domingo, 25 de maio de 2008

Angela Maria


Ângela Maria, é o nome artístico da cantora brasileira Abelim Maria da Cunha. Nascida em Conceição de Macabu, 13 de maio de 1928) Abelim começou cantando em coro de Igreja. Enquanto trabalhava numa fábrica de lâmpadas, participava, às escondidas, de programas de calouros. Adotou o nome de Ângela Maria para não ser identificada pela família. Como ganhava todos os concursos, foi convidada a cantar no famoso Dancing Avenida e depois na Rádio Mayrink Veiga. Em 1951 gravou o primeiro disco. Veio assim o sucesso que sempre a acompanhou. 

Filme Rio Fantasia, em 1957

Atuou em cinema, no longa-metragem Portugal, Minha Saudade (1973). Ângela Maria consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção (surgido na década de 30), ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran.


Gravou sucessos como: Não Tenho Você, Babalu, Cinderela, Moça Bonita, Vá, mas Volte, Garota Solitária, Falhaste coração, Canto paraguaio, A noite e a despedida, Gente humilde, Lábios de mel, etc.


Em 1996, contratada pela gravadora Sony Music, lançou o CD Amigos, com a participação de Roberto Carlos, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros. O trabalho foi um sucesso, celebrado num espetáculo no Metropolitan, atual Claro Hall (Rio de Janeiro), e um especial na Rede Globo. O disco vendeu mais de 500 mil cópias.

Em 1997, Angela Maria apresentou o álbum Pela Saudade que Me Invade, com sucessos de Dalva de Oliveira.



Em 1998 gravou, com Agnaldo Timóteo, o CD Só Sucessos, também na lista dos cem álbuns nacionais mais vendidos. Em 2003, gravou  o Disco de Ouro, pela Lua Discos, abrangendo compositores que vão de Djavan a Dolores Duran.


Você Sabia?

*Angela Maria foi enredo da Escola de Samba Rosa de Ouro (SP)em 1994. A Escola colocou na Avenida a História de Angela, numa das mais bonitas homenagens que São Paulo já prestou a um artista. 

*Fato inédito na carreira de Angela Maria, aconteceu às vésperas do Dia das Mães de 1956, quando na Casa Garson da Rua Uruguaiana, no Rio de Janeiro/RJ, formaram-se filas para comprar o disco "Mamãe". Informada do acontecido, Angela foi verificar o fato in loco

*Em 1973, Angela Maria participou do filme "Portugal...minha saudade", de Mazzaropi, interpretando a canção "Fim de ano". O grande sucesso dessa fase foi o "Tango pra Teresa", de Jair Amorim e Evaldo Gouveia gravado em 1975 e que se tornou um clássico tanto do seu repertório quanto no dos compositores desse tango. 


*Ângela gravou praticamente todos os compositores brasileiros mais importantes, de Noel Rosa e Pixinguinha a Cazuza e Renato Russo. 

*Ângela Maria foi demitida da fábrica de lâmpadas GE porque cantava o tempo todo. 


*Ao longo de sua carreira, Ângela Maria gravou 114 discos e se tornou, nos anos cinqüenta, referência de voz feminina na MPB. Influenciou cantoras como Elis Regina e Clara Nunes e também cantores, como Cauby Peixoto e Djavan. 

*Ângela Maria sempre transitou por todos os ritmos, brasileiros ou latinos: sambas, mambos, chá-chá-chás, boleros, tangos, guarânias, baladas. Mas, os seus maiores sucessos foram mesmo o samba-canção. Uma única exceção e que é até hoje o seu maior sucesso: o mambo cubano Babalu, gravado em 1958 com a orquestra de Waldir Calmon. 


*Em 1954, em concurso popular, Angela Maria tornou-se a Rainha do Rádio, e no mesmo ano estreou no cinema, participando do filme Rua sem sol, de Alex Viany. 

*Em homenagem Dalva de Oliveira, quem inspirou seus primeiros passos na música, Ângela Maria gravou em 1997 um CD totalmente dedicado a ela.

*Rodrigo Faour entrevista Angela Maria

Angela Maria 1957 "Mentindo"

Angela Maria, canta no filme "Rio Fantasia" de 1957, direção de Watson Macedo.

Ângela Maria - "Adeus, querido" - 1956

Participação da cantora Ângela Maria (cantando "Adeus, querido") no filme, "Fuzileiro do Amor", de 1956 com Mazzaropi.

Perdão - Ângela Maria e Zezé de Camargo e Luciano

FONTE

Wikipédia
angelamaria

Nenhum comentário: