sábado, 29 de agosto de 2009

Isaura Garcia


E daí?
by Isaura Garcia
(bossa nova, 1959) - Miguel Gustavo

Proibiram que eu te amasse
Proibiram que eu te visse
Proibiram que eu saísse
Ou perguntasse a alguém por ti

Proíbam muito mais
Preguem avisos
Fechem portas
Ponham guizos
Nosso amor perguntará:
E daí, e daí?

Daí, por mais cruel desilusão
Eu continuo a te adorar
Ninguém pode parar meu coração

Proibiram que eu te amasse
Proibiram que eu te visse
Proibiram que eu saísse
Ou perguntasse a alguém por ti

Proíbam muito mais
Preguem avisos
Fechem portas
Ponham guizos
Nosso amor perguntará:
E daí, e daí?

Daí, por mais cruel desilusão
Eu continuo a te adorar
Ninguém pode parar meu coração

Que é teu, todinho teu
Somente teu, todinho teu
Somente teu

Conhecida como Isaurinha Garcia, (São Paulo, 26 de fevereiro de 1923 - São Paulo, 30 de agosto de 1993), Isaura Garcia, mais foi uma das maiores cantoras da MPB, com mais de 50 anos de carreira ela foi considerada a Edith Piaf brasileira. Gravou mais de 300 musicas.

Nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, e aprendeu a cantar engarrafando vinho na loja da família. Foi lá que começou a demonstrar talento musical: enquanto trabalhava, ia cantando.


Isaura Garcia cantou em programas consagrados e em boates, lançando sucessos como: "Mensagem(Aldo Cabral/ Cícero Nunes) e "De Conversa em Conversa" (Lúcio Alves/ Haroldo Barbosa). 


Gravou vários discos dedicados a compositores: "Martinho da Vila e Dolores Duran na Voz de Isaura Garcia", "Ary Barroso e Billy Blanco na Voz de Isaura Garcia", "Chico Buarque e Noel Rosa na Voz de Isaura Garcia". Blota Júnior, famoso radialista e apresentador de televisão da época, cunhou o slogan: “Isaurinha, A Personalíssima”, que foi usado como título do primeiro LP de Isaura.


Em 1936, aos13 anos Isaura foi ao programa A Hora da Peneira, da Rádio Cultura, com a mãe (Amélia, irmã do pintor José Pancetti) mas nenhuma das duas chegou a se classificar.


Um ano depois fez nova tentativa, na Record, cantando "Camisa Listrada" no programa de calouros Clube Quá-Quá Quarenta, de Otávio Gabus Mendes. Foi contratada pela emissora, e trabalhou em dupla com o cantor Vassourinha (para shows e apresentações em circos), antes de entrar no rol de estrelas do rádio.

Mensagem, participação Roberto Carlos

Começou sua carreira em 1938 depois de um concurso da Rádio Record, tendo sido no mesmo ano contratada pela emissora paulista, na qual permaneceu durante toda a carreira. Carmen Miranda e Aracy de Almeida, são as duas cantoras que influenciaram seu estilo. Sua primeira gravação, um jingle para o saponáceo Radium, despertou atenção para seu estilo de cantar.


Na Columbia, do Rio de Janeiro, gravou em 1941 o primeiro disco, com Chega de tanto amor (Mário Lago) e Pode ser (Geraldo Pereira e Marino Pinto). No mesmo ano, lançou outros discos com A baratinha (Antônio Almeida), Eu não sou pano de prato (Mano Lago e Roberto Martins), Aproveita beleléu (Marino Pinto e Murilo Caldas) e O telefone esta chamando (Benedito Lacerda e Popeye do Pandeiro).


Em 1942, na Victor, obteve os primeiros sucessos em disco, com Aperto de mão (Meira, Dino e Augusto Mesquita), Teleco-teco (Murilo Caldas e Marino Pinto) e Sorriso de Paulinho (Gastão Viana e Mário Rossi), lançados no ano seguinte.



Ainda em 1943, gravou Duas mulheres e um homem (Ciro de Sousa e Jorge de Castro).

Em 1945 lançou Barulho no morro (Roberto Martins) e, no ano seguinte, o samba de Aldo Cabral e Cícero Nunes "Mensagem", que se tornaria um dos clássicos de seu repertório.



Em 1947 interpretou, com Os Namorados da Lua, o samba de Lúcio Alves e Haroldo Barbosa De conversa em conversa, outro grande êxito. Nessa época, tinha popularidade nacional e era uma das estrelas da Rádio Record. Costumava apresentar-se também no Copacabana Palace Hotel e no programa César de Alencar, da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, além de realizar excursões por outros Estados.



Também grande era o êxito que alcançava com as gravações na Victor: a toada Marrequinha (Denis Brean e Raul Duarte), o choro Velho enferrujado (Gadé e Valfrido Silva) e o baião Pé de manacá (Hervé Cordovil e Marisa Pinto Coelho), cantado em dupla com Hervé, foram os sucessos de 1950.

Em 1953 foi eleita a primeira Rainha do Rádio Paulista. Continuou na Victor até 1956 e, nesse ano, transferiu-se para a Odeon, estreando com o samba Mocinho bonito, de Billy Blanco.

No ano seguinte, gravou seu primeiro LP (10 polegadas), A personalíssima, com arranjos de Luís Arruda Pais; o título do LP aludia ao cognome que recebera de Blota Júnior, animador da Record. Entre outras faixas, estavam no LP Mocinho bonito (Billy Blanco), Deixa pra lá (Vinícius de Moraes), Contra senso (Antônio Bruno), Se Deus me desse (Alfredo Borba) e Contando estrelas (Alfredo Borba e Edson Borges).



Numa excursão a Recife/PE, em meados da década de 1950, conheceu o organista Walter Wanderley, com quem se casou e teve a filha, Mônica.


Com Walter Wanderley, organista de muito sucesso que renovou a bossa nova com seu talento e ate hoje esta presente em 30 países, Isaura gravou alguns LPs, entre eles Sempre personalíssima, com Feiúra não é nada (Billy Blanco) e E daí? (Miguel Gustavo); Saudade querida, que incluia Ninho do Nonô (Denis Brean) e Corcovado (Tom Jobim); A pedida é samba, com destaque para Palhaçada (Haroldo Barbosa e Luiz Reis) e Que é que eu faço (Ribamar e Dolores Duran); Sambas da madrugada, incluindo Ah! Se eu pudesse (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli ); e Atualíssima, com Errinho à-toa (Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal), este de 1963.

Em 1969 gravou, na Continental, dois LPs: Martinho da Vila e Dolores Duran na voz de Isaura Garcia e Ary Barroso e Billy Blanco na voz de Isaura Garcia. Nesse ano participou do V FMPB, da TV Record, de São Paulo, defendendo a canção Primavera (Lupicínio Rodrigues e Hamilton Chaves). Em 1970 lançou Chico Buarque e Noel Rosa na voz de Isaura Garcia, e aposentou-se da Rádio Record.

Em 1973 gravou para a Continental o LP Isaura Garcia, em que se destacavam as faixas Desmazelo (Antônio Carlos e Jocafi), De conversa em conversa e Mensagem, estas duas em sua terceira gravação.

Em 1987 a gravadora Eldorado lançou "Isaura Garcia - Documento Inédito", incluindo, entre outras, músicas de Dorival Caymmi e Roberto Carlos e Erasmo.

Apresentava-se em shows na Igrejinha, na Casa de Badalação e no Tédio, em São Paulo.



FONTE

















Nenhum comentário: