segunda-feira, 5 de maio de 2008

Adilson Alcântara


Cantor, compositor, violinista, intérprete e produtor cultural, Adilson Alcântara da Silva é natural da cidade de Vigia/PA. Com 20 anos de carreira, Adilson vem se apresentando em várias atividades musicais e projetos culturais pelo Brasil, principalmente no Pará.


O município, dono de um rico patrimônio histórico e cultural, guarda muitas semelhanças com a capital do Estado, Belém, onde Adilson se estabeleceu e construiu as bases da sua carreira. E que carreira! Afinal de contas, já são mais de 20 anos de estrada, com muito sucesso.

Trabalhando com música desde os 19 anos de idade, em 1998, Adilson lançou o seu 1º Cd solo: "Tributo à Cidade em Romaria". cuja faixa-título, uma homenagem ao Círio de Nazaré, um dos maiores ícones da cultura paraense, ganhou fama nacional. A composição, feita em parceria com Robson Pinheiro, demonstra um pouco da paixão do artista pela terra onde nasceu.

Esse fascínio, no entanto, só foi ficando claro à medida que o tempo passou e Adilson pôde conviver com outras realidades, no Brasil e no mundo. "Só fui entender a minha relação com a minha cidade quando vivi em outras. Aqui tem quase tudo, o suficiente para que eu possa viver e sobreviver. É tudo perto, a maioria das pessoas é parente e fala a mesma língua, além de amar e valorizar as coisas da gente. Digo que isso é raro", conta.

Adilson Alcantara - Iná

Adilson já se apresentou em mais de 30 Shows em Teatros de Belém. Foi produtor dos Cds: “Made in Pará”, “Parceiros”, “Porto do Som”, “Índios Tembé”, “cantando pelo social e o “Made in Pará II”. Suas músicas já foram gravadas por outros artistas como Olivar Barreto, Lucinha Bastos, Jacelí Duarte, Tadeu Pantoja, Fabrício dos Anjos, Maria Lídia e Marhco Monteiro.

Já participou de aproximadamente 15 festivais de música no Pará e no Brasil, um deles foi o Festival da Rede Globo de São Paulo, “Viola de Todos os Cantos”, com a música “Pingüim”. O Festival é realizado pela EPTV, em parceria com a Pauta Música e Eventos, o festival vem reunindo, desde 2003, violeiros de todos os cantos do país com o propósito de manter viva a tradição das modas de viola e, ao mesmo tempo, apresentar às novas gerações a magia e o encanto da boa musica de raiz.


Adilson, que tem no currículo parcerias com grandes nomes da música paraense – como Mahrco Monteiro, Lucinha Bastos, Nilson Chaves, Pinduca e, mais recentemente, a cantora Maria Lídia – já fez mais de 30 shows em teatros de Belém. A intensa vida artística e cultural lhe deu condições de conhecer bem a realidade da capital do Estado do Pará.

"O que mais me entristece na cidade é a falta de oportunidades para a juventude, e o que mais me encanta é a solidariedade do nosso povo. Por isso, espero que, de agora em diante, já que acabamos de passar por um período eleitoral, a cidade seja planejada para o futuro e não só para o presente", explica, acrescentando que costuma ir sempre às feiras de Belém, pontos que, segundo ele, retratam como poucos a riqueza da nossa cidade.

O músico, que foi produtor dos CDs ‘Made in Pará’, ‘Parceiros’, ‘Porto do Som’, ‘Índios Tembé’, ‘Cantando pelo Social’ e ‘Made in Pará II’, diz ainda que sonha com o dia em que as rádios de Belém possam dar mais espaço aos artistas locais. ‘Gostaria muito que o nosso povo pudesse ouvir a maravilhosa música feita pelos compositores daqui. Falo de gente como Maria Lídia, Alfredo Reis, Pedro Callado, Fabrício dos Anjos e mais uns outros 50 nomes, pelo menos’, enfatiza.

Nesse rol, poderíamos incluir o próprio Adilson, já que suas canções foram gravadas e regravadas por muitos artistas renomados, como Olivar Barreto, Lucinha Bastos, Jacelí Duarte, Tadeu Pantoja, Fabrício dos Anjos, Maria Lídia e Marhco Monteiro. Um exemplo é o CD ‘Cantar’, lançado em 2004, que conta com as participações especiais de Maria Lídia, Almirzinho Gabriel, Nilson Chaves, Daniel Benitez e Pinduca.

Caos - Adilson Alcântara


FONTE:

MusicaParaense - Adilson Alcantara

Nenhum comentário: