sexta-feira, 23 de maio de 2008

Alexandre Siqueira



Alexandre Siqueira, filho do violonista Fidja Nicolai e neto do também violonista, Amaro Siqueira, Fundador do curso de violão Clássico da escola de Música da Uniuversidade do Rio Grande do Norte, leciona Violão Clásico no Instituto Waldemar de Almeida em Natal-RN, onde mora desde a infância.

Seus trabalhos atuais foram com o cantor Biafra (2004), mas também já tocou ao lado de Renato Braz (1998), Morais Moreira (2001), Armandinho (2004) além de ter deixado belíssimas frases violonísticas nos CDs dos principais artitas Potiguares e do Nordeste como Carlos Zens, Valéria Oliveira, Marcondes Brasil, Dona Militana, Biafra dentre outros.

Atualmente esta atuando na área composicional e instrumental. O artista vem se destacando também em seus arranjos para orquetra além de se revelar um excelente regente. Enfim, Alexandre Siqueira é um músico completo por natureza, nasceu mesmo para a música
.


VIDA E OBRA

Alexandre Siqueira nasceu em Recife em 1971. A família mudou-se para Natal/RN quando Alexandre estava com um ano e meio de idade. Neto do violonista Amaro Siqueira, fundador do curso de violão Clássico da UFRN e que foi um dos principais nordestinos para o violão.

Fidja Siqueira, pai de Alexandre, deu continuidade às lições do velho Siqueira, tendo ainda como seu principal tutor José Carrion Domingues, ex-discípulo do espanhol Emílio Pujol que foi uma das maiores expressões do violão do mundo. Alexandre é a extensão desse legado violonístico da Família Siqueira.

Sua trajetória musical começou na infância, perturbando os vizinhos com o som estridente de sua flauta doce. Logo a flauta foi arrebatava pelo violão, paixão à primeira vista.

Daí pra frente, não foi difícil crescer musicalmente, já que se tratava de um aluno que tinha um pai violonista. Em sua casa o som mais comum era dos grandes clássicos do violão como Villa-Lobos, Joaquim Rodrigo, Segóvia, Tárrega, e claro, Amaro Siqueira.

Em 1984, iniciou seus estudos musicais na UFRN com o professor Eugênio Lima. Em 1990 Alexandre já era professor do Instituto de Música Waldemar de Almeida (Fundação José Augusto) como também em 1992 do Solar Bela Vista (SESI).

Alexandre sempre esteve envolvido com a maioria dos movimentos musicais em sua cidade desde que se iniciou na música. Também participou de Festivais de música em Londrina no Paraná, São Paulo, Porto Alegre, obteve aulas com os professores: Paulo Porto Alegre (SP) e Thomas Patterson da Universidade do Arizona (EUA), Nicolas Barros (RJ), o famoso violonista argentino Eduardo Isaac.

Você Sabia?

*Além de cantor Alexandre Siqueira é professor de violão concursado da Fundação José Augusto há 15 anos, trabalhar com informática, ele está se especializando em uma área chamada musicografia em Braille. Como Alexandre explica: "Foi uma coisa que surgiu sem querer. Um aluno deficiente visual procurou a escola. Ele fez um teste disputando com outros 100 concorrentes "normais". Pensei: por que não dar uma oportunidade a ele? Dei, e a escola me botou como seu professor, como se fosse um castigo. Resolvi usar isso a meu favor, e comecei a estudar o método Braille. Agora estou buscando aperfeiçoamento na musicografia em Braille. É a partitura em Braille. Até então eu trabalhava com gravação. Ele decorava o que estava gravado".

Alexandre Siqueira - Instinto de pássaro (Alexandre Siqueira)


FONTE

Site Letras.com

Nenhum comentário: