Kátia Garcia Oliveira (Rio de Janeiro, 26 de março de 1962) é uma cantora brasileira, afilhada artística de Roberto Carlos. Deficiente visual, Kátia começou a carreira em 1978, com a canção "Tão Só" (compacto simples).
Em 1979, lançou Lembranças, seu álbum de estréia), cuja canção-título é a mais conhecida de sua carreira até hoje.
Nos anos 80, katia atingiu o auge da fama, em abril em 1987, quando estourou nas rádios seu maior sucesso, "Qualquer Jeito", uma versão de It Should Have Been Easy, composição de Bob McDill, gravada por Anne Murray em 1982, assinada por Roberto Carlos, e Erasmo Carlos.
Compareceu em vários programas de televisão, entre eles Roberto Carlos Especial, exibido pela TV Globo desde 1974, e no Globo de Ouro, conquistando o carinho dos fãs. Ao longo de sua carreira, gravou dez discos e ganhou prêmios variados. Distribuiu durante oito anos um software de acessibilidade, o Dosvox.
Cega de nascença, cantora passou as duas últimas décadas se dedicando a projetos para deficientes visuais e ainda mantém amizade com Roberto Carlos, emplacou sucessos como “Qualquer jeito” e “Lembranças”, e chegou a vender um milhão de discos, decidiu dar uma freada na carreira em meados dos anos 1990, mas agora voltou a fazer shows, principalmente pelo Norte e Nordeste do país.
“Parei por iniciativa própria, para me dedicar a projetos para deficientes visuais. No início, continuei cantando, mas com o tempo vi que os projetos precisavam de mais dedicação”, conta ela, que neste período também se formou em radialismo. “Nunca me afastei da mídia, a mídia é que se afastou de mim. Mas também não tenho esse negócio de mágoa."
Kátia nasceu prematura e cega:'Minha primeira luta
foi para viver'(Foto: Ricardo Leal/EGO)
Há quase 20 anos Kátia divulga e é a voz de programas de computadores para deficientes visuais. “Me apaixonei pela causa, nada como sentir na pele as necessidades. Antes não havia nada parecido desenvolvido no Brasil”, comenta. Com o programa, que transforma em áudio tudo que está no computador, Kátia passou a ficar boa parte do dia navegando na internet. Consulta notícias, troca emails com amigos e usa o Twitter. Também tem o hábito de comprar livros e escaneá-los, para que o computador os “leia” para ela.
Para sair à rua, tem a ajuda de Lurdinha, sua acompanhante há mais de 10 anos. Já teve um cão-guia, a cachorra Ene, até que ela morreu. “Não tenho problema em sair só, mas é mais fácil com alguém ao lado”, justifica Kátia, que mora em apartamento próprio no bairro do Grajaú, na Zona Norte do Rio.
A cegueira da cantora aconteceu após complicações no parto. Ela nasceu no sexto mês de gestação e pesando apenas um quilo. “Minha primeira luta foi para viver." Até os 16 anos, ainda conseguia ver raios de luz. “Conheci o sol, hoje é só a escuridão. Mas não sinto falta porque não perdi a visão, já nasci sem ela. Sou muito bem-resolvida com a minha realidade. Vejo tudo por dentro”, conta. “Aprendi a levar a vida numa boa, como a minha família me ensinou. Nunca houve lamentação lá em casa, mas sim muita força de vontade”, diz a cantora, que só não gosta quando a chamam de Kátia Cega. “Se referir a uma pessoa pela sua deficiência é de muito mau gosto. Mas o problema é de quem fala, não é meu. Não me sinto ofendida por ser cega.”
Amizade com Roberto Carlos Vaidosa, Kátia não revela a idade por nada. “Sou mais velha que ontem e mais nova que amanhã. O espírito não envelhece”, desconversa. Para posar para o EGO em um shopping do Rio, fez escova nos cabelos, pintou as unhas e, como sempre, manteve os óculos escuros. “Tenho uma coleção, mais de 50 pares”, conta Kátia, que escolhe as próprias roupas. “Passo a mão, sinto, pergunto a cor. Sou exigente.”
A cantora não gosta que a chamem de Kátia Cega.
'Se referir a uma pessoa pela sua deficiência é de
muito mau gosto', diz (Foto: Ricardo Leal/EGO)
Dos tempos de sucesso, quando frequentava programas de auditório e tinha as músicas tocadas nas rádios, ela diz que não sente falta. “Não sinto nostalgia”, garante. Kátia acha que deixou de ser assunto porque não lançou mais discos, o que pretende fazer em breve. “Estar no rádio e na TV é consequência de um novo trabalho. Se eu lançar um CD, isso pode voltar a acontecer. Já tenho algumas ideias”, acredita ela, que atualmente curte o trabalho de Jorge Vercilo, Ana Carolina e Belo. "Mas as obras de hoje não ficam para o futuro, como acontecia com as canções dos anos 80."
O que mantém desde aquela época é a amizade com Roberto Carlos. “Ele é meu leme, meu conselheiro”, diz. Kátia nega ter ido além da amizade com o Rei. “É uma viagem quem insinua qualquer coisa. Nunca teve nem essa história de amor platônico. Conheço o Roberto Carlos desde que eu tinha quatro anos de idade. Cresci amando o trabalho dele e devo toda minha carreira a ele.”
Rita Sahatçiu Ora (Pristina, 26 de novembro de 1990) é uma cantora, compositora e atriz britânica de etnia albanesa nascida no Kosovo. Sua inspiração musical é no cantor e compositor norte-americano Kanye West, pois ele "é legal sem fazer esforço". Além de West, Rita tem as cantoras Rihanna e Gwen Stefani, vocalista do grupo musical No Doubt, como "modelo".
O álbum de estreia da cantora, intitulado Ora, foi lançado em 24 de agosto de 2012 no Reino Unido, onde estreou no número um da UK Albums Chart, e contém dois singles de divulgação, "R.I.P." e "How We Do (Party)". Depois de conseguir chegar a posição pico com "Hot Right Now", Rita Ora se tornou a artista com o maior número de singles nº 1 na UK Singles Chart em 2012. Ela tem um alcance vocal mezzo-soprano. Foi indicada a três prêmios no Brit Awards 2013, incluindo o Brit Award de 'Melhor Artista Revelação Britânico'.
R.I.P.
How We Do (Party)
Rita Ora nasceu no dia 26 de novembro de 1990 na cidade de Pristina, na ex-Iugoslávia, hoje Kosovo, e se mudou para o Reino Unido quando tinha um ano. Rita cresceu nos arredores de Portobello Road, no Oeste de Londres e foi para a escola primária St Cuthbert with St Matthias em Earls Court, em seguida se formou na Sylvia Young Theatre School e então foi para a St Charles Catholic Sixth Form College[9] Hoje ela mora em Kensington, Londres, Ela começou a cantar ainda bem jovem.
Tem uma irmã mais velha, Elena, e um irmão mais novo, Don. A inspiração para o seu nome veio da estrela do filme favorito do seu avô, Besim Sahatçiu, Rita Hayworth. Quando ela tinha 15 anos, a sua mãe foi diagnosticada com câncer de mama e ela parou de estudar. “Minha mãe sempre foi uma daquelas mulheres com espírito livre e ela ter ficado doente foi muito confuso para mim. Eu não conseguia entender o porquê minha mãe não era uma super-heroína, porquê ela não era, você sabe, invencível. Eu ficava sentada pela casa nessa época. Eu estava muito triste”. Eventualmente a sua irmã convenceu Rita Ora a voltar para a escola, e a sua mãe se recuperou completamente. “A experiência fez com que eu valorizasse a minha família e a vida,” Rita Ora disse.
Carreira
2007-2010: início da carreira
Começou a cantar bem jovem, se apresentando no Pub de seu pai. Em 2007, Ora teve seu primeiro lançamento musical através da participação na faixa "Awkward" do cantor Craig David.
Awkward
Em 2008, eles lançaram outra canção juntos chamada "Where's Your Love?", a qual foi lançada como single, incluindo um clipe musical com a participação de Rita. Ela participou de duas músicas do álbum de James Morrison, "Songs for You, Truths for Me" como backing vocal. Ora começou a se apresentar em bares de Londres.
Where's Your Love?
Songs for You, Truths for Me
Fez uma audição para o Eurovision: Your Country Needs You na BBC One para ser a participante britânica do Eurovision Song Contest de 2009 mas desistiu da competição depois de alguns episódios por não se sentir pronta. A sua empresária, Sarah Stennett, mais tarde disse ao HitQuarters que Rita Ora entrou na competição porque, na época, ela achava que era a sua única chance de encontrar o sucesso. A sua desistência foi seguida pela sua primeira reunião com a sua empresária, que estava certa que ela tinha potencial genuíno de se tornar uma pop star e que participar do Eurovision iria dificultar ao invés de potencializar as suas chances. Stennett entrou em contato com Jay Brown da Roc Nation e falou sobre Ora para ele. Brown pediu que Ora voasse para Nova York, onde ela se encontrou com Jay-Z.
Rita Ora assinou um contrato com a Roc Nation em dezembro de 2009, apenas 48 horas depois de chegar aos Estados Unidos. No mesmo ano, ela participou do videoclipe “Young Forever” de Jay-Z. Em 2010, ela participou do videoclipe de “Over”, de Drake.
Young Forever
Over
2011–2012: Ora e o avanço comercial
Durante 2011, Ora disponibilizou vídeos dela no Youtube trabalhando no seu álbum de estreia. Em um deles, atendendo pedido de seus fãs, ela cantou uma versão acústica da música de Outkast, “Hey Ya!”.
Hey Ya!
O vídeo chamou a atenção de DJ Fresh, que na época estava procurando por uma voz para a sua canção, “Hot Right Now”. Ora participou de uma audição para a música e eventualmente participou da mesma.
Hot Right Now
O videoclipe para “Hot Right Now” foi lançado no YouTube em 14 de dezembro de 2011 e o single foi lançado em 12 de fevereiro de 2012, chegando ao primeiro lugar na UK Singles Chart, parada musica britânica.
Em 24 de fevereiro de 2012, Rita Ora visitou a estação de rádio Z100 em Nova York junto com o seu chefe da Roc Nation, Jay-Z, para lançar “How We Do (Party)”, o seu primeiro single para a América do Norte e Oceania, do seu primeiro álbum de estúdio. Will.I.Am, Ester Dean, Drake, The-Dream e Stargate trabalharam com Rita Ora no seu álbum de estreia. Comentando sobre o som do álbum e o seu conceito, ela disse que “definitivamente há pop nele, mas você pode ouvir influências do jazz, influência de Monica e Aaliyah, e você pode ouvir um pouco de Gwen Stefani. Ela também disse que o álbum seria influenciado pela coleção de discos do seu pai, a qual, em adição ao reggae, também incluía artistas como Eric Clapton e B.B. King.
O seu primeiro single no Reino Unido de Ora, "R.I.P.". (com a participação de Tinie Tempah), foi lançado em 6 de maio de 2012. O videoclipe foi dirigido por Emil Nava e gravado em Hackney, no Leste de Londres, e lançado em 4 de abril de 2012.[27] Produzida por Chase & Status, a música debutou no topo da UK Singles Chart, se tornando o seu primeiro n˚ 1 no Reino Unido.
Em 12 de agosto de 2012, "How We Do (Party)" foi lançada no Reino Unido e chegou ao primeiro lugar na UK Singles Chart. Era o segundo n˚1 de Ora como artista solo. Após participar da turnê Mylo Xyloto da Coldplay, ela mais tarde anunciou que o nome do seu álbum seria ORA. Ele foi lançado em 27 de agosto de 2012 no Reino Unido e debutou no topo da UK Albums Chart. Rita Ora foi indicada como Best UK/Ireland Act, Best New Artist, e Push Artist no MTV Europe Music Awards 2012. Em setembro de 2012 foi anunciado que Rita seria o ato de abertura dos shows no Reino Unido da turnê Euphoria de Usher, que começaria em janeiro de 2013. Eventualmente, a turnê foi adiada devido a “compromissos profissionais e pessoais” de Usher.
De 23 de outubro a 30 de outubro de 2012, Ora embarcou na sua primeira turnê solo, The Ora Tour, uma turnê americana de 5 datas, apoiada pela MTV. Ela se apresentou em Santa Ana, San Francisco, Chicago e Filadélfia. O último show da turnê, que aconteceria em Nova York no dia 30 de outubro, teve que ser remarcado para 17 de dezembro por conta do Furacão Sandy.[35][36] Iggy Azalea e Havana Brown eram os atos de abertura.
Em 4 de novembro de 2012, Ora lançou o seu terceiro single de ORA, "Shine Ya Light". A música chegou ao n˚ 10 da UK Singles Charts, sendo o quarto single Top 10 de Rita em 2012.
Shine Ya Light
O videoclipe foi dirigido por Emil Nava e mostra a cantora em sua cidade natal, Pristina em Kosovo, andando de moto e em meio de uma multidão animada.
Em 15 de novembro de 2012, Rita Ora se apresentou no VIP Room Theatre, em Paris. Ela cantou "How We Do (Party)", "Radioactive", "Uneasy" e uma remix de "R.I.P." (junto com o rapper Black M).
Radioactive
Uneasy
Em 28 de novembro de 2012, Rita Ora se apresentou como convidada especial em um show em Tirana, Albânia para o aniversário de 100 anos da independência da Albânia.
2013-presente: segundo álbum de estúdio
Ora embarcou na sua turnê de doze datas pelo Reino Unido, a Radioactive Tour, de 28 de janeiro a 13 de fevereiro. Durante a sua turnê, Ora performou uma música chamada “Fair”, a qual ela anunciou que estará no seu próximo álbum.
Fair
Em 14 de janeiro de 2013, Ora revelou que o seu segundo álbum será mais claro e terá mais direção do que o primeiro: “Eu definitivamente sei o mais que eu quero e é muito mais simples de expressar isso com o segundo álbum.”
Em 26 de fevereiro de 2013, ela revelou ao "Digital Spy" que ela tinha começado a trabalhar com Dev Hynes para o seu segundo álbum e ele mostraria um ângulo diferente da “garota festeira”.
Em 14 de julho de 2013, Ora falou novamente sobre o seu segundo álbum, dizendo: “Eu realmente criei mais confiança nesses últimos três anos. Eu mal posso esperar para ser mais honesta com este álbum em relação a minha vida amorosa, e as coisas que eu gosto e as pessoas que eu quero trabalhar.”
Em 11 de fevereiro de 2013, Ora lançou “Radioactive”, o quarto single de Ora. Em 26 de fevereiro de 2013 Ora foi convidada para performar no Etam Live Lingerie Show em Paris, onde ela cantou "How We Do (Party)".
Rita Ora apareceu como artista participante em “Lay Down Your Weapons” de K Koke. A música foi lançada em 8 de março de 2013 e é o segundo single do seu álbum de estreia, I Ain’t Perfect. Ela também apareceu no videoclipe da música, dirigido por Courtney Phillips.
I Ain’t Perfect
Em 23 de março de 2013, Rita Ora se apresentou no Le Bal de la Rose du Rocher, um evento organizado por Karl Lagerfeld em Monte Carlo, em prol da Princess Grace Foundation. Ela cantou “R.I.P.” e “How We Do (Party)”, e também fez um dueto com o rapper Theophilus London para a sua faixa “Rio”.
Rio
Em 10 de abril de 2013, Ora subiu ao palco do 4th Annual Women in Music da Elle , em Nova York. Ela cantou “How We Do (Party)”, “R.I.P.”, “Shine Ya Light” e “Radioactive”.
Rita Ora estava na capa de março da edição “Women in Music” da Elle. Em 25 de abril de 2013, fez uma apresentação privada na abertura da exposição da Chanel “Little Black Jacket”, em Dubai.
Em 30 de abril de 2013, a Hunger TV lançou o vídeo para “Facemelt”, o single final de Ora, o qual foi dirigido pelo fotógrafo britânico, Rankin.
Facemelt
Em 14 de maio de 2013, a Hunger TV lançou uma segunda versão do vídeo (também dirigido por Rankin), que teve a participação especial da modelo Cara Delevingne.
Participou do single de Snoop Dogg, “Torn Apart”, do seu álbum Reincarnated. Eles apresentaram a música ao vivo pela primeira vez no Yahoo! Wireless Festival. O videoclipe para a faixa foi filmada em janeiro na Tailândia.
Torn Apart
Em 29 de setembro de 2013, Ora se apresentou na O2 Arena, em Londres, no Unity - A Concert For Stephen Lawrence. Ela cantou um cover de “Diamonds and Pearls” de Prince e “R.I.P.”.
Diamonds and Pearls
Em 17 de outubro de 2013, Ora se apresentou no iHeartRadio Theatre em Nova York para o UK Rocks, uma campanha organizada pelo Clear Channel e a Bloomingdale’s. Em uma entrevista, ela falou sobre o seu segundo álbum, dizendo: “Eu realmente queria me dedicar muito a este álbum… Eu cresci e ouvi as músicas que as pessoas lançaram recentemente. Eu voltei para o básico do meu amor por Prince e Chaka Khan. É apenas eu tentando encontrar esse equilíbrio.” Em 3 de novembro de 2013, Ora apresentou o BBC Radio 1 Teen Awards 2013 ao lado de Nick Grimshaw.
Em junho de 2016, foi Divulgado que Rita tinha Assinado um novo contrato com a Atlantic Records, subsidiária da Warner Music Group.
Outros empreendimentos
Em 2004, Ora apareceu no filme britânico Spivs.
Em 2013, Rita Ora apareceu como convidada em 90210.
Participou do filme Velozes e Furiosos 6. Rita será a irmã de Christian Grey, Mia, na adaptação cinematográfica do best-seller Cinquenta Tons de Cinza. As gravações começaram em dezembro de 2013, com um lançamento esperado para fevereiro de 2015.
Velozes e Furiosos 6
Cinquenta Tons de Cinza
Em 2010, Rita Ora participou de um comercial da “Roc Nation + Skullcandy Aviator Headphones” e um para a “CK One Lifestyle Brand”.
Roc Nation + Skullcandy Aviator Headphones
Em 14 de dezembro de 2012, a Electronic Arts lançou um comunicado de imprensa anunciando que Ora seria uma personagem no jogo The Sims 3: Seasons.
Modelagem
Ora foi escolhida como um dos novos rostos da campanha de primavera/verão 2013 da Superga.[68] No verão de 2013, Ora foi escolhida como o novo rosto da Material Girl, uma linha de roupas vendida na Macy’s e desenhada por Madonna e sua filha Lola.
Ora participou do “Made in America” de Jay-Z, um documentário dirigido por Ron Howard sobre o Budweiser Made in America Festival, que foi lançado no dia 7 de setembro no Toronto International Film Festival de 2013.
Em 8 de setembro de 2013, Ora encerrou o desfile da DKNY no New York Fashion Week e também se apresentou no 25˚ aniversário da DKNY, um dia depois.
Ora é o novo rosto da coleção Resort 2014 da DKNY.[73] Em setembro de 2013, a Rimmel anunciou no seu Twitter oficial que eles irão colaborar com Ora em uma coleção de maquiagem que será focada em batons e esmaltes. Em 10 de outubro de 2013, Ora se apresentou no 180˚ aniversário da Rimmel.
Em 2017 torna-se nova apresentadora do programa America’s Next Top Model, substituindo Tyra Banks na 23ª temporada.
Influências
Rita Ora credita Gwen Stefani e Beyoncé Knowles como seus ídolos e maiores influências, dizendo em uma entrevista, “Você sabe o quanto eu amo essa mulher? Eu amo tudo sobre ela,” se referindo a Stefani. Ora se tornou amiga de Beyoncé, chamando Knowles de sua mentora, em adição a falar sobre a sua admiração e poder ter os comentários de Knowles sobre seu álbum de estreia. Suas outras influências musicais incluem Rihanna, Aaliyah, India.Arie, Christina Aguilera, Brandy, Monica, Madonna, Tina Turner, Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, Etta James, Celine Dion, Bruce Springsteen, David Bowie, Vybz Kartel e Sade. Ora mencionou a sua admiração por Rita Hayworth como uma inspiração para perseguir a sua carreira como atriz. Para inspirações de moda, Ora também cita Gwen Stefani[80] como o seu ícone de estilo mais influente. Em adição a Stefani, Ora também cita Marilyn Monroe e Daphne Guinness como ícones de estilo e segue a linha de roupas vintage e retro.
Vida pessoal
Ora é de etnia kosovar-albanesa e fala um pouco de albanês. Seu alcance vocal é mezzo-soprano.
Questionada sobre a sua religião, Ora disse: “Eu acredito em Deus e eu cresci com a cultura muçulmana, mas os meus pais nunca me forçaram. Acima de tudo, eles me criaram com a ideia de que eu poderia fazer minhas próprias escolhas e ter minhas próprias crenças.”
Anteriormente ligada a Bruno Mars e ao namoro conturbado com Rob Kardashian. Rita Ora começou namorar em maio de 2013 o DJ Calvin Harris. Os dois terminaram em junho de 2014. E desde agosto de 2014, Ora e Ricky Hilfiger (filho do bilionário Tommy Hilfiger) estão namorando, mesmo com o silêncio dos dois acerca do assunto.
Ora tem uma afinidade com o molho Tabasco. “Eu sou esquisita assim. Eu só realmente amo molho picante.” Ela tem um frasco de Tabasco personalizado com o seu nome, enviado pela empresa, como agradecimento por ela falar tanto sobre o seu produto.