sábado, 11 de maio de 2013

Fernanda Canaud


FERNANDA CHAVES CANAUD, Estudou na Pró-Arte e na Escola de Música da UFRJ, onde concluiu o Mestrado em Música com ‘Summa Cun Laude’, especializando-se na obra de Radamés Gnattali. Entre seus professores destaca Homero Magalhães. Linda Bustani, Antonio Guedes Barbosa, Telmo Cortes e master-classes com Mirian Dauelsberg , Arnaldo Cohen, Gloria Maria Fonseca Costa , Ondini Mello, Sergei Dorensky e Nelson Freire.



Venceu oito Concursos Nacionais de Piano e obteve como prêmio, Bolsa para estudar no Conservatório de Moscou (1988). DE 90 à 93 FOI programador artístico da SALA CECÍLIA MEIRELES e AUDITÓRIO GUIOMAR NOVAES (RJ). Em 97, foi selecionada pelo CAPES para cursar o doutorado em Música na “University of Miami” (1998/2001).


Em 1993 lançou seu primeiro CD solo dedicado à obra de Radamés Gnattali (prêmio Sharp) e em 1996 seu CD em Duo com o clarinetista Jose Botelho com obras de compositores brasileiros foi aclamado pela crítica, merecedor de indicações por ser o primeiro CD com esta formação camerística, totalmente dedicado a obras de autores brasileiros. Em 1999 participa no CD pelo selo Som Livre/Rede Globo com obras de Chiquinha Gonzaga, ao lado de Zélia Dunkan na obra “Santa”.



Em 2001, pelo selo Biscoito Fino, participa no CD “Meus Caros Pianistas”, dedicado à obra de Francis Hime, tocando duas pérolas musicais: “Maria” e “Cabelo Pixaim”.

FERNANDA, ao todo gravou seis CD’s :"Radamés Gnattali" foi indicado ao Prêmio Sharp (1993). Este CD é referência no Livro “Guia Para Uma Discoteca Básica-Música Clássica em CD de autoria de Luis Paulo Horta- (Zorge Zahar Editor.)”. Canaud, Fernanda Chaves é Verbete na Enciclopédia Brasileira de Música Popular Erudita & Folclórica – (PUBLIFOLHA & ART EDITORA, SP/1998) no Dicionário Biográfico de Música Erudita Brasileira (I edição 2005 – ed. Forense Universitária) no Dicionário Houaiss da Musica Popular Brasileira de Ricardo Cravo Alvim ( 2007) e no Livro A Arte do Piano de Silvio Lago(2007) .



Fernanda apresentou-se com diversas orquestras brasileiras, e atuou com os regentes: Leon Hallegua, Lidia Amadio, Julio Medalia, Marco Macceri, Armando Prazeres, Norton Morozowitz, Bernstein Seixas, Ernani Aguiar, Nilo Hack entre outros. NO EXTERIOR, APRESENTOU-SE EM RECITAIS ORGANIZADOS PELO ITAMARATI, Atuando como Solistas e Camerísta, em Festivais de Música na Úmbria (Itália) e em Salas de Concerto na Espanha, Colômbia, Holanda, Suíça, França e Inglaterra .

De 1991 à 2001, esteve anualmente em Londres como Solista e Conferencista da Música Brasileira à convite da Iberian Latino American Society (Ilams) e da European Piano Teaching Association (EPTA). COMO CAMERISTA atua EM DUOS com o clarinetista Jose Botelho; o violoncelista David Chew, e com o violonista Caio Marcio e em TRIOS: Emert/Devos/Canaud (oboé/fagote/piano); TRIO BATE PAPO (com o bandolinista Marcos de Pinna e o percussionista Netinho).


Em 2005, gravou para a Televisão Francesa TV5, e para a Rádio Mec, três programas: “Música e músicos do Brasil” ,“ Sala de Concerto ” (ao vivo) e “ Sala de Música” . Participou de concertos no Teatro da Uff, Sala Baden Powell, Auditório Guerra-Peixe da EMVL Série Música nos Museus, Centro Cultural da Justiça Federal e Teatro Municipal de Niterói. Em concerto de lançamento do CD,”Retratos do Brasil”, pelo selo RÁDIO MEC / O MUSIC , inaugurou o Auditório do Arquivo Nacional, onde foi solista do Concerto para piano, violoncelo e orquestra de Radamés Gnattali.

Também em 2005, participou do Festival Villa-Lobos e,foi aprovada no concurso público federal, para a cadeira de professor de piano complementar da Uni Rio.

Em janeiro 2006 foi curadora dos concertos em Homenagem a Radamés Gnattali no Projeto “Musica no Museu” onde atuou ao lado de: Marco de Pinna, Noel Devos, Harold Emert, Odete Ernest-Dias, Caio Marcio, Bruce Henry e Paulo Moura, tocando obras de Radamés Gnattali.


Em 2006,fez o Lançamento do seu CD “ Radamés Gnattali”, pelo selo Biscoito Fino; foi solista do Clube do Choro de Brasília; participou do projeto Radamés Gnattali do CCBB e, lançou o CD “ Obra Completa para Violoncelo & Piano de Radamés Gnattali “, pelo selo Rádio Mec / Instituto Moreira Salles, tocando em DUO com o celista DAVID CHEW.

Paralelamente as atividades pianísticas, em 2002, Fernanda Canaud ORGANIZOU e FUNDOU A ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA de NOVA FRIBURGO (RJ) da Universidade CANDIDO MENDES atuando como DIRETORA até 2004, quando se desligou.



Em, 2007,exerce cargo de professora DE PIANO na UNIVERSIDADE de Musica de LEOPOLDINA (MG) e também leciona piano na ESCOLA DE MÚSICA VILLA-LOBOS RJ. E conclui o curso de didática do ensino fundamental pela UCAM – Instituto A Vez do Mestre. Entre suas atividades artísticas em 2007, destaca a gravação do recital ao vivo para o programa “A grande musica” TVE / RJ; para o programa “Sala de Concerto” da Rádio MEC/RJ e a estréia mundial do Concerto para Piano e Orquestra do compositor Guilherme Schroeter em Porto Alegre, com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, gravado ao vivo em DVD e a participação no Festival de Inverno da Ufes – Teatro Carlos Gomes em Vitória, ao lado da flautista Julie Koidn, em Julho de 2007, com quem grava atualmente um CD dedicado ao choro.



O Projeto Música no Museu, comemorativo do aniversário de Hildegard Angel, foi recebido na Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, para concerto com a pianista Fernanda Canaud. O Música no Museu é sucesso retumbante e todos sabem. São mais de 500 concertos realizados por ano, mobilizando cerca de três mil músicos, indo às cidades brasileiras. levando o mais variado repertório clássico. Melhor: de graça para quem quiser ouvir e curtir...


Durante a abertura de ontem, Sergio Costa e Silva, idealizador e diretor do projeto, contou que na próxima semana o Música no Museu seguirá para mais uma turnê internacional. Serão cinco cidades de Portugal, Austrália e Los Angeles. “O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura”, enfatizou Sergio...


Fernanda Canaud falou da amizade que o concerto celebrava e começou com Amigos para sempre, de Claudio Santoro. Na sequência: Valsa Capricho, de Barrozo Netto; Valsa da esquina, de Francisco Mignone; Prelúdio Tropical nº 3, de Guerra Peixe; Valsa da dor, de Villa-Lobos; três peças de Radamé Gnatalli; Prelúdio 1 – O amor nunca termina, peça da própria Fernanda Canaud; fechou a tarde com Coração sente, de Ernesto Nazareth. Voltou para o bis com outra de Nazareth, Odeon...


Antes de cada uma das peças tocadas, Fernanda falou um pouquinho da música e do compositor, citando fatos da vida pessoal dos mesmos. Do diretor-executivo da Casa de Rui Barbosa, Helio Portocarrero, Hildegard Angel recebeu uma placa. Ela presenteou a pianista com flores e também ganhou. Em seu discurso emocionado, Hilde falou de seus planos futuros, do livro que começou a escrever, Comédia desumana, parodiando Balzac em sua Comédia humana. Mas prometeu: “Não vou deixar ninguém mal. Será apenas um relato deste nosso mundo, de nossas vidas”, encerrou Hilde sob aplausos...


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