domingo, 2 de agosto de 2009

Pedro Paulo de Leoni


Pedro Paulo Wandeck de Leoni Ramos (5/3/1927 Rio de Janeiro, RJ) - Compositor. Pianista. É casado com a escultora Mirtes Rushel de Leoni e pai da cantora Maria Augusta.
Administrador de empresas. Professor de Português e de Literatura Portuguesa e Brasileira. Cursou Engenharia na Academia Militar das Agulhas Negras.


Estudou Composição e Harmonia na Pró Arte. Foi aluno do Maestro Guerra Peixe. Autodidata em Piano, aperfeiçoou-se no Centro Musical Antonio Adolfo, onde estudou com o pianista.

Atuou como produtor na Rádio Roquete Pinto. Foi presidente da Fundação Rádio Mauá, superintendente da Rádio Nacional e presidente da Empresa Brasileira de Radiodifusão (Radiobras), da qual foi organizador e o primeiro dirigente, tendo sido fundador da Rádio Nacional FM, a primeira emissora brasileira a transmitir exclusivamente a música popular (e até erudita) de nosso país. Foi também assessor especial do Secretário de Cultura, Esportes e Turismo do Rio de Janeiro (gestão Fernando Barata) e do Secretário de Cultura da Presidência da República (gestão Sergio Paulo Rouanet).


Como produtor de shows, atuou durante 14 anos em Brasília, tendo sido organizador e responsável pela montagem de 10 espetáculos musicais no Teatro Nacional da Capital da República. Foi ainda produtor da Brasília Super Rádio FM, onde apresentou por vários anos o programa “Bossa, jazz e outros ritmos”.

Sua estréia como compositor ocorreu no projeto Paulo Gracindo, em 1968, quando foi apresentada a música “Lua, sempre lua”, interpretada por Ângela Maria, que logo a gravaria na Copacabana Discos.


Em seguida, a cantora Marlene e o humorista Agildo Ribeiro gravaram, quase simultaneamente, a marcha “Querida Elisa”, que participou do Concurso de Músicas para o Carnaval do MIS-RJ, transmitida pela TV Tupi, em 1970.


Em 1971, Adelaide Chiozzo gravou a balada “Nosso amor”, pelo selo Equipe, de Nilo Sérgio.


No ano seguinte, a cantora Eleonora Diva registrou, pela Top Tape, a balada “Tempo, espaço, cor”, cuja letra é de Lea Cavalcanti, filha do compositor Armando Cavalcanti. Nesta gravação, atuaram os músicos Paulo Moura, Wagner Tiso, Copinha e Eduardo Lage (com o Quarteto Forma), sob a regência do Maestro Orlando Silveira.

Tem parcerias com o letrista Billy Blanco, o acadêmico Alberto da Costa e Silva e com Gilberto Job, consultor internacional de informática e da construção civil.


Em 2007, lançou seu primeiro CD, apresentado por Ricardo Cravo Albin, com conjunto de músicos liderado pelo pianista argentino Pablo Lapidusas. No repertório, 12 composições de sua autoria: “Se amanhã fosse ontem”, “Querência”, “Praiana”, “Sem mais ninguém”, “Canção do entardecer”, “Maxixando”, “Sofismando”, “Traço de união”, “Viver tudo hoje”, “Trinca de Cartola”, “A voz do vento” e “Tempo, espaço, cor”, esta última a única faixa em que o compositor encontra-se ao piano.

FONTE

http://dicionariompb.com.br/pedro-paulo-de-leoni/dados-artisticos

Nenhum comentário: