sexta-feira, 6 de maio de 2011

Virtuosi Brasil chega à 7ª edição com destaques da música nacional de concerto



Uma dos destaques é o violoncelista Leonardo Altino, que venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros; festival acontece de 12 e 15 de maio no Centro Cultural Correios Recife.

Intérpretes e compositores da música nacional de concerto vão se apresentar no Centro Cultural Correios Recife neste mês. O violoncelista Leonardo Altino, o Trio Lignum e o Grupo Anima Musica Mundana et Instrumentalis são algumas das atrações da 7ª edição do Virtuosi Brasil, festival realizado entre os dias 12 e 15 de maio.


Os concertos tem entrada gratuita e começam a partir das 19h, mas, no domingo, as apresentações têm início às 17h. A homenagem da edição deste ano é ao compositor brasileiro Almeida Prado, que faleceu no ano passado. A Orquestra Jovem de Pernambuco vai interpretar peças do homenageado no festival.

Almeida Prado

José Antônio Rezende de Almeida Prado (Santos, 8 de fevereiro de 1943 — São Paulo, 21 de novembro de 2010) foi um compositor e pianista brasileiro, membro da Academia Brasileira de Música sendo considerado um dos maiores expoentes da música erudita no Brasil.

Estudou no Brasil com Dinorá de Carvalho (piano), Osvaldo Lacerda (harmonia) e Camargo Guarnieri (composição).


Após conquistar o primeiro prêmio no "I Festival de Música da Guanabara" em 1969, pela cantata "Pequenos Funerais Cantantes", sobre um texto de sua prima, a poetisa Hilda Hilst, prosseguiu seus estudos na Europa. Estudou com Nadia Boulanger e Olivier Messiaen em Paris entre 1970 e 1973, além de uma breve permanência em Darmstadt para estudar com György Ligeti e Lukas Foss.

Voltou para o Brasil em 1974, assumindo o cargo de professor no "Conservatório Municipal de Cubatão". Pouco tempo depois foi contratado pelo então reitor da Unicamp, Zeferino Vaz, para ser professor do curso de música do Instituto de Artes da universidade, na qual lecionou por 25 anos, até sua aposentadoria em 2000.

Também em 2000, por encomenda do Ministério da Cultura, compôs a obra Cartas Celestes n°8 para violino e orquestra, em comemoração dos 500 anos da Descoberta do Brasil.[4]

Em janeiro de 2007, estreou no Carnegie Hall a sua peça Hiléia - Um Mural da Amazônia, uma cantata para baixo e orquestra, inspirada no poema homônimo de Ives Gandra Martins, com a Orquestra Bachiana Filarmônicade São Paulo regida pelo maestro brasileiro João Carlos Martins.

Em 2010 residia em São Paulo, onde ministrava alguns cursos de análise musical e cursos sobre sua obra, além de apresentar um programa de música contemporânea, Kaleidoscópio, na rádio Cultura FM.

O compositor e pianista tinha uma saúde frágil, em decorrência da diabetes. Foi internado em um hospital de São Paulo, depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. Faleceu dez dias depois, na manhã de 21 de novembro de 2010, aos 67 anos de idade, vítima de um edema pulmonar agudo.

Virtuosi Brasil

A atração do primeiro dia do Virtuosi Brasil é o Trio Lignum. O trio de palhetas é formado por professores da Universidade de São Paulo (USP): o oboísta Alexandre Ficarelli, o clarinetista Luis Afonso Montanha e o fagotista Fábio Cury. Eles são especialistas nos seus instrumentos em escolas superiores da Europa e a ideia de unirem suas experiências e desenvolver um repertório específico para essa formação aconteceu na própria universidade.

Já no dia 13 de maio, quem se apresenta no Centro Cultural Correios Recife é o Grupo Anima Musica Mundi et Instrumentalis, com o espetáculo “Donzela Guerreira – encontro entre anima e animus”. Este é dividido em três atos: “O Tempo Mítico (Anima)”, “O Sangue Fecunda a Terra (Animus)” e “A Revelação e o Encontro (Animus e Anima)”. O grupo foi criado há 20 anos e nasceu de reflexões sobre a interpretação musical e memória musical brasileira.


O violoncelista Leonardo Altino é a atração do festival no dia 14 de maio. O músico, que venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, apresenta obras de J.S. Bach, Marlos Nobre e Kodaly. Leonardo Altino foi solista de várias orquestras sinfônicas, como as de Boston, Hudson, Southwest Florida, Montgomery, Santiago, Bogotá, São Paulo, Brasília.

O encerramento do festival, idealizado e produzido pelo Maestro Rafael Garcia e pela pianista Ana Lúcia Altino, acontece no dia 15 de maio. Na ocasião, vai se apresentar a Orquestra Jovem de Pernambuco, tendo como solista o violoncelista Leonardo Altino. No programa do concerto, obras de Almeida Prado, Gustav Holst, Haydn e Popper.

CONCERTOS-AULA GRATUITOS
A sétima edição do Virtuosi Brasil promove a realização de concertos-aula gratuitos nos dias 12 e 13 de maio. Eles são destinados jovens estudantes da rede pública de ensino, organizações sociais, entre outros interessados.

Para participar, é necessário entrar em contato com o Centro Cultural Correios Recife para maiores informações. O telefone é 3363-0138 e o endereço é a avenida Marques de Olinda, 262, Recife Antigo.

FONTE

pe360ºGraus


wikipédia

Nenhum comentário: