domingo, 16 de agosto de 2009

Toquinho


Nascido em São Paulo, Brasil, a 6 de julho de 1946 com o nome de Antonio Pecci Filho, na primeira infância a mãe o chamava de “meu toquinho de gente”. E o apelido Toquinho permaneceu, identificando-o depois como um dos mais expressivos artistas da música popular brasileira. Começou cedo a se interessar pelo violão.

Aos 14 anos já tinha aulas com seu principal mestre, Paulinho Nogueira, que o introduziu no caminho do violão que compreende a descoberta da passagem do acompanhamento para o solo. Então, com Edgard Gianullo, enriqueceu conhecimentos harmônicos, e aprimorou esses conhecimentos em função da amizade com Oscar Castro Neves.

O estilo de Baden Powell tornou-se irresistível ao então iniciante Toquinho, que, a fim de burilar a própria personalidade como violonista, buscou em Isaias Sávio a intimidade necessária com o violão clássico. Já compositor, fez um curso de orquestração com Léo Peracchi. Das amadorísticas apresentações em clubes, colégios e faculdades, ainda adolescente, chegou ao profissionalismo fazendo parte de um talentoso grupo aflorado nos inigualáveis anos 60: Elis Regina, Zimbo Trio, Marcos Valle, Bossa Jazz Trio, Taiguara, Ivete, Tuca, Geraldo Cunha, Chico Buarque, entre outros. Naquela época, o radialista Walter Silva soube como reunir essa turma, aproveitar e expandir seus talentos em marcantes shows no palco do Teatro Paramount.

Nesse palco, ainda só como instrumentista e acompanhante, se confirmaria o início da carreira profissional de Toquinho, lastreada rapidamente por outros palcos em montagens musicais, tais como: “Na Onda do Balanço” (Teatro Maria Della Costa, 1964), ao lado de Taiguara, do flautista Thommas Lee e do Manfred Fest Trio; “Liberdade, Liberdade” (Teatro Maria Della Costa, 1965), com Paulo Autran, Theresa Raquel, Oduvaldo Viana Filho e Cláudia, sob a direção musical de Toquinho; e “Esse Mundo é Meu” (1965), que incluía Sérgio Ricardo, Toquinho e Manini, micro revista musical estreada na boate Ela, Cravo e Canela, transferida depois para o Teatro de Arena Toquinho cultiva até hoje com Chico Buarque uma forte amizade iniciada aos 17 anos, época em que compuseram juntos a canção “Lua cheia”, a primeira melodia de Toquinho a receber uma letra, e que se constituiria, em 1967, na sua primeira canção gravada em disco, no LP da RGE, Chico Buarque de Holanda – Volume 2.

Lua cheia

Em 1966

Experimentaria a emoção de ter seu primeiro LP gravado pela Fermata, um LP instrumental:O Violão do Toquinho. Assina contrato com a Excelsior para o programa “Ensaio Geral”, comandado por Gilberto Gil, e depois participa dos grandes musicais da TV Record e de seus importantes Festivais da Canção Popular.

Em 1968, compôs com Paulo Vanzolini a canção “Na boca da noite”, que, interpretada por Ivete e o conjunto vocal Canto 4, ficou em 8º lugar na fase nacional do 3º Festival Internacional da Canção Popular.

Na boca da noite

Em maio de 1969 Toquinho viaja para a Itália e acaba permanecendo por mais de 6 meses ao lado do amigo Chico Buarque. Ao longo desse período, entre tantas apresentações nos mais inusitados locais da península, desde castelos medievais até cantinas suburbanas, conseguem realizar uma temporada de 45 shows por toda a Itália. Faziam a 2ª parte de um espetáculo que tinha como estrela principal a famosa Josephine Baker.

Regressando ao Brasil, gravou, no início de 1970, seu 2º LP pela RGE, no qual consta seu primeiro grande sucesso, de parceria com Jorge BenJor: “Que maravilha”.

Que maravilha

Durante sua permanência na Itália, em 1969, Toquinho deixara a qualidade de seu violão registrada no LP La Vita, Amico, É LArte DellIncontro, com a participação do poeta italiano Giuseppe Ungaretti dizendo poesias e de Sergio Endrigo cantando músicas de Vinicius de Moraes, tudo em italiano, numa homenagem ao grande poeta brasileiro.

Nesse disco, o violão de Toquinho faz um alinhavo musical entre as poesias e as músicas. Pois foi baseado nesse trabalho do violonista que Vinicius de Moraes lhe convidou, em junho de 1970, para acompanhá-lo, ao lado de Maria Creuza, numa série de shows na boate La Fusa, em Buenos Aires.

Esse encontro profissional entre Vinicius de Moraes e Toquinho se alastraria por 11 anos de uma parceria que encantou o Brasil e o mundo com uma constante produtividade nos mais variados sentidos da música

Criaram cerca de 120 canções, gravaram em torno de 25 LPs no Brasil e no exterior, atuaram em mais de 1.000 shows por palcos brasileiros, europeus e latino-americanos. Inauguraram, a partir de 1971, os Circuitos Universitários, apresentando-se em Universidades do norte ao sul do país, e foram os primeiros a produzir trilhas sonoras para novelas de TV.

Momentos dignificantes dessa parceria Toquinho/Vinicius: o LP RGE La Voglia, La Pazzia, LIncoscenza, LAllegria, de 1976, gravado na Itália com a participação de Ornella Vanoni; o show do Canecão, no Rio de Janeiro, em 1977, com Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha, espetáculo que mantém, até hoje, os recordes de público e de duração (7 meses) naquela casa; e o show “Dez Anos de Toquinho e Vinicius”, em 1979.

À margem de sua parceria com Vinicius de Moraes, cultivou Toquinho outros parceiros musicais. Musicou com Gianfrancesco Guarnieri “Castro Alves Pede Passagem”, em 1971 e “Um Grito Parado No Ar” e “Botequim”, em 1973. As músicas dessas três peças foram condensadas no LP RGE, Botequim, lançado em 1973.

Castro Alves Pede Passagem

Um Grito Parado No Ar

Botequim

Em 1974, lança no Brasil o disco RGE Toquinho na boca da noite, e, em 1976, grava na Itália, pela Cetra, um disco de solos de violão: Toquinho – Il Brasile nella chitarra.

Os anos de 1977 e 1978

Foram marcados por dois LPs da Philips: Toquinho Tocando, instrumental, e Toquinho Cantando, tendo como parceiros, neste último, Carlinhos Vergueiro e Belchior. Em 1979, para comemorar os dez anos de parceria com Vinicius, em função do show que faziam, foi lançado o disco Philips Dez Anos de Toquinho e Vinicius. Em 1980, Toquinho, Francis Hime e Maria Creuza excursionaram pelo Brasil, em mais de 90 apresentações. No final desse mesmo ano, Toquinho apresentou-se em Buenos Aires e em várias cidades da Argentina, além de lançar aquele que viria a ser seu último disco com Vinicius: Um Pouco de Ilusão, pela Ariola.

Em 1981, junto com a cantora Jane Duboc, participou da temporada de inverno da Itália, em Roma, Milão, Firenze e Turim. No mesmo ano, participou do Festival de Montreux, seguindo dali para a temporada de verão na França, onde se apresentou no Olimpia. Ainda em 1981, rodou pelo Brasil ao lado de Jane Duboc com o show Doce Vida, e lançou o disco com o mesmo nome, pela Ariola.

No começo de 1982, Toquinho cumpriu várias apresentações em Bogotá e Cali, na Colômbia, e, no segundo semestre, foi para a Itália para uma série de shows. No mesmo ano, Maurizio Fabrizio, compositor italiano, veio para o Brasil e ficou duas semanas compondo com Toquinho algumas das músicas do LP Acquarello, da etiqueta Maracanà, lançado em San Remo, e que deu a Toquinho um Disco de Ouro, tornando-o o único artista brasileiro a conseguir tal feito no exterior. Ainda em 1982 voltou a se apresentar no Festival de Montreux ao lado de outros artistas brasileiros.

Em 1983

Gravou no Brasil o LP Aquarela, pela Ariola, o 35º disco de sua carreira, e que mostra seu relacionamento descontraído com a música e a fonte de sua arte: o violão. Ainda nesse mesmo ano, conduz o espetáculo “Canta Brasil” no Teatro Sistina, de Roma, mostrando, numa síntese, a história da música popular brasileira, contando com a participação de músicos de primeira grandeza, como Branca de Neve, Papete, o velho Marçal da Portela, Mutinho, Luizão, Rafael Rabello, Luciana Rabello, Dominguinhos e um coro formado pelas vozes de Guadalupe, Silvia Maria, Bel e Eliana Estevão. Ainda em 1983, conclui com o baterista Mutinho um novo trabalho dedicado às crianças: o LP Philips Casa de Brinquedos. 1984 é o ano de Sonho Dourado, disco produzido pela Barclay e show do mesmo nome, em que Toquinho aparece solidificando ainda mais sua carreira solo.

Em 1985

Toquinho cria o LP A Luz do Solo, da gravadora Barclay, um trabalho essencialmente instrumental, e se apresenta sozinho, ele e violão, tocando, inclusive, músicas dos Beatles. Em 1986, lança o LP Coisas do Coração, também pela Barclay, e atua na Itália, Colômbia, Córsega e Japão, onde faz várias apresentações ao lado do saxofonista japonês Sadao Watanabe. Nesse mesmo ano produz em parceria com Elifas Andreato 10 músicas retratando a Declaração Universal dos Direitos da Criança, lançadas no LP Philips Canção de Todas as Crianças.

Em 1987

Retorna ao Japão para uma série de shows em Osaka, Kobe, Kyoto e Tóquio. Apresenta-se no “Bravas Club Festival”, promovido por Watanabe, ao lado de nomes como Vicktor Lazio, The Andy Narell Group, Bill Brufford Quartet, Working Week, Pierre Borrough, Karizana, Jeff Lorber Group, Nick Plyntas, Yellowjackets. Lança o LP Vamos Juntos, gravado durante os shows no Bravas Club, com participação de Sadao Watanabe. Excursiona 20 dias pela Espanha tocando em Madrid, Barcelona, Aviles, Saragoza, Pamplona e outras cidades. Grava uma versão de “Aquarela” para o espanhol em dueto com a grande cantora mexicana Guadalupe. Ainda em 1987, vai três vezes para o Chile, apresentando-se em Santiago e Viña de Mar. Um dos shows é transmitido pela Rede Nacional de TV do Chile para toda a América Latina durante o concurso de Miss Chile.

Em 1988 excursiona por todo o Brasil e faz uma temporada no 150 Night Club do Maksoud Plaza com o show “In Concert”.

Faz shows em Quito, Santiago e Caracas. Com o show “Made in Coração” apresenta-se em circuito nacional, com destaque para uma temporada de duas semanas no Palace, em São Paulo. Inicia o ano de 1989 com uma apresentação solo a bordo do navio Eugênio C. Em seguida se apresenta em diversas capitais do Brasil e em Porto Rico, no Caribe. Em julho viaja para o Japão, atuando em Kyoto, Tóquio e grava um especial para a TV japonesa Fuji. Ainda no final de julho embarca para a Europa, realizando shows em Barcelona, Sevilla e Córdoba, na Espanha.

Em Paris, apresenta-se na comemoração do bicentenário da Revolução Francesa. Agosto de 1990 é o mês do lançamento do 42º LP de sua carreira: À Sombra de um Jatobá, da BMG-Ariola. Nesse disco Toquinho mescla vários estilos musicais, de baladas à Steve Wonder até o samba rasgado à Clara Nunes. Conta com participações especiais de Fagner e Eliana Estevão. Ainda em 1990 excursiona por todo o Brasil e retorna à Itália para mais uma temporada de sucesso.

Inicia 1991 com um novo giro pela Itália.

No Brasil, realiza uma temporada de 5 semanas no Palladium/SP, além de diversas apresentações pelo país. No final deste mesmo ano, lança na Itália o LP O Viajante do Sonho, pela BMG-Ariola. Em 1992 lança o LP O Viajante do Sonho na Espanha, em toda a América Latina e no Brasil. Realiza ainda vários shows pelo Brasil, em especial uma turnê por ocasião do lançamento da Fórmula Shell. Viaja também para o Chile, onde retoma um trabalho iniciado naquele país há 8 anos. Em 1993, a BMG-Ariola produziu para o mercado italiano uma coletânea organizada pelo próprio Toquinho e o diretor da Editora RCA, Angelo Franchi, em CD e dois cassetes, incluindo 20 gravações representativas da carreira de Toquinho. Nesse mesmo ano, excursiona pela Itália, Espanha e principais capitais do Brasil com o espetáculo “Toquinho, Voz e Violão”.

Em 1994

Com esse mesmo espetáculo, retoma o contato com vários países da América Latina. Promove o show de lançamento do novo automóvel Gol, em Munique, Alemanha, junto com Ornella Vanoni. Também apresenta-se no Colony Theater, em Miami, com o show “O Viajante do Sonho”. Lança o CD Toquinho – 30 Anos de Música, pela BMG-Ariola.

No ano de 1995

Grava fita de vídeo para o mercado japonês com músicas de bossa-nova, com a participação de Tom Jobim, João Gilberto, Gal Costa, Carlos Lyra, entre outros. Apresenta-se ao lado de Sadao Watanabe no show “100 Anos de Amizade Brasil-Japão”, no Palace e no Metropolitan. Participa do “Umbria Jazz-Festival”, em Milão, Itália, junto com Gilberto Gil. Lança no Tom Brasil, em São Paulo, o show “Toquinho – 30 Anos de Música”, com direção de Fernando Faro. Em fins de 1995, apresenta o especial com o mesmo nome na TV Manchete, com participação de Chico Buarque, Gilberto Gil, Jorge BenJor, Lucio Dalla e Quarteto em Cy.

Em 1996 faz uma temporada com grande sucesso do show “Toquinho – 30 Anos de Música”, no Palladium. Ganha dois prêmios Apetesp de Teatro nas categorias de melhor música composta e melhor trilha sonora para teatro infantil pela peça “Casa de Brinquedos”.

Em junho desse mesmo ano sente a emoção de folhear toda essa carreira no livro “Toquinho – 30 Anos de Música”, escrito por seu irmão, João Carlos Pecci, e editado pela editora Maltese. Enquanto isso, desenvolve seu livro de canções interativo em CD-Rom e prepara-se para nova excursão pela Europa. Trabalha também no relançamento em CD do disco Canção de Todas as Crianças, agora com a participação de vários convidados, entre os quais, Elba Ramalho, MPB-4, Belchior e Chitãozinho e Chororó, pela gravadora Movieplay. Segue em negociação o novo CD com arranjos de Bacalov.

No decorrer dos anos de 1998 e 1999, Toquinho apresentou-se na Espanha e em Portugal, tendo participado também do primeiro Festival Latino Americano, na Itália, com shows em Milão, Verona e outras cidades italianas, de norte a sul, cantando e tocando para mais de cinqüenta mil pessoas.

Em fevereiro de 1999, foi convidado pela RAI UNO (TV italiana) para fazer parte do júri do Festival de San Remo ao lado do tenor José Carreras, do maestro Ennio Morricone e do famoso ator cômico Carlos Verdone. Em agosto, depois de muitos anos, Toquinho sentiu a emoção de tocar e cantar outra vez com Ornella Vanoni na maravilhosa “cornice” de Positano, perto de Napoli, na Costa Amalfitana. Numa noite memorável, com o palco armado praticamente sobre o mar, acompanhados apenas pelo violão, Toquinho e Ornella transformaram sua apresentação numa obra única, sendo aplaudidos por mais de dez minutos seguidos.

Fechando esse ciclo de atividades por cidades italianas no ano de 1999, Toquinho foi um dos protagonistas do espetáculo realizado em Bari, sul da Itália, na noite de 31 de dezembro, réveillon marcado por um fato fora do comum: a neve caía sobre a região após cinqüenta anos de ausência, em meio a um frio de congelar o sangue. Mesmo assim, as pessoas dançavam cantando músicas brasileiras sob o comando de Toquinho.

No Brasil, os anos finais do século passado destinaram a Toquinho realizações artísticas que sintetizaram homenagens, recordações, reencontros e novas parcerias.

Vinicius de Moraes parecia estar vivo no palco do Metropolitan, no Rio de Janeiro, ao lado de Miúcha, Baden Powell, Carlos Lyra e Toquinho durante o espetáculo Vivendo Vinicius. Sob a direção de Miéle, o roteiro do show pontificava a forte sensação da presença do Poeta alinhavando momentos inesquecíveis com seus principais parceiros, três dos quais estavam lá, e Miúcha, uma espécie de porta-voz de Tom Jobim. O espetáculo ficou registrado ao vivo em dois CDs produzidos pela BMG, imortalizando interpretações individuais e em duo, como Toquinho e Lyra, Toquinho e Miúcha, Lyra e Miúcha, Baden e Miúcha, e Toquinho e Baden no solo primoroso de “Tua imagem”, de Canhoto da Paraíba, que os dois executaram juntos.



Em 2001

A Kau Laser/Biscoito Fino produziu e a Sony distribuiu o DVD da “biografia musical” de Toquinho, intitulado simplesmente Toquinho, contendo músicas e depoimentos, com participações especiais de Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Quarteto em Cy e Paulinho Nogueira, que teve mais de vinte e cinco mil cópias vendidas, resultando daí o DVD de Ouro. Ainda em 2001, houve o lançamento feito pela Tom Brasil de três volumes da coleção Toquinho e Orquestra. Cada volume compreende um CD com músicas pinçadas do repertório de Toquinho abrangendo um tema diferente. Volume I, Mulher, Amor e Romantismo – 12 faixas; Volume II, Homenagens – 11 faixas; Volume III, Filosofia de Vida – 11 faixas. O lançamento de coletâneas se sucedem no transcorrer da carreira de Toquinho.

Em 2002 a Seleções Reader’s Digest lançou a coleção Toquinho, Amigos e Canções. Compreendendo cinco CDs que registram setenta músicas das mais representativas da trajetória musical do artista. Dando uma trégua às coletâneas, o ano de 2003 assinala o surgimento, após oito anos, de um novo CD de carreira de Toquinho, com músicas inéditas. Destacam-se desse trabalho, lançamento da Movieplay, a canção que dá título ao CD, “Só tenho tempo pra ser feliz”, e os sambas “Caso encerrado”, parceria com Paulinho da Viola, e “Esquece”, só de Toquinho. Porém, a verdadeira obra-prima do disco conta com a colaboração de Mutinho, o parceiro dos temas familiares, e traduz momentos de profundo carinho, amor e dedicação vividos por Toquinho, que representam todo fascínio que só uma filha é capaz de exercer sobre um pai: “Canção pra Jade”.



Entendendo a arte como essência da vida, de padrinho musical Toquinho transformou-se em parceiro do Projeto Guri, tendo gravado em 2002 o CD Herdeiros do futuro com treze canções de seu repertório que revelam o mistério, a fantasia e as descobertas do universo infantil, contando, em cada faixa do disco, com a participação de jovens integrantes das orquestras formadas nas unidades de Indaiatuba e Mazzaropi e mais vinte componentes do Coral de Osasco. Esse CD foi lançado em dezembro de 2002, num emocionante espetáculo realizado na Sala São Paulo. Sem dúvida, uma homenagem aos que acreditam na transformação pela arte e sonham com um mundo melhor.

Em novembro de 2003, o clipe animado “Aquarela” conquistou o “Liv Ullmann Peace Prize”, prêmio concedido pelo juri do Chicago International Children’s Film Festival, o maior e mais antigo festival de filmes infantis do mundo, cujo critério é conceder o primeiro lugar ao filme que traduz de forma mais sensível o desejo de paz e harmonia entre as crianças. Além desse prêmio, o clipe “Aquarela” alcançou o segundo lugar na categoria animação infantil do Anima Mundi 2003.


Por sua vez “A Casa” foi escolhida a melhor trilha sonora do Anima Mundi 2004, e “O Pato” obteve o segundo lugar na categoria animação brasileira no mesmo festival.




Aqueles que acompanham Toquinho nessa sua viagem musical ao mundo infantil, puderam, a partir do ano de 2005, expandir essa deliciosa sensação com o Box Toquinho no Mundo da Criança, lançamento de Circuito Musical e Mundo da Criança, distribuído pela Universal Music. Trata-se de uma composição 3 em 1, até agora inédita no mercado nacional, reunindo um DVD, um CD de áudio e uma faixa interativa com horas de conteúdo para crianças.

Em 2004, Toquinho voltou ao Canecão com o show “Só tenho tempo para ser feliz”, contando com uma convidada especial; Badi Assad. Desse espetáculo originou-se o DVD “Só tenho tempo para ser feliz”, lançado pela Biscoito Fino, que contou com as participações especiais de Yamandu, Leo Gandelman, Carlos Lyra e Carlinhos Vergueiro, além da própria Badi.

Em julho de 2004 participou do espetáculo realizado na Piazza di Siena, em Roma, com direção de Sergio Bardotti. O título do show: “Siamo tutti brasiliani” (Somos todos brasileiros”), promovendo o encontro inédito de grandes artistas brasileiros: Gilberto Gil, Toquinho, Jorge BenJor, Gal Costa, a italiana Fiorella Mannoia e a bateria da escola de samba Mangueira. Em agosto de 2004, Toquinho iniciava a comemoração de seus 40 anos de carreira com um espetáculo ao mesmo tempo grandioso e intimista, apoiado por 17 músicos excepcionais.

O ano de 2004 assinala também na carreira de Toquinho a consecução de um projeto grandioso intitulado “A Bossa Nova não tem tempo nem idade”

A ideia do produtor italiano Raimondo Moretti, incluindo três modalidades de trabalho: um CD duplo contendo 30 das mais representativas canções que caracterizam a Bossa Nova; um DVD com músicas e depoimentos de artistas que participaram do movimento; e um livro, escrito por João Carlos Pecci, narrando as fases mais importantes da Bossa Nova. Todo esse pacote musical começou a ser apresentado na Itália, com o CD, distribuído ela Universal Itália, e o DVD, pela Hobby & Work, no final de 2004. Por conta desse lançamento, Toquinho realizou dez shows por várias cidades italianas.

No ano de 2005, o Projeto Bossa Nova foi lançado no Brasil, no Japão, na França e em Miami, através da distribuição da Emi Music Brasil. Um outro projeto musical foi concluído por Toquinho no primeiro semestre de 2005, intitulado “Passatempo”, produzido pela empresária Lilia Cabral. Apaixonada por música, entre outros projetos culturais que apoiou, Lilia abraçou com entusiasmo a proposta da Circuito Musical de registrar em CD as primeiras referências e emoções musicais que Toquinho ouvia em sua infância e que até hoje cantarola e toca entre amigos.

Esse CD, veiculado antes em circuito restrito, foi lançado no ano de 2006 juntamente com um DVD: uma visita aos velhos tempos, com imagens da infância do artista, trechos de gravações antigas interligando-se com fonogramas atuais. Uma das atividades mais prazerosas de Toquinho é aquela praticada nos palcos, quando se apresenta só com seu violão ou acompanhado de sua banda.

Dentre os muitos shows realizados no Brasil, em 2006, destacam-se alguns: o que reuniu Arthur Moreira Lima e Miúcha, em Vitória, no Espírito Santo; aquele apresentado para as crianças da Fundação Bradesco; e os que marcaram duas reinaugurações de teatros: do Teatro Paiol, em Curitiba – famoso pelos seus shows com Vinicius e Marília Medalha, em 1971; e do Teatro Coliseu, de Santos. Por outro lado, já se tornaram rotineiras as apresentações anuais de Toquinho pela América do Sul e pela Europa. No Chile, em janeiro de 2006, realizou concertos acompanhado de sua banda em Viña del Mar, Pucón, Puerto Varas e La Serena. E, em novembro, esteve com o Zimbo Trio no Teatro Nacional de Santiago, com grande sucesso.

Nesse mesmo ano, nos meses de junho e julho, acompanhado de Silvia Goes (piano),Ivâni Sabino (baixo), Pepa D’Elia (bateria) e Vanda Breder (vocal), Toquinho iniciou suas apresentações nas Ilhas Canárias, passando por Las Palmas e Tenerife, partindo depois para a Espanha, apresentando-se em Palma de Mallorca, San Javier, Madri, Málaga, Valência, Córdoba, Barcelona e Vigo. Na seqüência, viajou para a Itália, apresentando-se em Chieti , Ferrara, Limena, Mascalucia, Milazzo, Bisceglie e Lamezia.

“Toquinho encara a música, a profissão, as relações, os conflitos, a vida enfim, com uma disposição jovial e um frescor que talvez só os poetas consigam ter. Ele mantém viva e ativa a capacidade de encantar-se”.

Esse é um trecho do texto de apresentação do CD instrumental A vida tem sempre razão – Tributo a Toquinho, lançado pela Circuito Musical em 2006. Uma autêntica homenagem por parte de seus músicos mais freqüentes – Silvia Góes, (piano), Ivani (baixo) e Pepa (bateria) – resultado da amizade entre eles e Toquinho, retratando em 12 faixas um apanhado dos grandes sucessos do violonista em arranjos geniais e resultados harmônicos especiais. Há, também, uma música de Silvia Goes composta especialmente para este CD (“Seu Antonio”).

Esse CD vai muito além do merecido tributo a Toquinho. Pelas músicas contidas nele, consagrados sucessos de várias fases do artista, e pela forma de sua execução, ele é uma linda homenagem à delicadeza, evidenciada pela simplicidade extraída das teclas, das cordas e das baquetas, a harmonizar acordes suaves que contagiam e emocionam, tanto mais se se dispuser de um silêncio oportuno ao ouvi-los, expressão rítmica da intensa amizade que liga os três músicos ao grande compositor. A intenção desse CD é lançar uma nova luz sobre a obra de Toquinho. Há músicas conhecidíssimas, outras que podem estar em algum lugar na memória do ouvinte e outras ainda de que só o fã mais dedicado se lembra. Há também uma inédita, dedicada a ele, que pode vir a ganhar uma letra sua…

Em 2007, foram cerca de 120 shows pelo Brasil, além de Bogotá, Buenos Aires e Montevidéu, e das tradicionais excursões pela Espanha e Itália. Muitos shows com orquestras (Arte Viva, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica Heliópolis, Orquestra Sinfônica de Mogi Mirim), novos formatos de show – com Zimbo Trio, com Leila Pinheiro, com Trovadores Urbanos – e reencontros artísticos – com Jane Duboc, com Maria Creuza – marcaram este período.

O ano de 2007 marcou também pelas novas parcerias de Toquinho com o escritor chileno Antonio Skármeta. Grande escritor e poeta chilenoautor do livro “El cartero de Neruda”, que inspirou o roteiro do filme “O carteiro e o poeta”. Estas parcerias, fruto de vários encontros do violonista com o escritor ao longo de dois anos, irão se transformar em CD, cujos arranjos serão entregues ao competente maestro Gilson Peranzzetta. Outra nova parceria de Toquinho foi a música “Cosmonauta musical”, feita com o baixista, compositor e intérprete Kabelo, que trabalhou como roadie em sua banda por mais de 10 anos.

Nesta música, ambos se homenageiam em versos, resultando uma canção bem-humorada e com muito balanço, gravada pelos dois no CD de Kabelo, Linguicity, lançado em abril de 2009. A afinidade entre eles resultou em dois shows marcantes: um no SESC Santana, dia 19 de setembro de 2007, dia em que tocaram pela primeira vez a parceria, e outro no SESC Pompéia, dias 14 e 15 de fevereiro de 2009, com a presença sempre brilhante da violonista e cantora Badi Assad.

A excursão de Toquinho pela Espanha em 2007 foi, novamente, coroada de êxito. Com sua banda (Silvia Goes, piano; Ivâni Sabino, baixo; Eduardo Ribeiro, bateria, e Vanda Breder, vocal), além da participação da bailarina Adriana Telg, Toquinho percorreu praticamente todo o território espanhol, com shows em Valladolid , Barcelona, Girona, Aldaia, Castellón, La Coruña, Ourense e Jerez de la Frontera.

A turnê italiana de 2007 não poderia faltar. Com o apoio vocal de Naíma (cantora que já havia participado com Toquinho de uma faixa do CD Passatempo, de 2005) e instrumental de Silvia Goes (teclado), Ivâni Sabino (baixo) e Eduardo Ribeiro (bateria), Toquinho fez nove shows no país que o acolhe a cada ano com muito entusiasmo, apresentando-se em Catania, Ragusa, Palermo, Roma, Milano, Paestum, Brindisi, Napoli e Benevento.

Em 2007

Toquinho e MPB4 começaram “por acaso” uma parceria de shows muito bem sucedida, iniciando com um espetáculo de três dias no Canecão, em 6, 7 e 8 de julho. a associação entre o violonista e o grupo vocal virou uma fórmula de sucesso que empolgava pela simplicidade do formato – eram apenas os cinco no palco – e pela qualidade do repertório. Depois do Rio, foram shows em São Paulo e por várias cidades de outros estados. Toquinho e MPB4 surgiram no cenário musical por ocasião dos memoráveis festivais da década de 1960 e consolidaram suas carreiras ao longo de mais de 40 anos.

Toquinho, multiplicando sucessos criados em parceria sempre com talentosos e renomados letristas e esbanjando virtuosismo na execução de seu violão. E o MPB4, composto por Magro, Aquiles, Miltinho e Dalmo, revelando-se cada vez mais um conjunto vocal preciso, correto, absolutamente atrelado ao cancioneiro nacional, intercalando grandes clássicos numa das mais expressivas discografias da MPB em termos de melodia, harmonia, arranjos vocais e letras.

O espetáculo é uma síntese da trajetória desses artistas, interpretando canções que o público aprendeu a gostar e a cantar junto. Ressaltando homenagens a Vinicius de Moraes, principal parceiro de Toquinho durante 10 anos; e a Chico Buarque, que já chegou a considerar-se o “MPB-5”, pois o grupo foi seu acompanhante oficial durante uma década, gravando mais de 30 canções suas em todos esses anos.

Em 2008, a parceria prosseguiu, com shows por todo o Brasil, agradando cada vez mais ao público, com enorme sucesso. A fórmula estava emplacando e a chance de gravarem um trabalho juntos virou realidade. Com o interesse da gravadora Biscoito Fino, e a produção executiva da Circuito Musical, foram realizados no Teatro FECAP, em São Paulo, os shows que geraram a gravação do CD e do DVD ao vivo Toquinho e MPB4 – 40 Anos de Música.

O CD, lançado em dezembro de 2008, tem uma característica interessante: mostra o show do ponto de vista musical, não-linear, com cortes transversais no repertório, privilegiando a diversificação do material sonoro.

No DVD, lançado em março e abril de 2009 com dois shows no Vivo Rio, um no Teatro Guararapes, em Recife, e outro no HSBC Brasil, em São Paulo, a ordem do repertório é linear, a mesma do show. Logo no início de 2008, Toquinho e seus músicos Ivâni Sabino (baixo) e Edu Ribeiro (bateria) se apresentaram na Espanha, com participação especial do clarinetista e saxofonista Proveta e da bailarina Adriana Telg, em Gijón, Barcelona e nas Ilhas Canárias. Depois, Toquinho prosseguiu percorrendo o Brasil, além de Montevidéu, Assunção, Buenos Aires, Rosário, Cali…

Novas parcerias artísticas, com Paulo Ricardo (com o qual prepara um CD em homenagem a Vinicius de Moraes, a ser lançado em 2009),Maurício Manieri, Luciana Mello, Paula Lima, Alcione; e reencontros, com Quarteto em Cy, no Chile e na Argentina, e com Roberto Menescal e Maria Creuza, em Miami. Merecem igualmente destaque seus shows com a jazzwoman canadense Diana Krall, no HSBC Brasil, em 5 de outubro, e com a cantora Simone, no Teatro Positivo, em Curitiba, no dia 11 do mesmo mês. Participou do CD da cantora Paulah Gauss, Vou livre, lançado pela Circuito Musical, com a música “Jeito simples de ser” e do CD Sweet Jardim, de Tiê Biral, na faixa-título, de autoria da cantora.

Já a turnê estival de 2008 foi um pouco mais longa e com duas formações: na Itália, com sua banda (Silvia Goes, piano; Ivâni Sabino, baixo; Lilian Carmona, bateria e Vanda Breder, vocal), Toquinho fez um primeiro show em Veneza, na Piazza San Marco, dia 15 de julho, partindo para a Espanha onde, ao lado de Maria Creuza e do trio instrumental Silvia/Ivâni/Lilian, se apresentou em Girona, Zaragoza, Madri, San Javier, Alicante e Santiago de Compostela.

De volta à Itália, Toquinho se apresentou em Cassino, Toro (30 de julho) – onde, inclusive, recebeu uma homenagem da comunidade e o Premio Ambassador –, Avellino, Bolonha, Locorotondo, Crotone, Milão, Viareggio e Serre (12 de agosto). A parceria com Maria Creuza, inclusive, rendeu bons frutos no exterior. Impulsionado pelo relançamento dos históricos CDs de Toquinho e Vinicius com Maria Creuza e Maria Bethânia na boate La Fusa, Toquinho se apresentou com Maria Creuza em 02 de julho de 2007 no Teatro Broadway, em Rosário; nos dias 3 e 4 de julho, no teatro Grand Rex, em Buenos Aires; já em 2008, além desta turnê na Espanha, os dois se apresentaram em Montevidéu (Teatro Plaza, 27 de novembro), onde, inclusive, receberam da prefeita da cidade a placa de Visitantes Ilustres.

A gravadora Biscoito Fino, que já tinha lançado os DVDs Toquinho, em 2001, e Só tenho tempo pra ser feliz, em 2004, decidiu investir nos trabalhos que Toquinho ainda não tinha distribuído comercialmente, como o CD Toquinho e Jazz Sinfônica, parceria da Circuito Musical com a TSA, lançado em novembro de 2007; do DVD Toquinho no Mundo da Criança, cujo contrato de distribuição com a Universal Music tinha expirado, parceria da Circuito Musical com a Editora Delta, relançado em dezembro de 2007, além de “ressuscitar” o LP triplo gravado em 1973 por Vinicius, Toquinho e Clara Nunes, Moça, Poeta e Violão, com uma versão reduzida em CD para 17 músicas.

Outros produtos de Toquinho feitos pela Circuito Musical que foram lançados comercialmente: o CD Herdeiros do Futuro, com Toquinho e o Projeto Guri, com nova arte feita por Elifas Andreato, em parceria com a BrazilMúsica!, em outubro de 2007; o CD e o DVD Passatempo, em parceria com a RM2 Entretenimento, em março de 2008.

No Exterior, pela Discmedi, da Espanha, a versão em castelhano de Canção de Todas as Crianças, com o nome de Canciones de los Derechos de los Niños, além de Mosaico, Passatempo e Herdeiros do Futuro, em 2005. No mesmo ano, na Itália, para venda em bancas de jornal, pela Hobby & Work, Mosaico e Passatempo.

Na Argentina, pela Radoszinsky Producciones, Toquinho e Jazz Sinfônica, em 2006. A InterCD, de São Paulo, no ano de 2008, relançou em álbum duplo os históricos CDs da boate La Fusa, com Toquinho, Vinicius, Maria Creuza e Maria Bethânia, originalmente lançados na Argentina pela Radoszinsky Producciones, além do DVD Ensaio, programa produzido pela TV Cultura em 1990.

No ano de 2009, Toquinho prosseguiu apresentando-se em várias cidades do país, com shows de alternados formatos, entre os quais, destaca-se aquele realizado no Sesc Pompeia, em fevereiro, com a participação de Kabelo e Badi Assad O show Toquinho e MPB-4-40 Anos de Música ganhou no ano de 2009 uma projeção nacional, tendo sido levado para inúmeras capitais e cidades brasileiras, com sucesso permanente de público e de crítica. No dia 21 de abril, apresentou-se ao lado de Andrea Bocelli e Ivete Sangalo no memorável show no Monumento da Independênca, em São Paulo . Em 2010, Toquinho lançou o CD “Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius”.


Em 2011, Toquinho lançou seu CD de músicas inéditas, “Quem Viver Verá”

Nesse mesmo ano entrava no ar o primeiro canal de televisão inteiramente voltado a um clube no Brasil. A TV Corinthians (TVC), E Toquinho, grande corintiano desde a infância, assumia o desafio de apresentar um programa de entrevistas: “Toquinho, Violão e Futebol”. Com a fluência adquirida nos palcos, Toquinho teve o prazer de entrevistar personalidades do futebol e da música com tal desempenho que a emissora chegou até a marcar pontos importantes de audiência.

Em 2013, o ano foi quase todo preenchido por espetáculos em homenagem ao centenário de nascimento de Vinicius de Moraes. Além de inúmeros shows realizados no Brasil. O Festival de Cinema Brasileiro de Nova Iorque homenageou em 2014 o poeta Vinicius de Moraes. Com mais de uma dezena de filmes em sua mostra competitiva, o evento aconteceu entre os dias 1º e 7 de junho. E em seu último dia, o festival apresentou o show de encerramento do cantor e compositor Toquinho, um dos maiores parceiros do Poetinha. O artista foi acompanhado dos músicos Alexandre Ribeiro (clarinete), Ivâni Sabino (baixo), Pepa D’Elia (bateria), Guga Machado (percussão) e Silvia Goes (piano), além da cantora Anna Setton. Ainda em 2013 Toquinho apresentou-se na Costa Esmeralda-Olbia, Sardenha, Itália num espetáculo que contou com a participação de Ornella Vanonni.

Em 2014, assumindo suas duas grandes paixões, Toquinho assumiu sua primeira experiência como apresentador de rádio, conversando semanalmente com convidados sobre esses temas na Rádio Eldorado. O programa “Toquinho, Violão e Futebol” levou ao ar entrevistas com Rivelino, Tobias da Vai-Vai, Paulo Ricardo, Simoninha, o goleiro Veloso, entre outros, ficando marcado pela última entrevista ao vivo do cantor Jair Rodrigues antes de sua morte.

Nesses últimos anos Toquinho intensificou sua atuação nos palcos ao lado de outros artistas de renome, como Maria Creuza, Leila Pinheiro, MPB-4, João Bosco e Ivan Lins, formando com cada um deles parcerias que dignificam cada vez mais a música popular brasileira. Para 2015 estão programados vários eventos em homenagem aos 50 anos de carreira de Toquinho, ou seja, um DVD, com a participação de vários amigos, um livro escrito por João Carlos Pecci, uma exposição de fotos mostrando sua trajetória artística e, evidentemente, vários shows em diversos formatos.



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Toquinho

http://www.circuitomusical.com/toquinho50anos/biografia

Nenhum comentário: