terça-feira, 17 de junho de 2008

Guilherme & Santiago


Os irmãos Herickson (Guilherme), Helmer e Henzzo (Santiago) nasceram na cidade de Goiânia/GO. Filhos de Eurides Cardoso e Natal Rosa (hoje separados), os irmãos Herickson (o Guilherme), Helmer e Henzzo (o Santiago), nasceram em uma família de seresteiros. Sua mãe e seus seis tios (dois homens e quatro mulheres), formavam um grupo de serestas, e os irmãos sempre acompanharam as serenatas feitas pelo grupo.

Naturais de Goiânia, descobriram desde pequenos a paixão pela música. Os irmãos começaram a ter contato com a música atráves de seu avô materno, Tomé Cardoso, barbeiro e agricultor por profissão e seresteiro de coração. A aplicação da mãe Eurides (Lili ou Lindinha) em transformá-los em músicos sertanejos inspirou os filhos.

Ainda adolescente, Guilherme, o mais velho dos três irmãos, começou a atuar no caminho da música gravando jingles em Goiânia. A primeira aparição televisiva de Guilherme foi em uma apresentação de Natal em Goiânia ainda nos anos 70, televisionada e transmitida pela Rede Anhanguera de Televisão.

Quando atingiu a maioridade, ele foi para São Francisco (Califórnia) e ficou cerca de um ano trabalhando como jardineiro e entregador de pizzas e jornais. No Brasil, Santiago, o caçula dos três irmãos, trabalhou como sapateiro e fazia aulas de violão. Guilherme deixou os Estados Unidos no início dos anos 90 e durante as férias em sua terra natal, ele e Santiago gravaram um jingle para um candidato a prefeito. O trabalho fez um enorme sucesso, tornando Guilherme & Santiago tão famosos na cidade a ponto de serem chamados para participar dos eventos do político.

A música foi parar até nas rádios da capital goiana. Guilherme ficou tão mobilizado que decidiu ficar de vez no Brasil para investir no sonho de formar uma dupla sertaneja com o irmão.

A primeira apresentação ao vivo de Guilherme & Santiago foi na abertura de um show da dupla Chrystian & Ralf, ídolos da dupla, em uma casa noturna de Goiânia. Depois, começaram a fazer shows em Goiás, abrindo outros shows de Chrystian & Ralf e também de outras duplas, como Zezé Di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo. Mas como iniciar uma carreira artística não é tarefa fácil para ninguém, Guilherme & Santiago tiveram que ir à luta. Para conseguir dinheiro para poderem gravar seu primeiro disco, a dupla foi trabalhar na feira hippie de Goiânia, onde Santiago e Helmer, o irmão do meio, já trabalhavam vendendo sapatos e chinelos fabricados por sua própria mãe.

Depois de muito trabalho, Guilherme & Santiago finalmente gravaram seu primeiro disco, lançado em 1994 em um LP (Disco de vinil), pela gravadora Warner Music. O álbum trouxe o clássico "Do outro lado da cidade", um dos maiores sucessos da dupla, e também teve outros destaques como "Porque", "Querendo te querer" e "Confidências".

Guilherme & Santiago -- Do outro lado da cidade -- Vídeo Oficial

Guilherme & Santiago foram revelados para todo o Brasil no Programa Raul Gil, também em 1994. O segundo trabalho veio dois anos depois, também em um LP (Disco de vinil), pela Warner Music. O álbum de 1996 foi embalado pelos sucessos românticos "Eu nunca te esqueci" e "Valeu esperar"; e pelas animadas "Enrosca, enrosca" e "Namoro no escuro", atingindo a marca de 70 mil cópias vendidas.


O terceiro disco de Guilherme & Santiago, lançado em 1998 pela gravadora EMI, foi o primeiro álbum da dupla lançado em CD, que trouxe os sucessos "Desesperadamente apaixonado", "Essa paixão me machucou", "Peão não chora" e também "Me esqueça" e "Mentira de amor", que foram trilha sonora da novela "Estrela de Fogo" da Rede Record.


O sucesso do disco fez o cantor Sérgio Reis, amigo da dupla, apresentar Guilherme & Santiago no Domingão do Faustão da Rede Globo, no dia 13 de setembro de 1998.

Em 2000, a dupla teve mais uma música em outra novela da Rede Record, chamada "Vidas Cruzadas": a música "Abre coração", lançada no quarto disco da dupla, também em 2000, pela gravadora Atração Fonográfica. Este álbum trouxe outro grande sucesso da dupla: "Só falta você", além de outros destaques como "Vai sobrar mulher" e "Eu te amei".

O sucesso absoluto de Guilherme & Santiago veio em 2002, com o quinto disco da dupla: "Azul", primeiro álbum da dupla produzido pela HRP Promoções Artísticas, do empresário Hamilton Régis Policastro, que se tornou o empresário da dupla. Lançado pela Sony Music, o álbum trouxe os sucessos "Som e imagem", "Azul", "Hábito" e "No limite" que garantiram a permanência definitiva da dupla nas paradas de sucesso.

Em 2003, a dupla lançou seu sexto disco, também produzido pela HRP Promoções Artísticas e lançado pela Sony Music. Intitulado "O Nosso Amor", a faixa-título fez parte da trilha sonora do filme "Didi, o Cupido Trapalhão", onde Guilherme & Santiago também aparecem, apresentados pelo cantor Daniel.

Outros destaques do álbum foram "Dona do meu coração", "A outra (Misturinha)" e "Tempestade de paixão", que foi tema da novela "Jamais Te Esquecerei" do SBT. Este álbum também trouxe outros sucessos de discos anteriores.

Ainda em 2003, Guilherme & Santiago participaram do disco "Direito de Viver 2", com a música "Estou apaixonado", de João Paulo & Daniel.

O primeiro Disco de Ouro de Guilherme & Santiago veio com o sétimo álbum, "Chovendo Estrelas", de 2004. Este álbum estreou o lançamento da HRP Music, criada pelo empresário Hamilton Régis Policastro.

Os grandes sucessos "Chovendo estrelas" e "Perdi você" colocaram a dupla nas paradas de sucesso por várias semanas. Também se destacaram as faixas "Gosto de mulher, meu amigo, de pinga" e a releitura do clássico "Franguinho na panela".


Guilherme & Santiago ainda tiveram uma música na novela "A Escrava Isaura (2004)", da Rede Record: a música "Viver longe de você não dá", que não fez parte do álbum da dupla.

Em 2005, para comemorarem seus 10 anos de carreira, Guilherme & Santiago lançaram seu primeiro álbum ao vivo, pela HRP Music, gravado no Villa Country, em São Paulo, em abril de 2005. Intitulado como "10 Anos - Acústico Ao Vivo", oitavo disco da dupla, o álbum trouxe músicas inéditas e releituras de outros discos.

Entre as inéditas, vieram dois grandes sucessos da dupla: "Magia e mistério", que fez parte do show ao vivo, e "É pra sempre te amar", gravada em estúdio e que foi tema da novela Essas Mulheres, da Rede Record. Também fizeram sucesso as inéditas "Alô meu povo" e "Coração".

Ainda em 2005, Guilherme & Santiago lançaram seu primeiro DVD, gravado ao vivo no Teatro Record, em São Paulo, no mês de outubro. O DVD, produzido pela HRP e lançado pela gravadora EMI, recebeu o título "É Pra Sempre Te Amar - Ao Vivo". O show reuniu os grandes sucessos da dupla e contou com as participações especias de Daniel e Marciano.

A dupla também interpretou o grande sucesso internacional "From This Moment On", da cantora canadense Shania Twain. O álbum também foi lançado em CD, sendo o nono disco da carreira.


Em 2006, antes do novo CD ser lançado, a faixa "Seu amor é tudo que eu quero" já tocava nas rádios e fez muito sucesso em 2006.

O novo álbum foi lançado pela HRP Music, chamado "ABCDE", décimo disco da dupla. Também fizeram sucesso a faixa-título "ABCDE" e "Quem ama uma vez não deixa de amar". Para combater a pirataria, o disco foi lançado com preço acessível à população. Com este álbum, a dupla alcançou a marca de 500 mil cópias vendidas.


Em 2007, a dupla lançou um álbum ao vivo, produzido pela HRP e lançado pela Warner Music, que recebeu o título "Só de Você - Ao Vivo", o décimo primeiro disco da dupla. O grande destaque deste disco foi a faixa "Porque brigamos", que teve a participação de suas vocalistas Valéria e Patrícia e fez enorme sucesso em todo o Brasil. Os outros sucessos do álbum foram a faixa-título "Só de você", seguida de "A culpa é sua", "Se isso é amor, eu amo" e "Eu não contei até dez", que virou trilha sonora da novela "Paraíso (2009)" da Rede Globo.


Outro grande sucesso de Guilherme & Santiago em 2007 foi "Pega fogo cabaré", também gravada ao vivo, mas que não fez parte do álbum da dupla. Também foi bastante executada nas rádios e fez muito sucesso.

Em dezembro de 2007, Guilherme & Santiago gravaram no Clube Jaó, em Goiânia, o seu segundo DVD, produzido pela HRP e lançado em 2008 pela Sony BMG. Intitulado como "Ao Vivo Em Goiânia", o álbum reúne sucessos da dupla como "Chovendo estrelas", "ABCDE" e "Magia e mistério", em uma versão dance.

O show também contou com releituras de clássicos sertanejos como "Ladrão de mulher", "Pedaço de poema", "Foto 3x4" e "Homens", de Milionário & José Rico, que também foi gravado no primeiro disco da dupla, de 1994. Guilherme & Santiago receberam as participações especiais do amigo e ídolo Amado Batista e também de outros artistas.

O grande destaque deste DVD foi a música inédita "O amor é assim", que fez muito sucesso em 2008. Outro destaque do álbum foi outra música inédita, chamada "Quando você vem me abraçar". Este álbum também foi lançado em dois CDs separados: "Ao Vivo Em Goiânia - CD1" e "CD2", o décimo segundo e décimo terceiro disco da dupla.




FONTE

Nenhum comentário: