sábado, 7 de maio de 2011

Fabyola Sendino


Fabyola Sendino - Fabíola Pires de Sendin (18/3/1949 Recife/PE) - iniciou a carreira artística como finalista do programa "A grande chance", de Flávio Cavalcanti. Integrou os grupos Seleção e Cravo e Canela, cujo disco teve a participação de Sivuca. Ao longo de sua carreira, Fabyola se apresentou em diversas casas noturnas do Rio de Janeiro, ao lado dos músicos Edson Frederico, Márcio Montarroyos, Téo Lima e Osmar Milito.

Seu primeiro disco foi um compacto simples lançado, em 1970, pela gravadora CID, contendo a música "A peteca", produzido por Durval Ferreira.

Em 1980, gravou, pela CBS, o LP "Fabíola".

Em 1982, lançou um compacto simples independente contendo a canção "Na magia dessas canções" (Reynaldo Arias e Paulinho Tapajós), bastante executada nas principais rádios.

Lançou, em seguida, os LPs "Luz de mim" (1983) e "Porcelana" (1986).



Atuou em diversas casas noturnas do Rio de Janeiro, ao lado de musicos como José Roberto Bertrami, Alexandre Malheiros, Ivan Conti, Edson Frederico, Márcio Montarroyos, Téo Lima e Osmar Milito.

Participou de vários festivais, com destaque para o MPB Shell (Rede Globo).



Integrou o coral da Orquestra Sinfônica Brasileira durante a apresentação do Ballet Bolshoi de Moscou, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

No exterior, apresentou-se no Congresso da Asta, em Montreal (Canadá), ao lado de Edson Frederico e Sérgio Mendes.

Participou do projeto "Poeta, mostra a tua cara", idealizado por Solange Kafuri, ao lado de Capinam, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil e Paulinho da Viola.

Foi vocalista do cantor Tim Maia, na banda Vitória Régia.

Atua, também, em gravação de jingles publicitários para campanhas de clientes como a Coca-Cola. Participou de álbuns de outros artistas, como por exemplo, dos Cds Brazilian Soul, do grupo Azimuth, e de O Tempo do samba, do Grupo Batuque, ambos lançados nos EUA e na Europa.

Em 2001, iniciou a gravação de um disco acústico de músicas nordestinas tradicionais e contemporâneas, com arranjos do maestro Jota Moraes e a participação dos músicos Jaques Morelenbaum, Mauro Senise, Paulo Russo, Téo Lima e Marcos Suzano, entre outros.



Em 2003, formou, juntamente com Célia Vaz, Márcio Lott e Ana Zinger, o grupo Vocal Nós Quatro, com o qual lançou CD homônimo no ano seguinte, contendo as canções "Qui nem jiló" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), "Jack Soul Brasileiro" (Lenine), "Feira de Mangaio" (Sivuca e Glorinha Gadelha), "Fotografia" e "Estrada branca", ambas de Tom Jobim, "Oba-la-lá" (João Gilberto), "Revendo amigos" (Joyce), "Farinha e serrado" (Djavan), "Saci" (Guinga e Paulo César Pinheiro), "Você é linda" (Caetano Veloso), "Nada será como antes" (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), "Maria, Maria" e "Canções e momentos", ambas de Milton Nascimento e Fernando Brant.



O disco teve produção e direção musical de Célia Vaz, responsável também pelos arranjos de todas as faixas, à exceção de “Estrada Branca” e “Saci”, cujos arranjos foram assinados por Luiz Avellar e pelo Quarteto Maogani, respectivamente.

Em 2005, Ana Zinger desligou-se do grupo, sendo substituída por Clarisse Grova.

Em 2008, apresentou-se, com o grupo Nós Quatro, no projeto "Sarau da Pedra", realizado pela Repsol no Instituto Cultural Cravo Albin, com produção de Heloisa Tapajós e Andrea Noronha.



FONTE

Dicionário MPB

Dicionário MPB - Nós Quatro

Nenhum comentário: