sábado, 28 de maio de 2011

Goiano e Paranaense


A dupla sertaneja Goiano (Valdomiro Neres Ferreira) e Paranaense (João Roberto Alonso), que surgiu na década de 80, defende "com unhas e dentes" o estilo Caipira Raiz. Valdomiro nasceu no Sítio de Abadia, próximo a Goiânia/GO, no dia 11/05/1960. Valdomiro formou em 1978 com o Violeiro Valdo de Souza (conhecido como Valdo Viola) a dupla "Neres e Nerci", dupla essa que durou até 1980. Nerci (o Valdo) resolveu então tentar a sorte na capital paulista. Oito meses depois, porém, Valdomiro o chamou de volta a Goiânia/GO e os dois voltaram a cantar em dupla, só que desta vez com o nome "Neres e Nerinho". Alguns meses depois, "Neres e Nerinho" seguiram para São Paulo/SP. Na Paulicéia Desvairada, conheceram outros Violeiros renomados, dentre os quais, o criador e Rei do Pagode Tião Carreiro, que gostou dos acordes que Valdomiro (Neres) tirava de sua viola.

A dupla "Neres e Nerinho", no entanto, não chegou a gravar nenhum disco e acabou se desfazendo, ainda no início da década de 80. Nessa época, o Valdomiro formou com João Roberto Alonso a dupla "Goiano e Paranaense", enquanto que o Valdo formou outra dupla com seu irmão Valdinho.


Valdo Viola já gravou 3 CD's junto com seu irmão e a dupla já se apresentou em diversos programas de TV, comandados por renomados apresentadores, do quilate de Raul Gil, Inezita Barroso e Geraldo Meirelles.

Valdo Viola é, por sinal, um violeiro de estúdio que vem sendo bastante requisitado para gravações, além de estar preparando um CD de Solos de Viola Caipira e também apoiando musicalmente a dupla formada por seus irmãos "Matheus e Ariel".

João Roberto Alonso (o Paranaense) nasceu em Londrina/PR no dia 10/04/1959 e, com apenas 2 meses de idade seguiu para o interior Paulista, na região de São José do Rio Preto/SP, onde reside até hoje.


"Goiano e Paranaense" lançaram seu primeiro LP em 1988: "Lágrimas de Pai", com composições de Lourival dos Santos, Tião Carreiro, Amaraí, Léo Canhoto, Joel Marques, Toni Viola, Domério de Oliveira e muitos outros, além do próprio Goiano.

O segundo LP, no entanto, só foi lançado seis anos depois, em 1994. Nesse período, entre diversos shows, Goiano e Paranaense sofreram um acidente de carro nas proximidades de Orlândia/SP, próximo à cidade de Ribeirão Preto/SP. Goiano dormia no banco traseiro e foi atirado para fora do veículo, sofrendo lesões na garganta. Impossibilitado de cantar e praticamente sem fala durante quase dois ano. Contudo, Goiano recuperou a sua voz e isso possibilitou a gravação do segundo disco. Nesse segundo disco, Goiano é autor de 9 das 12 Músicas, com destaque para "O Doutor E O Caipira" (Goiano - Geraldinho).


Goiano e Paranaense gravaram mais três discos: "A Voz do Cantador" (1996), "O Poder do Criador" (2000) e "Minha Vida, Minha Luz" (2003). A dupla também participou em diversos discos de outros intérpretes e também do DVD "100 % Caipira" (lançado pela Indie Records em 2005), interpretando "Doutor Caipira" (Abel - Benedito Seviero).


Merece destaque também a participação da dupla na faixa "A Coisa Tá Feia" (Tião Carreiro - Lourival dos Santos) no CD "Saudades De Tião Carreiro - Os Amigos Cantam Seus Sucessos", lançado em 1996 pela Warner Music (06301715-2). "Casa de Capim" (Ademyr Rico) interpretada por Goiano e Paranaense, é a 10ª faixa do CD "Minha Vida Minha Luz", lançado em 2003.


Em 2008 a dupla "Goiano e Paranaense" se desfez. Goiano formou uma nova dupla com Gustavo (Marcio Joel Moreira, nascido em Catanduva/SP no dia 12/03/1966, e que já havia cantado em "carreira-solo" em Ibirá/SP e São José do Rio Preto/SP).


Paranaense formou nova dupla com Geraldo Viola, o mesmo que integrava a dupla Geraldo Viola e Dino Guedes. A título de curiosidade, Geraldo Viola, passou a escrever seu nome com "dois éles" no nome da nova dupla formada com o Paranaense ("Geralldo Viola e Paranaense") para diferenciar do nome da Dupla anterior, já que o Dino Guedes formou dupla com novo parceiro, mantendo no entanto, o nome original da dupla "Geraldo Viola e Dino Guedes".


Geraldo Viola e Dino Guedes continuam existindo como dupla, no entanto, não é mais o Geraldo Viola do início da respectiva Dupla; é um novo parceiro. E o Geraldo Viola da respectiva dupla em seu início é o mesmo Geralldo Viola da Dupla "Geralldo Viola e Paranaense"...


De qualquer forma, as Duplas "Goiano e Gustavo" e "Geralldo Viola e Paranaense" também duraram pouquíssimo... É que no primeiro semestre de 2009, de acordo com informação de Cleber Vianna (idealizador da Casa Dos Violeiros em Salvador/BA), Goiano e Paranaense anunciaram que voltaram a cantar como dupla novamente, anunciando novo CD para esse ano de 2009, para grande alegria dos apreciadores da autêntica Música Caipira Raiz!


De acordo com a informação de José Costa, essa não foi a primeira vez que a Dupla "Goiano e Paranaense" se separou... Segundo ele, "Divino e Donizete' estavam meio divorciados (dando um tempo) e, nesse tempo aconteceu o mesmo com 'Goiano e Paranaense' e também com 'Dombar e Darlei'; então, formou-se "Divino e Paranaense", que gravou um disco, mas pouco passou de 6 meses. Donizete fez dupla com Dombar e durou um ano e meio. Quis o destino que o Donizeti voltasse com o Divino; os laços familiares falaram mais alto e hoje estão bem unidos, todos empenhados em seus projetos..."

FONTE

site letras Biografia enviada por Elizabeth em 16/12/2009

Um comentário:

Unknown disse...

Como estes, também sou um amante da musica raiz sertaneja, e um dia pretendo chegar ao nível destes caboclos como violeiro, parabéns aos dois.