.

Em Setembro de 2007 foi classificado no Terceiro Concurso Nacional de Poesia CNEC/FACECAP, (CAPIVARI - SP)categoria adulto, com o poema TUDO OUTRA VEZ!

Em Outubro de 2007 teve classificado o poema DISSE NÃO DISSE, no concurso de poesia da UNIFEOB, na cidade de São João da Boa Vista,SP.

EM 2008 e 2009 fez parte da comissão julgadora do Concurso de Poesias Brasil dos Reis em Angra dos Reis-RJ, publicou o seu primeiro livro de poemas, POLICROMIA e produziu o programa O GÊNIO DA BOLA, exibido pela REDEBRASIL de televisão.

Atualmente divide seu tempo entre a advocacia, prepara seu TCC ( pós graduação em DIREITO IMOBILIÁRIO). Em 2010 lançou seu primeiro livro infantil, VÔ SEM PARAFUSO em SHEIK e OS CAÇADORES DO BAÚ VERMELHO.

Em 2009 lançou o livro VENDER VENCER Crônicas e Anotações, que tem como fundo os bastidores do mercado imobiliário no qual atuou por duas décadas, além de prestar assessoria jurídica a imobiliárias e corretores autônomos.

É responsável pelo departamento jurídico da VITRINE DO FUTEBOL, empresa criadora do Projeto Genios da Bola e promotora de torneios esportivos visando revelar novos craques, onde atua com ex-jogadores mundialmente conhecidos (DORVAL, MENGÁLVIO,COUTINHO,PEPE,FELIX(goleiro da Copa de 70), IVAIR (O Príncipe), DINO SANI e o técnico VANDERLEI LUXEMBURGO.

Em agosto/2010 sua musica Quanto Vale Uma Paixão, sua composição em parceria com São Beto, foi uma das 12 finalistas entre 541 musicas inscritas na 3ª EDIÇÃO do FAM Festival da Alta Mogiana- realizado na cidade de Ribeirão Preto/SP.


FONTE
http://www.antoniocarlosdepaula.com/

http://www.blocosonline.com.br/

http://www.usinadeletras.com.br/

http://www.vendendoeaprendendo.blogspot.com/

http://www.rededeescritoresindependetes.ning.com/
acdepaula@ig.com.br

antonio.carlosdepaula@bol.com.br

RECANTO DAS LETRAS

Um comentário:

Rosana disse...

É...este músico é tudo isso e muito mais...Um abraço ao AC de Paula...