sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mauricio Reis


João Maurício da Costa (Santa Rita, Paraíba 27 de junho de 1942 — Bonito, Pernambuco, 22 de julho de 2000), mais conhecido como Maurício Reis, foi um cantor brasileiro. Conhecido no Nordeste como o “Cantor das Rosas”, ele gravou 27 álbuns, entre LPs e CDs. Seus maiores sucessos são Verônica e Mercedão Vermelho, era representante do estilo conhecido como brega.

Seu LP Fim de Noivado (1973), curiosamente, que contém "Verônica", (C. Blanco – versão de Fernado Adour) foi produzido por Luís Paulo e Hyldon Souza — autor de "Na rua, na chuva, na fazenda" — sucesso regravado já nos anos 2000 pela banda Kid Abelha em 1996 (O clipe foi gravado no Copacabana Palace e teve a participação de desconhecidos e de muita gente famosa dublando a voz da Paula, como Ana Botafogo, Carla Marins, Clóvis Bornay, Cristine Fernandes, Dona Neuma da Mangueira, Dalal Achcar, Fernanda Abreu, Ivo Meireles, Leonardo Vieira, Narcisa Tamborindeguy, Regina Marcondes Ferraz, Rodrigo Penna, Verônica Castiñera, Vera Loyola e até o pai de George Israel, Hélio), e "As Dores do Mundo".


Maurício morreu de acidente automobilístico, causado pelas fortes chuvas que caíam na região, inundando a pista da PE-109 e provocando a derrapagem que jogou seu carro na barragem do Prata.

Curiosamente, a canção "Lenço Manchado de Sangue" (de Isaías Sousa), que consta do LP Fim de Noivado, conta a tragédia de um acidente de carro. Um homem apaixonada recebe a notícia de que sua mulher havia morrido num acidente na estrada. Os demais ocupantes saíram vivos, somente seu amor havia morrido. O único bem que ficou do amor, foi um lenço manchado de sangue.


Ídolo da música popular, representante mor do estilo musical chamado “brega”, Maurício Reis morreu no dia 22 de julho de 2000 quando o carro que o conduzia, um Fiat Tempra, afundou nas águas da Barragem do Prata, que haviam inundado a pista da PE-109 por causa das fortes chuvas que caíam na região. O acidente aconteceu no distrito de Alto Bonito, em Bonito, no Agreste. Maurício Reis havia saído de Gravatá, onde morava há sete anos, para fazer um show em Xexéu, na Zona da Mata Sul. O carro estava sendo guiado pelo filho do cantor, o tecladista Maurício Inácio Costa, que sobreviveu ao acidente. A família do cantor está processando o Departamento de Estradas de Rodagem pela falta de sinalização na estrada, o que teria sido causa do desastre.

Em breve será lançado o CD Tributo a Maurício Reis com 20 faixas uma homenagem de artistas a memória do "Poeta do Cravo Branco", como: Conde da banda só brega, Rodrigo, José Ribeiro, Roberto Muller, Banda Camelô, Augusto César entre outros.




Acesse:

http://www.mauricioreisjr.blogspot.com/


FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: