quarta-feira, 14 de maio de 2008

Adriana Capparelli


Cantora, compositora e atriz, Adriana Capparelli construiu carreira no teatro, tendo participado dos espetáculos Master Class (96), sob a direção de Jorge Takla, com Marília Pêra no papel de Maria Callas; Bacantes (95), de Eurípedes, com direção de José Celso Martinez Corrêa; e Hair, direção de Jorge Fernando.

Nascida em Goiânia/GO e criada em Uberlândia/MG, Adriana fez parte da Cia Coral, grupo cênico-musical, regido por Samuel Kerr, e do Grupo Beijo, do Coralusp, além de ter integrado o Coral da Orquestra Sinfônica de Campinas. Como solista, fez, ainda, Parzifal, de Jorge Takla.


É de Adriana a interpretação de Escândalo, música de Caetano Veloso, tema do personagem Silas, interpretado por Ney Latorraca, na novela Zazá, da Rede Globo, em 97.


Nos shows de lançamento, Adriana foi dirigida por Isabel Setti, responsável pela direção de interpretação no CD. Um trabalho original e minucioso, onde todas as letras foram trabalhadas como poemas que são, sílaba por sílaba, e cada palavra foi interpretada como em um texto de teatro. Desse trabalho nasceram os arranjos. O resultado é uma interpretação marcante, que enfatiza os detalhes do universo urbano e delicado do poeta.


Voz possante, a cantora dá vida a cada canção, mostrando-se uma intérprete sensível ao realçar nuances e traduzir as emoções de Aldir Blanc. A luz realça o aspecto teatral das composições. Pequeno Circo Íntimo apresenta uma intérprete que chega segura e disposta a correr riscos.

Dando continuidade à sua carreira musical, Adriana lança agora o cd “Bem + Perto” (Dabliú Discos), que produziu com Natalia Mallo e Renato Commi, e onde estréia como compositora. Renato Commi, diretor musical e responsável pelos violões que permeiam praticamente todas as canções, é amigo e parceiro de muitos anos de Adriana e essa intimidade é a base criadora de todo o cd.


O registro de uma amizade extremamente profícua, um encontro musical especial. Neste trabalho, Renato, Adriana e os músicos Pedro Macedo (baixo) e Ricardo Garcia (percussão) optaram por arranjos simples, sem efeitos, quase crus, com a sonoridade o mais fiel possível ao instrumento acústico, como o nome do disco revela, “Bem + Perto”.


Além do trio, participaram das gravações como convidados os músicos Camilo Carrara (violão), Thiago Rodrigues e Otávio Ortega (piano), Danilo Tomic (shakuhachi), Zeca Loureiro (guitarra), Carlos Caçapava (percussão), Adriano Salhab (rabeca), Gigante Brasil (bateria) e as cantoras/ compositoras Vanessa Bumagny e Letícia Coura.


No repertório, além de canções próprias, como: Asas do Desejo, Adriana interpreta:
  • parcerias com Letícia Coura Asma, Por que (não) ir?;
  • Cisne, texto em prosa musicado de Clarice Lispector;
  • e música feita para teatro com texto de Plínio Marcos A Pomba Roxa Ardente;
  • Adriana canta José Miguel Wisnik Outono;
  • Vanessa Bumagny e Zeca Baleiro com a música De papel;
  • Letícia Coura com a músicaTodo Dia;
  • Natalia Mallo com Décadas;
  • Caetano Veloso com a música Asa;
  • Beatles fazendo umna versão da música Day Tripper;
  • e Torquato Neto com Três da Madrugada.
Você Sabia?
  • A cantora e atriz Adriana Capparellie lançou em 1999 o CD "Pequeno Circo Íntimo", totalmente voltado para a obra de Aldir Blanc.
  • Atriz-cantora ou cantora-atriz, a ordem não importa, uma funciona a serviço da outra. Adriana Capparelli é dessa turma que transita pelo teatro musical e pelas notas de sua música com desenvoltura. Suas primeiras composições são mostradas no CD Bem + perto, lançado pela Dabliú Discos.
  • No papel de atriz, Adriana já colocou a voz à serviço de personagens em peças como Hair, com Jorge Fernando, Master class, com Marília Pêra, além das obras de Chico Buarque Ópera do malandro e Gota d'água. Adriana integrou o elenco de "Os sertões", produção do Teatro Oficina de Zé Celso Martinez Corrêa.
  • Adriana estreou em teatro com a peça "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque, em Uberlândia/MG.
  • Em Campinas, quando Adriana estudava jornalismo (curso concluído), ela fez parte do coral da Orquestra Sinfônica e cantou solo, acompanhada pela Orquestra, a convite do maestro Benito Juarez.
  • Adriana iniciou sua carreira em São Paulo, em 1990, ao ganhar uma bolsa da Universidade Livre de Música (no curso de canto erudito) e estudar durante dois anos com a professora Hellyanne Karan.
  • Adriana Capparelli é mais intérprete que cantora. Isso quer dizer que mais que a exatidão ela opta pela emoção, sem comprometer a leitura das canções.
  • Adriana gravou um disco inteiro dedicado a parceria João Bosco-Aldir Blanc, e fez enorme sucesso.
  • O álbum "Bem + Perto" traz uma seleção de canções excelentes, que vão da irônica "Asma" (Adriana Capparelli - Letícia Coura) a lírica "Cisne", em que Adriana musica um texto de Clarice Lispector.
  • A inspirada música "3 da Madrugada" de Carlos Pinto & Torquato Neto; a curiosa versão do hit dos Beatles "Day Tripper" (Lennon & McCartney); a música "De Papel", de Zeca Baleiro & Vanessa Burmagny fazem parte do CD "Bem + Perto", de Adriana.
  • Adriana Capparelli interpreta "Asa", de Caetano Veloso, onde resume sua proposta sonora sem exageros de eletrônica (no caso com violão, percussão e baixo acústico) bastando para a voz peculiaríssima de Adriana soar ocupando todos os espaços e chamando a atenção para a letra. Alias, é essa força que faz de uma canção de amor como "Outono", de José Miguel Wisnik, soar profunda e cortante.

 2010 - Em Janeiro estreia o show THE REST IS SILENCE no Auditório do Sesc Pinheiros. Patrocínio integral para o Projeto AOS CONTRÁRIOS e início das gravações do cd, produção Fabio Tagliaferri. Turnê DIONISÍACAS, Teatro Oficina, quatro espetáculos viajando pelo Brasil - TANIKO, CACILDA!!, BACANTES E BANQUETE. Estruturas montadas em Brasília, Salvador, Olinda, Belém, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

2009 - Aprovação do Projeto AOS CONTRÁRIOS no ProAc da Secretaria de Cultura do Estado. Início da captação de patrocínio. Em setembro estreia ESTRELA BRAZYLEIRA A VAGAR, CACILDA!! no Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Ensaios e criação do show THE REST IS SILENCE canções de teatro e o teatro das canções, com Fabio Taglaferri e direção de Vadim Nikitin.

2008 – Começam os arranjos e apresentações experimentais do AOS CONTRÁRIOS, próximo cd, com Letícia Coura. Shows no interior de São Paulo, São Paulo e Berlim. Em setembro shows com a banda alemã SCHNAFTL UFFTSCHIK, no DONAUSINSELFEST (Festival do Rio Danúbio), maior festival de música ao ar livre da Europa realizado em Viena - Áustria, e no interior da Alemanha e Berlim. No teatro, CYPRIANO E CHANTALAN, musical de Luiz Antônio Martinez Corrêa e Analu Prestes, com o Oficina e o Bixigão, projeto social de inclusão de crianças e adolescentes do bairro do Bixiga.

2007 - Gravação em DVD de todos os espetáculos de OS SERTÕES no primeiro semestre. Em abril estréia LORCA – ALELUIA ERÓTICA EM 38 QUADROS E UM ASSASSINATO, com o grupo XPTO. O show BEM MAIS PERTO viaja pro interior de São Paulo. LORCA fica em cartaz no TUSP - Teatro da USP - até junho. No segundo semestre viaja com OS SERTÔES para Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Quixeramobim e fecha historicamente o trabalho de cinco anos em Canudos. LORCA viaja para Vitória.

2006 - O show BEM MAIS PERTO estréia em abril no Teatro do Sesc Pompéia. Em maio shows com a banda alemã SCHNAFTL UFFTSCHIK em Berlim e interior da Alemanha, como cantora e compositora. No segundo semestre entram em cartaz todos os espetáculos de OS SERTÕES no Teatro Oficina - São Paulo.

2005 - Estréia A LUTA 1, penúltima parte de OS SERTÕES. Os espetáculos A TERRA, O HOMEM 1, O HOMEM 2 e A LUTA 1 fazem polêmica temporada no mês de setembro em Berlim, no teatro Volksbühne e A LUTA 1 ganha, entre outros, o “Prêmio BRAVO!” de melhor espetáculo teatral do ano. Lança o cd BEM MAIS PERTO.

2004 – OS SERTÕES - sucesso no Festival Internacional de Teatro do Vale do Rühr, RECKLINGHAUSEN, ALEMANHA. Gravação do segundo cd, BEM MAIS PERTO, como intérprete e também compositora.

2003 - OS SERTÕES, - O HOMEM 1 e O HOMEM 2 - produções do Teatro Oficina, como cantora, atriz e desta vez compositora.

2002 – Dois espetáculos de OSCAR WILDE: DE PROFUNDIS, com o grupo Satyros e o infanto-juvenil WILD STORIES, de Alexandre Stockler, baseado nos contos infantis do autor.

2001 -Temporada de dois meses e meio do show PEQUENO CIRCO ÍNTIMO no Espaço dos Satyros. No teatro, GOTA D’ÁGUA, de Chico Buarque e Paulo Pontes, direção Gabriel Villela.

2000 - Lançamento do cd PEQUENO CIRCO ÍNTIMO no Teatro Crowne Plaza, São Paulo. O show PEQUENO CIRCO ÍNTIMO faz temporada no Teatro Brasileiro de Comédia –TBC. Faz parte do elenco de ÓPERA DO MALANDRO, de Chico Buarque, direção de Gabriel Villela.

1999 – Gravação do primeiro cd, PEQUENO CIRCO ÍNTIMO – convite de José Carlos Costa Netto, da Dabliú Discos – São Paulo, para homenagear o letrista carioca Aldir Blanc. O cd é teatral e cabaré. Direção de interpretação de Isabel Setti e direção musical de Michel Freidenson.

1997 - Grava para a trilha sonora da novela ZAZÁ / REDE GLOBO a música ESCÂNDALO, de Caetano Veloso.

1996 - MASTER CLASS, com Marília Pêra no papel de Maria Callas. Direção Jorge Takla.

1995 - Festival de Teatro Grego em Ribeirão Preto com a peça AS BACANTES. Direção José Celso MartinezCorrêa,com o TEATRO OFICINA.

1993/ 1994 - HAIR, espetáculo dirigido por JORGE FERNANDO.

1992 - Coral Paulistano, um dos corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo, regido pelo maestro Samuel Kerr. Dos trabalhos em ópera destaca-se XERXES, de Haendel, produção da ENGLISH NATIONAL ÓPERA, atuando com cantores ingleses. Neste mesmo ano faz parte da CIA.CORAL, grupo cênico/musical também regido por Samuel Kerr. Espetáculos: JOÃO PACÍFICO e O NÃO AMOROSO.

1991 - PARZIFAL, de Jorge Takla, baseado na obra de Wagner, mesclando canto erudito e popular.

1990 - Em São Paulo ganha uma bolsa da Universidade Livre de Música no curso de CANTO ERUDITO com a professora Hellyanne Karan com quem estuda durante dois anos.

1989 - Diploma de “bacharel em jornalismo” pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

1986 - Faz parte do Coral da Orquestra Sinfônica de Campinas e apresenta-se cantando solo acompanhada pela orquestra a convite do maestro Benito Juarez.

1982 – Adolescente estréia em teatro: MORTE E VIDA SEVERINA, de João Cabral de Melo Neto e Chico Buarque, em Uberlândia-MG.

FONTE

MPBNET - Adriana Capparelli

Adriana Capparelli

Nenhum comentário: