sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tostão e Guarany


Tostão e Guarany estarão no pograma 'Viola, minha Viola'- Programa com a dupla sul-mato-grossense cantando sucessos vai ao ar no próximo domingo, às 8h, na TV

Tostão e Guarani 

Uma das duplas mais representativas da música sertaneja de Mato Grosso do Sul, Tostão e Guarany, que completa 27 anos de carreira, está entre as atrações principais do programa “Viola, minha viola”, que a TV Cultura exibirá no próximo domingo (24 de julho), às 8h, apresentado há 31 anos por Inezita Barroso. Haverá reprise deste programa inédito no dia 30, às 19h.

Há pelo menos 10 anos a dupla, a convite da apresentadora Inezita Barroso, participa deste que é o mais tradicional e importante programa de música sertaneja de raiz da televisão brasileira. “É sempre um prazer enorme cantar lá, este programa é uma vitrine nacional; a gente sempre comenta que o modismo do sertanejo moderno passa, mas a autêntica música sertaneja permanece e é esta que o povo quer ouvir”, diz Guarany.

O repertório da apresentação ficou amarradinho nas seguintes músicas: “Anjo bom” (de Guarany); “Estrada de chão”, de Aurélio Miranda; um pout-pourri com músicas do Trio Parada Dura (“Último adeus”, “Blusa vermelha”, “Avião das nove") e “Aurora do mundo”, de Goiá.


Tostão e Guarany lançaram o DVD comemorativo dos 25 anos de carreira, intitulado do “Caipira ao digital”, que contou com a participação de amigos de longa data, como Aurélio Miranda, Lígia Mourão, Délia (da dupla com Delinho), Grupo Tradição e o Grupo Seis é D+.


A dupla Tostão e Guarany se formou em 1983, gravando um compacto duplo em 1984, depois o LP “Luzes do além” (1985), um single (1995) e os CDs "Recordações” (2000) e “Tostao e Guarany” ao vivo (2008).


A DUPLA

Tostão, já aprendeu a tocar violão de ouvido e a cantar desde criança. Seus pais tinham um conjunto no Rio Grande do Sul, que apresentavam-se em bailes e logo cedo conviveu com o mundo artístico. E já em Campo Grande, convivia com outros artistas que hospedavam-se no hotel de sua família, e muitas vezes tocava e cantava para que eles o ouvissem.


Aos 19 anos, formou uma Dupla com Aurélio Miranda, em Campo Grande/MS, e gravaram um disco LP pela Gravadora Califómia (SP) e em seguida, outro pela Continental-Chantecler (SP).

Participou de inúmeros eventos como: Projeto "Prata da Casa", shows para Fundação de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Prefeitura Municipal, e ainda em todo o Estado de MS e "Festa dos Estados" (RJ-1982), "Feira da Previdência" (RJ-1982), "Noite Sul- mato-grossense" (São Bemardo-SP-1982), show com Gonzaga, Gonzaguinha, Pepeu Gomes e Ney Matogrosso no Teatro Municipal de São Paulo-SP, show em Pedro Juan Caballero, em 1982, entre muitos outros.

Guarany, aos 13 anos de idade ganhou uma sanfona de 48 baixos e aprendeu a cantar ouvindo as músicas de Zé Correia e Dino Rocha. Começou a tocar em inúmeras festas, acompanhando seu tio Altair Rodrigues, o "Cheiro".

Aos 15 anos, ganhou de seu padrinho, uma acordeon Todeschini de 80 baixos. Em seguida formou dupla com Lígia Mourão, o "Duo Canto Livre", acompanhado pela sanfoneira Itami. A dupla durou por 03 anos, porém não chegou a gravar. Participou e venceu o 10º Festival de Música promovido pelo Fasul na Vila Bonanza e no próximo ano, tirou o 2º lugar no mesmo festival.

Em 1983, Guarany conheceu Tostão e após cantarem juntos, por acaso, decidiram formar a dupla "Tostão e Guarany". Gravam um disco compacto pelo "La Selva"- Gravadora Universal Records.

Desde então a dupla tem alcançado grande sucesso como artistas representantes da cultura sul-mato-grossense, apresentam-se constantemente em eventos e para públicos diferenciados, sempre com muito sucesso.

Tostão e Guarany apresentaram-se no Programa Viola Minha Viola no dia 28/04/2010.


FONTE


Nenhum comentário: