sexta-feira, 23 de maio de 2008

Altemar Dutra de Oliveira Júnior


Altemar Dutra de Oliveira Júnior (nascido em São Paulo) é um cantor brasileiro e campeão sul-americano de kickboxing full-contact, O Full Contact foi criado nos anos 70, nos Estados Unidos. É uma mistura de várias artes marciais, associadas as luvas e os golpes do Boxe aos chutes do Karate.


Filho do célebre cantor Altemar Dutra (1940/1983) e da cantora brasileira Marta Mendonça, Altemar cresceu ouvindo suas cantorias e de outros artistas como Vicente Celestino e Sylvio Caldas. Formado em Educação Física e campeão brasileiro e sul-americano de Kickboxing full-contact.


O mínimo que se pode dizer de Altemar Dutra Jr. é que é um jovem de talento. De talento e de coragem. Antes de falarmos da primeira virtude – tarefa sem dúvida menos difícil – tratemos da segunda.

Isso mesmo, a coragem. E comecemos por lembrar que a música romântica no Brasil sempre teve de enfrentar e vencer inexplicável preconceito alimentado pela chamada elite cultural. Ou seja, aquela intelligentsia, aquela linha de frente apologista do bom gosto acima de tudo, mas de um bom gosto vago, impreciso, obediente a certas regras acadêmicas que se escondem sob o nome de "sofisticação".


Bem que poderia adotar um pseudônimo, ocultando o nome do pai famoso, pois Altemar Dutra foi um dos melhores cantores românticos do Brasil, mas com muito orgulho ele ostenta o seu nome. Aqui entra também o talento. O que ele tem de sobra. No timbre, na técnica, nas divisões, na sinceridade com que dá seu recado, Altemar Dutra Jr. é cantor completo. Não há muitos como ele no país cujas canções, de uma hora para outra, propõem tratar a tapas e pontapés a mulher amada.

E o repertório? Não é por acaso que o clima de todo disco é ditado pelo bolero. Também não é por acaso que as canções mais novas do repertório – Contradições (Cristóvão Bastos & Aldir Blanc), Acaso (Ivan Lins & Abel Silva) e Já passou (Ivor Lancelotti) – são de melodistas e, principalmente, de poetas com a alma de Vinicius (que aliás está presente com a hiper-romântica letra de Apelo, música de Baden Powell).

Começou a cantar em 1995, e foi no programa de televisão da apresentadora Hebe Camargo que surgiu o primeiro convite para gravar.


Em 1997, lançou seu primeiro disco, "Transparente", pela gravadora Velas. Este trabalho foi gravado em Cuba, no qual constaram salsas e boleros. Nesse mesmo ano, recebeu por este disco o "Prêmio Sharp", na categoria "Cantor Revelação".

Participou da gravação da música "Poema do olhar", no CD "Miltinho convida", ao lado de Chico Buarque, Emílio Santiago, Dóris Monteiro e outros. Além deste, participou da gravação do disco de Tânia Alves na faixa "Brigas", sucesso de seu pai.

Em 2000, lançou seu segundo CD, no qual gravou músicas de compositores como Elias Muniz, Carlos Colla e Lula Barbosa.

ALGUEM COMO TU

Todo o romantismo de Altemar Dutra Jr no Coliseu

O cantor romântico Altemar Dutra Jr, filho de um dos maiores nomes do boleros no Brasil, divulgou em Santos seu CD, em única apresentação no Theatro Coliseu. O disco, com o nome "Canção do Nosso Amor", contou com arranjos do produtor José Milton (que já trabalhou com Yamandú Costa e Dominguinhos) e do diretor musical João Lyra.

Os destaques são a canção inédita Tudo Bem (Evaldo Gouveia e Jair Amorim) e as faixas A Pretendida e Brigas, em que ele faz um dueto virtual com seu pai, Altemar Dutra. Outras canções do repertório são: A Canção do Nosso Amor, Ansiedade, Outra Vez Nunca Mais, Bilhete, Caminhemos, Vida Real, Sempre Teu, Tortura de Amor e Onde Anda Você.

Altemar Dutra Jr é tem talento. E segue os passos do pai, o Trovador das Américas, optando pelo estilo romântico, só que com uma entonação própria. Seus discos são marcados pela presença de boleros e canções de compositores como Lupicínio Rodrigues, Aldir Blanc, Dorival Caymmi, Vinnícius de Moraes, Abel Silva, Cristóvão Bastos, Ivor Lancelotti e Jair Amorim, o letrista favorito do pai. Altemar Jr é um dos poucos artistas brasileiros que cantam o romantismo desenfreado e a dor de cotovelo - algo que no Brasil exige coragem para enfrentar e vencer o inexplicável preconceito alimentado pela chamada elite cultural.

Altemar Dutra Jr tem quatro discos gravados: Transparente (1997), Agora Eu Sei (1999), Altemar Dutra Junior (2001) e Canção do Nosso Amor (2007), além de participações em álbuns de artistas como Miltinho, Tania Alves e Elymar Santos.


CDs Gravados:

* Transparente – Gravadora Velas (1997)
* Agora eu Sei – Gravadora Velas (1999)
* Altemar Dutra Junior – Gravadora Velas (2001)
* Altemar Dutra Júnior- Gravadora Som Livre (2007)

Participações em CDs:

* Miltinho convida – Gravadora Sony (1996)
* Tânia Alves – Coração de Bolero – Abril Music (1999)
* Elymar Santos – Ao vivo no Olympia – SP
* Hebe Camargo – Universal...
* JAIR RODRIGUES – TRAMA – 2005
* Participação da trilha sonora da novela “ CIDADÃO BRASILEIRO”. TV Record 2006
* CD a ser lançado em Julho de 2007

Prêmios:

* Revelação de cantor – 10° Prêmio Sharp de Música – (1997)
* Melhor Cantor – Troféu Marketing e Negócios – MERCOSUL
* Personalidade – City News (Campinas-SP)
* Personalidade no Jubileu de Prata do Rotary Club –Mooca-SP (1998)
* Personalidade Brasileira – Brasil 500 anos (Centro de Integração Cultural e Empresarial do estado de São Paulo.

Shows:

* Conrad Casino – Punta Del Leste (1999)
* Teatro Rival – Rio de Janeiro (1998)
* Réveillon – Sepetiba - Rio de Janeiro
* Pelourinho – Salvador – BA
* Carnaval na Cinelândia – Rio de Janeiro – 2003 e 2004
* Casa 70 - Uganda – Angola
* Bar do Tom – Rio de Janeiro
* Bar Bhrama – São Paulo
* Festa da Seresta em São Cristóvão – SE
* Participação no Show de Nana Caymmi – Canecão – Rio de Janeiro
* Clubes Pinheiros, Palmeiras, Juventus , Clube 22 de Agosto de Araraquara São Paulo – SP

FONTE

Wikipédia
Dicionário Cravo Albin
Site Letras.com

Nenhum comentário: