domingo, 2 de agosto de 2009

Eric Burdon



Burdon ou Berson?! Eis a questão...

Eric Victor Burdon (Newcastle, 11 de maio de 1941) é um músico britânico. Foi vocalista e líder da banda The Animals banda originalmente formada em Newcastle no começo dos anos 60. Em 1966, o grupo se dissolveu e Eric continuou a banda como Eric Berdon and The New Animals. Esta formação durou até 1970, quando ele formou outra banda, a War. Deixou o grupo em 1971The New Animals voltaram a se reunir entre 1976 a 1983, mas se separaram novamente. Burdon continua a gravar e viajar em turnê em carreira solo.

Em 1996, Eric Burdon participou da gravação do disco da banda de rock brasileira Camisa de Vênus Quem é Você? e fez dueto com o cantor Marcelo Nova da canção “Don’t Let Me Be Misunderstood”, um clássico do The Animals.

“Don’t Let Me Be Misunderstood”

“Don’t Let Me Be Misunderstood”

Quem é Você?

O álbum My Secret Life lançado em 2004, além de apresentar a canção “Black & White World”, escrita em co-autoria com Marcelo Nova, em 1996, e que mencionam o brasileiro Luiz Calanca, fundador do selo musical e loja de discos Baratos Afins, localizada em São Paulo, traz também duas canções de Marcelo Nova, vertidas para o inglês: “Motorcycle Girl” e “Devil’s Slide”.  O Álbum My Secret Life vendeu mais de 20.000 cópias no Reino Unido.


Black & White World

Motorcycle Girl

Devil’s Slide


Em 7 de setembro de 1967 Eric Burdon casou-se com Angie King, em Londres. E deixou claro que não queria tornar público o casamento, mas a imprensa invadiu a igreja. Em 1969, o casal se divorciou. Em 17 de setembro de 1972, Eric casou com a alemã, Rosie Marks; e, tiveram uma filha, chamada Alexandria, que nomeou o álbum Mirage lançado em 2008.

Rosie participou do programa de televisão "Up North", com Berdon e a filha Alexandria. Eles se divorciaram em 1978 e uma batalha pela custódia da filha começou. No final dos anos 70, sua casa na Califórnia foi queimada por sua ex-esposa Rosie Marks. Muito de seu material de arquivo, incluindo imagens, registros, letras, scripts, diários e imagens foram destruídos. Em 1983, durante a excursão do The Animals, sua ex-esposa e sua filha desapareceram. Em uma entrevista em 2006 Berdon confirmou que ele finalmente fez contato com sua filha. 

Influências

O som dos The Animals influenciou muitas bandas de Britpop, rock alternativo, e sua voz é muito respeitada por muitas pessoas como Jim Morrison, Robert Plant, Tom Petty, David Johansen e Joe Cocker.

Iggy Pop e Bruce Springsteen votaram em Burdon em uma enquete da Revista Rolling Stone dos "100 melhores cantores de todos os tempos"

Brian Jones chamou de "melhor cantor de blues que saiu da Inglaterra."

Alan Price o chamou de "o melhor cantor de uma banda de brancos".

Burdon ficou em 57º na lista da Rolling Stone - The 100 Greatest Singers of All Time.

Curiosidades

Na música "I Am The Walrus", o "egg man" era uma referencia a Eric Burdon. John Lennon deu ao amigo esse apelido depois que Burdon contou uma história sobre um encontro sexual que teve com uma jamaicana que quebrou um ovo em sua barriga e o lambeu.


A música This Should Be Good (Isso Deve Ser Bom), cantada por Eric Berdon, é uma canção internacional que está na trilha sonora de Malhação Sonhos. No ritmo do pop rock do cantor norte-americano da Califórnia que também cantou o tema de Bárbara e André na novela Em Família, o som é bem agradável e possui uma melodia de destaque.



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eric_Burdon

https://www.facebook.com/ericberdon/

https://whiplash.net/materias/biografias/061219.html

http://revista.cifras.com.br/artigo/15-fatos-que-voce-nunca-soube-sobre-as-musicas-dos-beatles_7888

Nenhum comentário: